A extinção de línguas indígenas no Brasil.

  • 1

Desde a chegada dos colonizadores no Brasil, as línguas indígenas vêm sendo extintas em ritmos cada vez mais acelerados, e junto delas toda as suas culturas. Os poucos idiomas que ainda existem sofrem graves riscos de desaparecerem por completo, elevando no país a  desvalorização de sua cultura. Os motivadores de tais descasos  são não só por parte do governo, mas também de toda a sociedade brasileira.

Antes de tudo, percebe-se que que os brasileiros vêm se esquecendo de sua própria identidade e cedendo lugar à cultura estrangeira. Na canção “Querelas do Brasil” de Elis Regina, a cantora faz denúncias a repressão da cultura do Brasil, com o intuito de valorizá-la, apresentando em seu decorrer palavras de  origens indígenas, que para grande parcela da sociedade são desconhecidas.

Outrossim, o descaso governamental ocasionado pela falta de políticas no que diz respeito aos idiomas de origem do território brasileiro, como também com leis e ações de proteção às reservas indígenas e seu povo. Como resultado disso, o Brasil se torna cada vez mais um país onde há grande número de línguas ameaçadas.
Em suma, pode-se concluir a necessidade de ações para a preservação dos idiomas indígenas através das escolas,  realizando atividades, a fim de proporcionar aos alunos contato direto com a cultura de seu país, além disso é necessário maior proteção do Estado para com a população indígena, através de leis. Desse modo, poderemos dizer estar protegidos os idiomas do território nacional.

 

Me diga qual nota poderia tirar no ENEM

Compartilhar

1 Correção

  1. “e junto delas toda as suas culturas.”: Cuidado com o plural e o singular.

    Sua redação foi muito bem escrita, há conectivos (os corretores amam),há desenvolvimento bom.

    Seria bom ter referência de algum livro,série ou filme,talvez até uma citação filosófica. Mas ter citado uma música de origem brasileiro e questionado exatamente a falta de valorização disso foi realmente bom!

    Tá indo no caminho certo!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.