A EXPLORAÇÃO TRABALHISTA NA SOCIEDADE MODERNA (SE POSSÍVEL, ATRIBUAM NOTA, POR FAVOR.)

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Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de problemas e conflitos. No entanto, observa-se na realidade contemporânea, o oposto da coletividade sublime defendida pelo autor, uma vez que a exploração trabalhista na sociedade moderna, apresenta barreiras, dificultando a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto da negligência governamental, quanto da desinformação da sociedade em relação aos seus direitos.
Precipuamente, é fulcral pontuar que a exploração trabalhista deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. O desleixo governamental tem sido um promotor para tal problema, uma vez que, não apresenta interesse em combater e minimizar essa problemática, deixando assim, as empresas exploradoras com certa liberdade de aumentar ainda mais o descaso com seus funcionários.
Ademais, é imperativo ressaltar a desinformação social como um problema gravíssimo na sociedade brasileira. Vale salientar que, quando a população não conhece seus direitos, fica ainda mais fácil de ser manipulada. Na música “Brasil Colônia”, produzida pela Oriente RJ, o rapper Fábio Brazza afirma que, o conhecimento é empoderamento contra os opressores. De maneira análoga, tal verso condiz muito com os dias atuais, de forma que, quando a sociedade tem conhecimento dos seus direitos, ela consegue coibir os abusos impostos por seus superiores.
Portanto, diante dos problemas supramencionados, é necessário que, o Governo Federal, na figura do Ministério do Trabalho, estabeleça ações de investigação e conscientização dos trabalhadores, por meio de equipes habilitadas realizando pesquisas dentro de empresas e instituições públicas ou privadas, com o intuito de coletar informações dos funcionários sobre as condições de trabalho que eles realizam, e, conscientizando-os dos seus direitos e deveres de trabalhadores. Assim, a coletividade dos órgãos públicos e sociedade, alcançará a utopia de More.

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4 Correções

  1. Olá, tudo bem? Primeiramente, lhe parabenizo pelo ótimo texto e desenvolvimento de ideias, você respeitou muito bem as 5 competências, a introdução ficou excelente, o desenvolvimento também, você argumentou muito bem e deixou de forma clara sua posição em relação ao tema, sua conclusão foi perfeita e inovadora, só tem alguns desvios gramaticais aqui ou ali, mas nada que tire o brilho do seu texto. Parabéns!!
    Nota:960.

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  2. comentário geral: Bom texto. uns dos melhores que vi por aqui na minha opinião, claro. Tudo certinho. Fluido com dois tópicos apresentado na introdução e desenvolvido no D1 e D2, linguagem formal, mas sem muita erudição. Introdução boa. Parabéns, a meu ver, um belo texto.
    Nota: 925.
    Força Guerreiro!

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  3. Olá!! Primeiramente, ótima redação, de verdade! Argumentação forte e repertórios pertinentes e produtivos. As únicas coisas que podem ser pontuadas são algumas colocações de vírgulas- mas nada que um pouco mais de atenção não resolva- e períodos muito longos que podem ficar confusos e mais prováveis de sofrer desvios de norma culta.
    Portanto:
    Competência 1: 160 – demonstra bom domínio da norma padrão, apresentando poucos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita.
    Competência 2: 200 – desenvolve muito bem o tema proposto, explorando os principais aspectos.
    Competência 3: 200 – A argumentação é consistente e revela excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
    Competência 4: 200 – demonstra pleno domínio dos recursos coesivos, articulando as partes do texto sem apresentar inadequações na utilização desses recursos.
    Competência 5 – 200 – elabora uma proposta de intervenção clara e inovadora, que se relaciona muito bem com a tese e articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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  4. Nota 1 – 160 – demonstra bom domínio da norma padrão, apresentando poucos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita.
    Nota 2 – 200 – desenvolve muito bem o tema proposto, explorando os principais aspectos.
    Nota 3 – 200 – A argumentação é consistente e revela excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
    Nota 4 – 200 – demonstra pleno domínio dos recursos coesivos, articulando as partes do texto sem apresentar inadequações na utilização desses recursos.
    Nota 5 – 200 – elabora uma proposta de intervenção clara e inovadora, que se relacione bem com a tese e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto. Os meios para realizar a proposta ficam explícitos.

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