A EXPLORAÇÃO TRABALHISTA NA SOCIEDADE MODERNA

  • 1

Segundo o filosofo Karl Max, a desigualdade social acontece, pois, a burguesia aproveita do que o proletariado produz. Visto isso, é primordial ressaltar, que essa relação é fundamental para a formação social do cidadão. Entretanto, essa associação tem sido, muitas vezes, usada para a arbitrariedade laboral na sociedade hordiena. Isso acontece devido à falta de consciência de grande parte das empresas com o bem-estar do empregado, e à ausência de empregos que auxiliam a busca de métodos mais rápidos do capital. Essa realidade constitui um desafio a ser resolvido não somente pelos poderes públicos, mas também por toda a sociedade.

Em primeiro lugar, no contexto relativo à exploração trabalhista, pode-se citar que, no século XVI, o processo de Colonização Portuguesa na América, corroborou-se que, o proletariado (índios e africanos) detém a força produtiva e à vende em troco de um baixo percentual capital. Traçando-se um paralelo com essa realidade, observa-se que, hordienamente, milhões de pessoas são manipuladas por esse sistema. Isso é intensificado devido a carência da burguesia em valorizar o profissional como um todo, justificando assim, a constante dependência social e o achismo de um pouco merecimento devido a mão de obra oferecida.

Em segundo lugar, a ausência de empregos oferecidos, fomenta a progressão desse impasse. Ademais, pode-se abordar, o documentário O Lado Negro do Chocolate, dirigido por Miki Mistrati, onde é retratado a vida de milhares de crianças africanas em estado crítico de exploração nas plantações de cacau. Em suma, esquadrinha-se que, a escassez de trabalho dentro da sociedade, prejudica consideravelmente essa problemática, pois, nesses casos, é necessário buscar um meio mais rápido de ganho do capital, o que consequentemente, auxilia na enganação dos indivíduos, e, bem como, inclui-se tanto nas empresas, quanto nos funcionários o comodismo para a mudança dessa realidade.

Evidencia-se então, que, essa problemática social necessita ser combatida. Mediante o exposto, urge aos Estados, através do envio de recursos para o Ministério do Trabalho, auxiliar através de fiscalizações de leis trabalhistas dentro das empresas, e, além disso, incluir em Instituições de Ensino-haja vista possui o dever de socializar o conhecimento e formar bons cidadãos para a sociedade- programas como, palestras e teatros com temas sobre exploração laboral, afim de trazer essa realidade e conscientização aos futuros trabalhadores do país.

Compartilhar

1 Correção

  1. Seu texto foi bem escrito, dentro das regras do ENEM, com introdução, dois parágrafos de desenvolvimento, conclusão e repertórios. Eu apenas lhe digo para tomar cuidado com o uso das vírgulas e retomar o seu repertório inicial na conclusão, na última frase. Se você tiver mais repertórios que encaixem no tema, é interessante usá-los para justificar suas argumentações.
    Fora isso, está de parabéns!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.