Iniciante

a exploração trabalhista no século 21

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No filme “Auto da compadecida”, Ariano Suassuna retrata as condições precárias, que Chicó e João Grilo eram tratados pelos patrões : com uma alta cargorária e tendo uma alimentação pior do que a cadela dos padeiros. Fora da ficção, características como estas ainda são presentes na contemporaneidade. Uma vez que, a exploração trabalhista ganha novas “roupagens” e infelizmente é vista como algo normal.

 

Em primeiro lugar, a proposta da Lei Áurea parece ainda ecoar no âmbito social, pois os meios de comunicação continuam denunciando fábricas, latifúndios e moradias que mantém cidadãos em condições análogas a escravidão. A exemplo disso, de acordo com o site ’’G1’’, dez trabalhadores foram resgatados,em Olinda, em condições de trabalho degradantes, dormindo no chão, sem salário mínimo e desprovidos de privacidade. Nesta perspectiva, nota-se que a exploração da mão de obra apresenta diversas facetas que precisam ser extintas.

 

 

Entretanto, mesmo após a Consolidação dos direitos trabalhistas (CLT), ainda se nota que parte da sociedade enxerga tais conjunturas com uma certa ’’normalização’’, por consequência de estar enraizada na história do país. O que configura a elaboração da tese de ’’Autocidadania’’ pelo filósofo Jessé Souza, que denuncia a situação de vulnerabilidade vivenciada pelos mais pobres cujos direitos são negligenciados tanto pela falta de ação do estado quanto pela indiferença da sociedade. Portanto é indispensável que todos unam-se para garantir a justiça diante destas circunstâncias.

Logo, é imprescindível a alteração desse cenário preocupante. O Ministério do Trabalho deve agir em conjunto com sindicatos implementando ações de controle a esse mal, mapeando denuncias e promovendo investigações que apurem tais casos, para que que, se as normas da clt forem infrigidas, o poder Judiciário possa agir de maneira a punir todos os envolvidos.

 

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4 Correções

  1. Competência 1 – 120
    desvio do uso da vírgula no primeiro parágrafo, segunda linha. Não era necessário.
    desvio do uso da vírgula na 10a linha, terceiro parágrafo. Faltou vírgula depois de ‘portanto’.
    carga horária está com desvio da norma padrão, escrito como “cargoraria”.
    denúncias sem acento no último parágrafo.
    “que” está escrito duas vezes seguidas, também no último parágrafo.
    No primeiro parágrafo tem “erro” de paralelismo sintático. (retrata-são ou retratava-eram).
    Na quinta linha do terceiro parágrafo você começou uma frase com um “o que” e eu acho que ela era complemento da outra frase. Ficou sem nexo.
    Como configuram mais de 3 erros de origens diferentes e, vários desvios : 120 pontos.
    Competência 2 – 160
    Acho que você soube dissertar muito bem sobre o tema, mas sinto que desviou um pouco da proposta e não resgatou-a conforme foi desenvolvendo o texto. Senti que cada parágrafo era um texto diferente e não me deu a sensação de estar lendo um texto homogêneo. Além do mais, você não fechou o texto, interligando a alusão da introdução com o final da conclusão. Acho que pecou um pouco nessa parte de planejar o texto.
    Competência 3 – 160
    Os argumentos são muito bem construídos e embasados em repertórios sócio-culturais legitimados, porém senti falta de autoria e personalidade ma argumentação.
    Competência 4 – 160
    Mecanismos muito bem utilizado, com poucas inadequações e recursos coesivos bem desenvolvidos.
    Competência 5 – 120
    Ficou bem vago o que você quer que seja feito. Eu li e parece que você jogou o problema de volta na mão do governo. E não é isso que eles querem que você faça. Eles querem que você resolva o problema, citando quem vai fazer, quando, onde, utilizando quais técnicas. A parte mebos produtiva do último parágrafo para mim foi: “implementando ações de controle a esse mal” que ações são essas??? Ficou genérico e vago.
    Total: 720
    acho que a redação em si está muito boa, bem construída, mas tem que cuidar para não repetir esses erros. Parabéns!!
    * alguma dúvida é só mandar mensagem
    **Todas essas informações estão disponíveis na cartilha de redação do INEP.

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  2. Você tem uma ótima posição crítica, entretanto, utiliza ainda termos e frases que comprometem a estrutura e as competências exigidas no Enem. Ouse estudar pontuação, e construção de parágrafos. Na conclusão, por exemplo, foque nesses pontos importantes: QUEM VAI FAZER? O QUE VAI SER FEITO? DE QUE MODO SERÁ FEITO? Além, claro do detalhamento que é importante para passar autoridade para a banca de correções.
    Total: 720.

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  3. Sua redação tá maravilhosa, só algumas coisas que você precisa tomar cuidado( que irá se sair melhor ainda) por exemplo, evite repetição de palavras, procure sempre sinônimos. Você apresenta repertório sociocultural, e tem domínio do que está falando. No desenvolvimento, procure expressar mais sua opinião ( não na primeira pessoa, é claro). Precisa melhor sua proposta de intervenção!

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  4. Introdução: Senti falta de conectivos e faltou tese, já que na introdução é necessário ter três períodos que são: repertório de embasamento, problematização do tema e tese, sempre deixe claro pro corretor o que você irá abordar no d1 e d2, o porque esse tema está sendo um problema, tente trazer sempre um pequeno currículo do autor ou do filme, não coloque só “No filme “Auto da compadecida”, Ariano Suassuna” , fica muito vago e trazendo um pouco do currículo do autor enriquece sua redação, se os meios de comunicação for o problema aborde na tese.
    Desenvolvimento: Senti falta do tópico frasal, faltou problematizar mais e deixar sua opinião, tente procurar por sinônimos que demonstre que essa realidade é negativa. No d2, vi que você utilizou entretanto, mas a partir do momento que você utiliza “Em primeiro lugar”, dar a entender que vai ter um segundo plano, tente usar conectivos que liga isso.
    Conclusão: Faltou detalhamento e modo meio

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