“Exploração trabalhista na sociedade moderna”
O processo de colonização do Brasil é marcado principalmente pelo trabalho escravo, quando os indígenas e africanos eram explorados pelos portugueses. Contudo, apesar da abolição da escravatura, através da lei áurea em 1888, e de tal prática ser considerada crime, de acordo com o artigo 149 do código penal, o problema ainda persiste na contemporaneidade. Desse modo, convém analisar as suas principais causas, consequências e as possíveis soluções para esse impasse.
É indubitável, que a vulnerabilidade socioeconômica é uma das principais causas desse problema, uma vez que, as vítimas são na sua maioria pessoas de baixa renda ou desempregadas que procuram uma saída para as condições precárias em que vivem. Essas por não terem conhecimento dos direitos trabalhistas, se submetem a condições análogas à escravidão, tendo que suportar longas jornadas de trabalho, sem nenhuma garantia dos seus direitos e sendo inadequadamente remuneradas.
Como consequência, o trabalhador desenvolve grandes problemas de saúde. Assim como na revolução industrial, onde os operários eram submetidos à uma forma de produção que objetivava somente o lucro, acima das condições físicas e psicológicas dos servidores. Esses tem grandes chances de desenvolver transtornos, como a depressão, que quando não tratada, pode levar o indivíduo à morte.
Diante do exposto, fica claro que a exploração sofrida pelo trabalhador moderno não deve ser tratado como descaso. Para mudar essa realidade o estado deve não só garantir os direitos e benefícios dos trabalhadores, como também fiscalizar o cumprimento das leis trabalhistas. Além disso, é prescindível que a mídia e as escolas instrua os cidadãos sobre seus direitos tanto humanos, como trabalhistas, através de campanhas educativas, afim de repelir esse crime da nossa realidade.
Faileszz
Hora da correção!
🔰Introdução:
❌Erros ortográficos:
(*) —–> o que você errou e antes do parenteses há a correção.
👉🏼Não se usa vírgula antes de “quando” que introduz uma ação relacionada com a ação anterior, praticamente simultânea a ela. Esse “quando” pode ser substituído por “no momento em que”, “no tempo em que”, visto que é um conectivo de tempo, frequência, duração, ordem ou sucessão.
👉🏼Não era necessário citar mais um repertório sociocultural na introdução, apenas o “processo de colonização” ficaria ótimo.
👉🏼 Nunca utilize “através” em uma redação, pois esse conectivo retrata a ideia de lugar ou travessia, troque-o por “por meio de”.
👉🏼Quando for coloca a data de algo coloque entre vírgulas.
👉🏼O conectivo “De acordo” deveria ser utilizado na sua introdução após um ponto final. A introdução ficaria melhor desta forma: “O processo de colonização no(do) Brasil é marcado principalmente pelo trabalho escravo (*,) quando os indígenas e africanos foram(*eram) explorados pelos portugueses. Contudo, apesar da abolição da escravatura por meio(*através) da lei áurea, em 1888, é notório que tal prática ainda persiste na contemporaneidade. Desse modo, convém analisar as suas principais causas, consequências e as possíveis soluções para esse empecilho(*impasse).
🔁Opinião sobre o parágrafo: Bom repertório sociocultural, contudo deveria ser mais aprofundado, pois ficou muito superficial a ideia que foi transmitida. No final do parágrafo seria bom você deixar claro quais serão suas duas teses.
🔰Desenvolvimento 1:
❌Erros ortográficos:
👉🏼Utilize conectivos para começar o desenvolvimento, como: Em primeiro plano, em primeira análise, em princípio etc…
👉🏼Não utilize vírgula após a segunda palavra quando a frase começa com “É”. Ficaria bom desta forma: “Em primeiro plano, é indubitável que…”.
👉🏼Não pode ser utilizado vírgula após conectivos de causa, consequência e explicação, como: visto que, uma vez que, em virtude de etc…
👉🏼Após vírgula não pode ser utilizado “se”. Forma correta: “submetem-se”.
🔁Opinião sobre o desenvolvimento 1: utilize mais conectivos no desenvolvimento, ficou sem coerência os períodos do parágrafo. Utilize: Nesse sentido, dessa forma, dessa maneira, desse modo, sob esse viés etc…
🔰Desenvolvimento 2:
❌Erros ortográficos:
👉🏼Muito erros de pontuação. Tente ver quais são os erros por meio dos elementos que citei anteriormente.
👉🏼Nunca utilize “onde”, utilize “em que”
🔁Opinião sobre o desenvolvimento 2: Muita informação, mas não há ponto de vista em nenhum momento, como eu disse: “Ficou superficial”. Todavia o bagagem sociocultural rendeu bastante e ficou muito boa.
🔰Conclusão:
❌Erros ortográficos:
👉🏼Estado vs estado. Quando for citar o “estado” no sentido de governo utilize a palavra em maiúscula; no sentido de sentimento utilize minúscula.
👉🏼Concordância nominal: “mídia e as escolas instruam(instrua)”.
👉🏼 Forma errada: “afim de”. Forma correta: “A fim de”.
🔁Opinião sobre a conclusão:
Intervenção 1:
Agente ✅
Ação ✅
Meio ❌
Finalidade ❌
Detalhamento ❌
Intervenção 2:
Agente ✅
Ação ✅
Meio ✅
Finalidade ✅
Detalhamento ❌.
💥Nota: 680
C1: 120
C2: 160
C3: 120
C4: 120 – Por causa dos “através” & “onde”
C5: 160
naiara
então cara… eu não sei corrigir redação direito eu estou na mesma jornada que vc, sou apenas uma pobre estudante pecadora.
sua redação apresenta pontos positivos: introdução muito boa, fez uma analogia com fatos da história.
no desenvolvimento foi quase bom, mas vc poderia ter se aprofundado mais e no final quando vc fala “Diante do exposto, fica claro que a exploração sofrida pelo trabalhador moderno não deve ser tratado como descaso.” é como se vc tivesse colocado essa problemática como sua tese e na introdução vc não deixa claro essa tese vc coloca “Desse modo, convém analisar as suas principais causas, consequências e as possíveis soluções para esse impasse.”, não esta ruim, mas é sempre bom apresentar algo especifico que vc irá defender.
outro conselho que eu dou é o uso de conectivos, tem vario tipos… (em primeiro ligar, a priori, ademais, alem disso, portanto) vc pode pesquisar porque tem um pra casa ação do seu texto.
na proposta de intervenção vc colocou”Para mudar essa realidade o estado deve não só garantir os direitos e benefícios dos trabalhadores, como também fiscalizar o cumprimento das leis trabalhistas.” faltou detalhar, falar a finalidade e o meio que o estado vai usar para garantir que isso seja feito.
vc tem que apresentar na proposta de intervenção os sequintes elementos:
Resolver o problema que você criou ao longo do texto;
Agente, Modo, Meio, Detalhamento, Finalidade. Funciona assim, o AGENTE é aquele que fará a coisa X (ministérios, mídia); o MODO é o que/como o agente fará a coisa X (campanha de conscientização, restrição de algo); o MEIO significa através de onde/de que ele fará a coisa X(proposta de lei, palestras); o DETALHAMENTO é somente explicar, dar mais detalhes/mais informações; e a FINALIDADE é o “a fim…” com qual intuito o agente fará a coisa X (conscientização, melhorias).
é isso ai, foi o que eu achei do seu texto, mas no geral ele está bom é so continuar treinando que eu tenho certeza que tu vai tirar uma nota muito boa.
É nois tamo junto!!!!!!
AnaLor
Oiê, tudo bem? Tentarei corrigir por tópicos.
Começando pelo começo, vc determina a contextualização e a tese na introdução e, para isso, utiliza referências históricas e alguns conectores – pra manter o fluxo. Ótimo! Acredito que o problema, nesse momento, seja tanto a ortografia quanto a extensão dos períodos. O uso de muitas vírgulas pode fazer o leitor confuso. Tente usar o “-……..-” e, talvez, o “(…..)”.
No primeiro parágrafo de desenvolvimento vc cita fatos para reforçar o argumento. Ótimo tbm. Todavia, tentaria utilizar dados ou fatos históricos à descrição apresentada. São argumentos bons que melhorariam caso houvesse esse complemento. Mas são bons! É uma argumentação quase como a do segundo parágrafo, em que vc cita a revolução industrial e tals. De resto, acredito que só alguns erros ortográficos msm, como “problema, uma vez que, as vítimas” etc.
Por fim, sobre a conclusão, ela está bem encaixadinha: retomada da tese e proposta de intervenção. Acredito que esteja ok.
Acho que é isso. Ótimos estudos e boa sorte! Parabéns ;)
JoãoAssunção
Olá Vinixx , tudo bem ? Então , a sua redação é uma das melhores que já li . Sua escrita está perfeita , introdução também e desenvolvimento bem trabalhado. Só senti a falta de um repertório , mas realmente não tem nenhum que se incorpora com a sua redação , mas tudo bem.
A minha nota para sua redação é : 900