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A extinção de linguas indígenas no Brasil

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O conhecimento adquirido historicamente e transmitido por Sacerdotes, Shamans, Professores e outros mestres, possibilitou as sociedades se desenvolverem sem deixar de preservar seus costumes. No entanto, isso não ocorre com as línguas indígenas locais no Brasil.

Das 1,2 mil que existiam no inicio da colonização do país, só restam 274, sendo que 190 c0rrem risco iminente de serem extintas, segundo o Atlas das línguas em perigo, da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura ( Unesco ).  Nesse contexto, mais que um idioma, os nativos estão perdendo sua identidade. Nota-se ainda o descaso da Funai ( Fundação Nacional do Índio)  ao não catalogar esses idiomas na rede mundial de computadores.

Em outra perspectiva, falta apoio da mídia ao não criar conteúdo com e para falantes indígenas, ignorando tal cultura. Somado a isso, as escolas e universidades também contribuem com o quadro não apresentando as línguas aos seus educandos, nem mesmo de forma expositiva. Logo, as pessoas não conseguem se engajar em uma causa que se quer lhe fora apresentada. Com isso, fica a cargo apenas dos nativos mais velhos não deixar suas raízes morrerem.

Isto posto, faz-se necessário soluções. Em primeiro plano, a Funai, com apoio do Governo Federal, deve abrir um edital para contratação de profissionais que irão catalogar as línguas indígenas em um banco de dados nacional, disponível para todos, com o fito de preservar os idiomas e a memória indígena. Em segundo plano, o Ministério da Educação deve criar nas escolas e universidades disciplinas de língua indígena e efetuar a contratação de nativos para ministrar as aulas, levando assim conhecimento das línguas e representatividade para seus falantes.

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2 Correções

  1. INTRO: a minha pergunta é PQ? qual a problemática? deve-se introduzir a problemática, pq as línguas indígenas devem ser preservadas? um bom começo… mas falta períodos para que seu texto seja fluido na hora da leitura…
    DESEN1.: Use conectivos para começar os parágrafos e sempre usar palavras chaves (língua, indígenas) que retomem ao tema… precisa de autoria… está muito expositivo.
    DESENDOIS.: mesmo problemas…
    CONC: tente só solucionar um problema… conseguirá a nota máxima nessa competência… Cite um agente… como ele deve resolver, de que modo… com o intuito…

    pesquise mais sobre as competências… sobre filósofos e suas citações par cada tema… sempre problematize… veja vídeos e treine bastante…

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  2. olá tudo, vou corrigir sua redação de acordo com meus conhecimento acerca da estrutura
    introdução: então, não entendi muito bem sua citação ficou meio confusa, é importante que escolha citações que cabem dentro do tema e não fique de forma vaga
    * obs: a introdução são 3 parágrafos (citação, problematização do tema e a tese), sua introdução não está seguindo esse padrão.
    desenvolvimento: é importante que comece com um conectivo + o tópico frasal. o segundo parágrafos seria o da citação, e o terceiro sua argumentação comprovado por meio do repertório. além disso é importante que sempre faça uso de conectivos.
    seu desenvolvimento está confuso, deixe sua marca de autoria de forma clara assim como o repertório.
    seu texto tem graves erros de concordância e uso inadequado da vírgula.
    conclusão: você fez duas propostas incompletas, lembre-se que a conclusão deve conter (agente, meio/modo, detalhamento e finalidade)
    nota: 530

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