Aprendiz

A extinção de línguas indígenas no Brasil.

  • 2

Conforme Marcus Garvey, ativista político jamaicano, “um povo sem o conhecimento da sua história, origem e cultura é como uma árvore sem raízes”. Nesse contexto, é notória a importância do conhecimento sobre as manifestações artísticas materiais e imateriais de uma sociedade para a plena construção desta, a exemplo da pluralidade de linguagens e dialetos indígenas brasileiros. Contudo, configuram-se, hodiernamente, entraves referentes ao patrimônio histórico-cultural brasileiro em virtude da desafeição da população com a cultura nacional e inércia dos órgãos estatais para com o problema.

Primordialmente, vale destacar o desafeto advindo do tecido social como um todo com sua própria herança histórica. Acerca dessa premissa, no livro Raízes do Brasil, o escritor Sérgio Buarque de Holanda discorre sobre o processo de formação de uma identidade puramente brasileira ao longo dos séculos baseado em elementos como a ampla mistura de povos e ideias e o resultado dessa miscigenação. Entretanto, o contato com tantas culturas tornou-se um catalisador no processo de extinção de algumas línguas indígenas, tendo em vista que a introdução de idiomas estrangeiros no vocabulário de cidadãos brasileiros – como o inglês – tenha causado o esquecimento e desvalorização das línguas autóctones brasileiras. Desse modo, caracteriza-se um cenário triste e ignóbil no que diz respeito à identidade tupiniquim. 

Em segunda instância, ressalta-se a complacência do Governo Brasileiro em relação a esta questão. Consoante à teoria contratualista de Thomas Hobbes, é dever do Estado garantir o pleno exercício de todos os eixos governamentais – como a cidadania, a educação e a cultura -, visando garantir o bem-estar moral e físico do cidadão. Sob este viés, a atuação falha dos órgãos governamentais em proteger e zelar pelos pilares básicos da sua cultura propiciaram o desaparecimento de centenas de línguas nativas, visto que a presença dessas no âmbito escolar é nula; tanto alunos quanto professores têm raso conhecimento sobre o assunto e pouco se aprende sobre a multiplicidade desse artifício nas escolas. Assim, nota-se o menosprezo do Governo com os povos que moldaram a base da identidade nacional.

Portanto, é imprescindível que os imbróglios relacionados à extinção das linguagens indígenas brasileiras sejam mitigados. Urge que o Estado, por intermédio da Secretaria Especial da Cultura, institua políticas públicas que defendam e protejam estes artefatos por meio da implantação de normas de proteção à identidade nativa brasileira e difusão das línguas. Além disso, é necessário que as instituições escolares adotem em seu currículo pautas e discussões sobre o tema, para que assim os estudantes conheçam as origens da sociedade canarinha. Dessa maneira, a população como um todo terá a sensação de pertencimento ao seu país e conhecerá sua história, como proposto por Garvey.

Compartilhar

2 Correções

  1. Tese muito bem desenvolvida, ótima escrita, argumentos muito bem selecionados e trabalhados, repertório excelente, proposta de intervenção muito bem trabalhada e conectada com o texto e os argumentos, porém senti falta da finalidade após a segundo soluça. No mais, parabéns pelo texto muito bem desenvolvido. Tiraria mais de 700 fácil

    • 1
  2. Ótima escrita, erros de português mínimos, a estrutura também tá perfeita, retomou os argumentos e tudo ficou conectado, o repertório também foi de muito bom gosto, a conclusão conectou tudo, parabéns, a única coisa que eu acho que deve ter cuidado, foi na conclusão que você deu duas soluções na primeira, com implantação de normas, faltou uma finalidade ali, mesmo que curta e seguia adiante, tirando isso tá perfeita

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.