A exploração trabalhista na sociedade moderna

  • 0

Como disse o filósofo alemão Friedrich Nietzsche “vós que amais o trabalho desenfreado(…) o vosso labor é maldição e desejo de esquecerdes quem sois”. A partir deste, infere-se a alienação do trabalhador, uma vez que, flexibilizada a carga horária de seus serviços e direitos perante a lei, é induzido a trabalhar por mais tempo, sem a remuneração plausível ao tempo trabalhado, e sem a garantia do pleno cumprimento de seus direitos.

Em primeiro lugar, vale mencionar que, por meio do aparato tecnológico atual, as empresas e indústrias mantém contato constante com seus servidores, informando o horário de reuniões, previsões, e cobrando seu ofício mesmo em período de férias, destinado para o descanso e lazer do trabalhador. Assim, a exploração frequente visa produzir o máximo, com menor custo e em menor tempo, priorizando a linha de produção e, precarizando os cuidados e direitos do subordinado.

Similarmente, as leis que garantem a concretização dos direitos ao servidor, são flexibilizadas ou inexistentes, uma vez que, corporações descompromissadas com as regulamentações, contratam temporariamente uma mão de obra em específico, não lhe assegurando garantias posteriores, nem o cumprimento das regulações da CLT (consolidações das leis do trabalho), vigorada em 1943. Dessa forma, muitos trabalhadores são submetidos a condições de trabalho semelhantes às da revolução industrial, que consistia, primordialmente, a um âmbito de trabalho insalubre e deletério.

Em suma, a exploração trabalhista se mostra intensa na sociedade moderna. Desse modo, compete ao governo, por meio dos artigos da CLT, impor uma maior fiscalização e regulamentação das normas, nas instituições empregativas. Para que, todo trabalhador e prestador de serviços, seja dotado de direitos e boas relações de trabalho no mercado atual.

 

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá Cecilia! geralmente quando eu corrijo algumas redações eu começo pelos pontos positivos, neste caso, vou dizer sobre alguns deslizes que você cometeu e vou sugerir como você pode melhorá-los! Desde já agradeço e me desculpe se eu cometer algum erro!
    1. Na Introdução: A partir deste (desse-seria o correto, pois você está retomando algo já dito, no caso, a frase); seu ponto de vista não está claro, você precisa deixá-lo explícito na sua intro.
    2. Desenvolvimento (1) Sugiro você fazer períodos curtos, está muito longo o seu. Lembre-se da estrutura de um parágrafo – Tópico Frasal (ideia central) + Ampliação + Fechamento.
    dica: Use essa estrutura não só no desenvolvimento, mas também na Intro e na Conclusão!
    3. Conclusão (Proposta de Intervenção) – Falta você detalhar mais, Você disse para o governo fiscalizar, mas de que maneira? Como isso vai ocorre? Criar uma nova lei? ou um Órgão específico para isso? E qual o órgão do governo estará responsável? O ministério da Economia? Do Trabalho? * Pesquise sobre os órgão competentes do governo para citá-los * Eu sugeriria você propor outra proposta, esse está muito vaga. Mas o seu texto no geral está BOM! Bem desenvolvido, você teve ótimas ideias, uma boa argumentação, PARABÉNS! Só reveja alguns errinho, pois você poderá sair do bom para o MUITO BOM!
    Obrigada!

    • 1
  2. Olá colega! Então, a sua introdução compreende um bom tema, entretanto poderia complementar sua citação dizendo em que período o filósofo Friedrich Nietzsche estava, como:”o filósofo Existencialista-doutrina filósofica surgida na França”. Ficaria melhor!
    No 1°desenvolvimento faltou algo que justificasse seu argumento, poderia usar um dado estatísco ou uma citação de algum programa.
    O parágrafo seguinte ficou bom.
    Mas a conclusão não ficou muito congruente, perdendo ponto na gramática e na coesão por falta de elos coesivos entre os parágrafos.
    E a proposta de intervenção você não disse quem faria, como faria, apenas disse o que é para ser feito. Faltou aí!
    Enfim, mas no geral foi uma redação bem escrita. Aqui vai sua nota:
    Competência 1: 160 (gramática)
    Competência 2: 160 (ditos autorais)
    Competência 3: 160 (Coesão)
    Competência 4: 200 (mecanismo linguístico)
    Competência 5: 80 (faltou detalhamento)
    Nota geral: 760

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.