Aprendiz

A extinção de línguas indígenas no Brasil

  • 2

eu corrijo de volta!!

 

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), mais de 130 línguas indígenas podem ser extintas no ambiente brasileiro. Sob essa ótica, é necessária a discussão acerca da extinção de idiomas próprios dos índios no Brasil. Nesse contexto, esse cenário caótico persiste influenciado por um legado histórico advindo da colonização e traz como consequência a desvalorização da cultura indígena. 

 

Em primeira análise, evidencia-se como causa desse quadro nocivo a herança ideológica perpetuada pelos europeus durante o período colonial do país. Nesse sentido, quando os portugueses encontraram os índios no território nacional, ocorreu uma subjugação da cultura indígena pela europeia, visto que os navegantes nativos de Portugal consideraram o povo aqui encontrado como primitivo. Tal situação de inferiorização ainda foi ampliada em virtude dos viajantes ocidentais terem escravizado os índios, bem como reprimido suas manifestações culturais, língua e tradição, uma vez que acreditavam que tais aspectos eram inferiores aos característicos da Europa. Sob essa perspectiva, o âmbito linguístico indígena foi prejudicado devido ao rótulo de primitividade que lhe foi imposto e à repressão externa. Desse modo, esse reflexo histórico de que a linguagem da referida população é antiga e não desenvolvida contribui para extinguir a comunicação verbal particular dessa parcela da sociedade. 

 

Consequentemente, há a desvalorização cultural indígena Na música “Todo Dia Era Dia De Índio” da cantora Baby do Brasil, afirma-se que, em épocas passadas, o índio vivia feliz, mas que atualmente seu canto é triste, pois, só há uma data para exaltar a história dele, a saber o dia 19 de Abril. Nessa lógica, a tristeza é motivada pela falta de relevância com a qual a coletividade trata esse público, tal estado reflete-se na questão do desaparecimento dos falares indígenas, que são de extrema valia para manter a memória das tribos. Seguindo essa linha de raciocínio, ao desaparecerem verifica-se o descaso social no que tange à manutenção das tradições, lendas passadas oralmente de geração para geração e canções próprias dessas comunidades, ambas caracterizadas pelo uso das falas nativas. Dessa forma, a extinção do linguajar indígena apresenta como efeito a insignificância das facetas culturais desse grupo. 

 

Portanto, medidas precisam ser tomadas para mudar o panorama atual. Para evitar que mais dialetos dessa porção brasileira sejam extintos, a Funai (Fundação Nacional do Índio) deve, mediante verbas governamentais, realizar campanhas sobre a importância de se valorizar e manter vivo o conjunto linguístico dos índios. Nesses eventos devem estar presentes estudiosos do assunto e as vítimas da problemática, também é preciso que aconteça a transmissão pelas redes sociais online, como o Instagram. Sendo assim, as possibilidades informadas pela Unesco não se tornarão uma realidade na pátria brasileira.

 

Por favor, dê a nota por cada competência do enem, obrigada ;)

Compartilhar

3 Correções

  1. Introdução: gostei muito da sua argumentação
    Sua estratégia de abertura e sua problematização também estava muito boa
    Sua tese também muito boa

    Desenvolvimento1:
    Você anunciou o tópico frasal e soube embasa seus argumentos a argumentação está Boa

    Desenvolvimento 2:
    Tópico frasal do argumento 2 está ok
    O embasamento também
    E sua argumentação está incrível

    Conclusão:
    Você usou os 5 elementos
    Fez o anúncio da proposta de intervenção
    Ficou muito boa

    C1:160
    C2:200
    C3:200
    C4:200
    C5:200

    Total: 960

    Desculpa qualquer coisa
    Sou estudante igual você e estou aqui para aprender
    Continue assim que você vai longe ❤

    • 1
  2. Oii, beleza ? você escreveu super bem e sabe organizar corretamente a redação dissertativa/argumentativa que a banca espera. Achei que para melhorar ela, você pode focar na argumentação. A conclusão está boa e obedece os 5 elementos proposta na competencia 5. É isso aí, continue treinando e boa sorte.
    Acho que seu texto vale 860

    • 1
  3. INTRODUÇÃO:
    – Começou com um repertório produtivo, utilizou um bom conectivo na passagem pra contextualização do tema.
    – Foi muito interessante você utilizar “caótica” porque trouxe uma autoria, sua opiniçao bem visível
    – Gostei muito da tese

    DESENVOLVIMENTO:
    – Os parágrafos ficaram muito grandes
    – Utilizou um repertório muito produtivo, mas cuidado para não utilizar repertório demais e argumentar de menos
    – Gostei muito do desenvolvimento do argumento e da conclusão

    CONCLUSÃO:
    – Você destacou os cinco elementos muito bem e retomou um repertório utilizado no início, o que fechou muito bem a redação

    Sua redação possui poucos erros gramaticais e estruturais, por isso acredito que ele vale 960.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.