Iniciante

A exploração trabalhista no Brasil

  • 1

No que tange a exploração trabalhista, é indubitável que esta problemática está enraizada na sociedade desde tempos longíquos, tendo em vista que desde a revolução industrial, iniciada na Inglaterra, onde trabalhadores eram submetidos a horas de trabalho exaustivas, bem como condições de trabalho deploráveis e a alienação, esta se perdura no mundo conteporânio.

Hodiernamente, traçando o cenário anterior com os dias atuais, o que vemos é uma exploração velada por parte de empregadores para com seus empregados; estes, em majoritária parte dos casos por motivos de sobrevivência, são submetidos a condições de trabalho semelhantes aos mesmos da revolução industrial inglesa.

Convém lembrar ainda que especificamente no Brasil, embora a antiga exploração portuguesa para com os negros tenha causado danos a esta população, os quais duram até os dias atuais, como o racismo estrutural, ainda é possível encontrar em algumas partes do país estes mesmos em condições de trabalho ánalogas a escravidão, pela falta de fiscalização do estado nessas regiões, que se concentram principalmente no interior do país.

Portanto, diante dos fatos supracitados, é mister a necessidade de medidas para se resolver tal impasse. faz-se necessário, assim, a criação de formaspor parte do legislativo que amenizem o problema e que assegurem os direitos dos trabalhadores, tendo em vista as atuais leis trabalhistas só os sufocam. Não Obstante, é importante que haja maior fiscalização por parte do executivo nas regiões mais carentes do país, onde ocorre em maior escala tal tipo de exploração.

 

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, tudo bem?
    – Introdução: João, você trouxe aqui uma ótima alusão histórica e a desenvolveu bem, mas acredito que se tivesse dividido seu parágrafo em mais dois períodos, colocando os devidos elementos coesivos, ficaria melhor, entende? Além disso, cuidado com o uso dos pronomes e com a escrita de algumas palavras, pois podem fazer você perder uns pontinhos na C1, tudo bem?
    – D1: Nesse seu desenvolvimento eu acredito que sua intenção ao fazer esse “link” foi uma das melhores, mas você poderia ter abordado melhor e citado, por exemplo, essas “condições de trabalho semelhantes”. Ademais, notei a mesma situação do parágrafo anterior: só possui um período, o que não é o ideal e, além disso, é interessante evitar a primeira pessoal do plural. Por fim, poderia ter trazido mais algum outro repertório sociocultural para melhor garantir seus pontos na C2.
    – D2: João, penso que poderia ter melhor explicado sobre esse racismo estrutural e ter utilizar mais conectivos, pois você meio que “muda” de assunto de “uma hora para outra”, uma vez que não coloca os devidos elementos coesivos nem divide em períodos. Outrossim, é interessante buscar outros repertórios socioculturais a exemplo de filósofos, sociólogos, livros, pinturas e etc, tudo isso para que você garanta seus pontos na C2.
    – Conclusão: Olha, aqui eu senti falta da ação, uma vez que você só afirmou que é necessário criar formas, mas quais formas? leis? já existem leis, então, o ideal não seria fazer com que elas não ficassem apenas nos papéis? Outrossim, senti falta do modo nas duas soluções que você propôs, pois como seriam feitas essas fiscalizações? quem as faria?
    Em suma, nesse seu último parágrafo faltam muito dos elementos necessários para obter a nota máxima na C5, posto isso é sempre bom fazer as seguintes perguntas: Quem vai fazer? Qual ação será executada? Como essa ação será orquestrada? Qual a consequência dessa ação? – além de ser importante colocar um detalhamento referente à qualquer pergunta.
    – Resumo => João, você trouxe excelentes argumentos e até os desenvolveu com grande maestria, mas faltou um pouco de organização estrutural e de ideias, também senti falta da divisão dos parágrafos em períodos e o uso de elementos coesivos. Ademais, é sempre bom diversificar os repertórios socioculturais e digo isso pelo fato de você ter preferido argumentar somente usando alusões históricas, o que não é errado, mas também não daria uma nota máxima na determinada competência, entende? Por fim, é sempre muito interessante fazer o levantamento semântico do tema para que não exista aquela famoso tangenciamento e para fazer com que você melhor pense em outros argumentos e repertórios, garantindo, dessa forma, seus pontos na C2.
    Ps.: cuidado com os pronomes, com os verbos em primeira pessoa do plural, a separação do sujeito do predicado e com algumas escritas de determinadas palavras.
    Ps.: Acredito que você ainda vai muuuito longe, viu? Portanto, continue escrevendo e sempre aperfeiçoando esse dom que só precisa ser lapidado.
    Abraçosss <3

    • 1
  2. intro: você faz uma boa apresentação do tema, mas deixe-me pontuar: na intro deve-se ter uma tese é muito importante que você introduza os agentes causadores, além de uma repetição de palavras.
    des1 :use conectivos mais apropriados, as vezes conectivos “bonitos” não querem dizer total entendimento. além de você precisar estender mais esse des; coloque informações, fontes… o parágrafo fica incrivelmente vago
    des2: comece com o conectivos; você usou uma fonte ok, não ótima, então se esforce mais um pouco
    conclusão; que formas são essas… esse é o objetivo da proposta de intervenção; coloque uma frase de conclusão sempre ao final…
    minha dica é: se atente mais a estruturação e o uso de bons conectivos, porque voce tem boas ideias. espero ter ajudado :)
    c1:180
    c2:180
    c3:140
    c4:120
    c5:120
    740

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.