Iniciante

A EXPLORAÇÃO TRABALHISTA NA SOCIEDADE MODERNA

  • 2

No filme “Tempos Modernos”, Charles Chaplin retrata as  condições  a qual estavam submetidos  os trabalhadores  durante a Revolução Industrial, entre eles a ausência de direitos básicos e a alienação trabalhista. Hodiernamente,é evidente que  essas características, infelizmente, também são identificadas na atualidade,porém com novas formas de delimitar a rotina dos  funcionários. Diante disso, torna-se imperioso discorrer acerca dessas características oriundas da  exploração trabalhista na sociedade moderna. 

 

Em primeiro lugar, é válido destacar que o medo de ficar sem uma fonte de renda faz com que muitas domésticas aceitem péssimas circunstâncias trabalhistas. Historicamente, as empregadas costumam ter uma carga intensa de trabalho e recebem um valor não condizente  com  sua atuação.Por conseguinte, tal fato contribuiu para  a criação da PEC das Domésticas, aprovada em 2015, que visa assegurar os direitos trabalhistas, como o salário mínimo e as  férias remuneradas. . Contudo, mesmo com essas melhorias, são inúmeros os casos de patrões que ignoram a nova lei e ameaçam funcionários de uma possível demissão quando questionados, o que mascara uma exploração indireta na modernidade. 

 

Ademais , cabe evidenciar que  ainda zonas rurais do Brasil concentram muitos casos de trabalhos análogos à escravidão. Nesse cenário, a proposta da Lei Áurea parece ainda não ser completamente efetuada no âmbito social, pois os meios de comunicação continuam denunciando sítios que mantiveram cidadãos em condições de exploração trabalhista, o que ressalta a falta de fiscalização de empresas que financiam o agronegócio, principalmente no campo da cana-de-açúcar, onde os cortadores atuam abaixo de sol  e em condições degradantes.. 

 

Portanto, nota-se que o abuso trabalhista apresenta diversas faces que precisam ser extintas.Logo,  é imprescindível, a alteração desse cenário, pois as  domésticas devem ter seus direitos assegurados , cobrar seus benefícios e em casos de ameaçadas, denunciar  ao Sindicato de trabalhadores para que as devidas providências sejam tomadas..Além disso, faz-se urgente que o Governo atue na fiscalização de propriedades rurais, punindo os culpados e prestando auxílio médico e psicológico às vítimas desse trabalho análogo a escravidão. Outrossim, a mídia, com seu poder persuasivo, deve continuar  alarmando  a população sobre tais casos, pois, só com uma sociedade que preza pela transparência, as máscaras da exploração poderão não se perpetuar por mais tempo, como ocorreu da Revolução Industrial até os dias atuais.

Compartilhar

3 Correções

  1. AMEI seus argumentos, todos foram muito bons, mas faltou relacionar os argumentos da introdução com a argumentação. Gostei da forma que as leis foram utilizadas no texto e achei a conclusão bem completa,sua ortografia também estava otima no texto.

    Gostei bastante de tudo, so´ senti falta de contextualizar com a introduçao os parágrafos, assim o texto fica mais coerente e não corre o risco de formar uma bola de neve de ideias.

    • 0
  2. INTRODUÇÃO

    No filme “Tempos Modernos”, Charles Chaplin retrata as condições a qual estavam submetidos os trabalhadores durante a Revolução Industrial, entre eles (1) a ausência de direitos básicos e a alienação trabalhista. Hodiernamente,é evidente que essas características, infelizmente (2), também são identificadas na atualidade (3),porém com novas formas de delimitar a rotina dos funcionários. Diante disso, torna-se imperioso discorrer acerca dessas características oriundas da exploração trabalhista na sociedade moderna.

    (1) Vírgula
    (2) Palavras subjetivas como “infelizmente” não podem ser usadas em uma redação argumentativa.
    (3) você já havia colocado o “hodiernamente” no começo do período, ou seja, é uma redundância desnecessária.

    DESENVOLVIMENTO 1

    Em primeiro lugar, é válido destacar que o medo de ficar sem uma fonte de renda faz com que muitas domésticas aceitem péssimas circunstâncias trabalhistas. Historicamente, as empregadas costumam ter uma carga intensa de trabalho e recebem um valor não condizente com sua atuação. Por conseguinte, tal fato contribuiu para a criação da PEC (1) das Domésticas, aprovada em 2015, que visa assegurar os direitos trabalhistas, como o salário mínimo e as férias remuneradas. . Contudo, mesmo com essas melhorias, são inúmeros os casos de patrões que ignoram a nova lei e ameaçam funcionários de uma possível demissão quando questionados, o que mascara uma exploração indireta na modernidade.

    (1) siglas quando citadas pela primeira vez, devem ser colocadas por extenso. Depois disso que podem ser usadas abreviadamente como você fez com a “PEC”.

    DESENVOLVIMENTO 2

    Ademais , cabe evidenciar que ainda (1) zonas rurais do Brasil concentram muitos casos de trabalhos análogos à escravidão. Nesse cenário, a proposta da Lei Áurea (2) parece ainda não ser completamente efetuada no âmbito social, pois os meios de comunicação continuam denunciando sítios que mantiveram cidadãos em condições de exploração trabalhista, o que ressalta a falta de fiscalização de empresas que financiam o agronegócio, principalmente no campo da cana-de-açúcar, onde os cortadores atuam abaixo de sol e em condições degradantes.

    (1) ainda o quê?
    (2) você poderia ter discorrido mais sobre a lei áurea. Creio que era esse o seu repertório, não? Ele foi introduzido de maneira abrupta, sem quaisquer informações sobre, fazendo com que o parágrafo ficasse muito argumentativo.

    CONCLUSÃO

    Portanto, nota-se que o abuso trabalhista apresenta diversas faces que precisam ser extintas (1).Logo, é imprescindível,(2) a alteração desse cenário, pois as domésticas devem ter seus direitos assegurados , cobrar seus benefícios e em casos de ameaçadas, denunciar ao Sindicato de trabalhadores para que as devidas providências sejam tomadas..Além disso, faz-se urgente que o Governo (3) atue na fiscalização de propriedades rurais, punindo os culpados e prestando auxílio médico e psicológico às vítimas desse trabalho análogo a escravidão. Outrossim, a mídia, com seu poder persuasivo, deve continuar alarmando a população sobre tais casos (4), pois, só com uma sociedade que preza pela transparência, as máscaras da exploração poderão não se perpetuar por mais tempo, como ocorreu da Revolução Industrial até os dias atuais.

    (1) Esse período ficaria melhor sendo introduzido no final do parágrafo anterior, pois o conectivo “portanto” e “logo” ficaram muito próximos obstruindo a fluidez da leitura.
    (2) sem vírgula
    (3) que parte do Governo? Apenas citar o Governo fica muito vago. Portanto, especifique mais, quais ministérios podem atuar precisamente nisso?

    C1: 160
    C2: 200
    C3: 120
    C4: 160
    C5: 160

    • 0
  3. os pontos abordados são muito importantes pois mostra a falta de politicas publicas para tais coisas, à estrutura se apresenta de forma congruente com seus tópicos e argumentações baseadas em fontes importantes. muito bem, excelente
    acho que você deveria ter enfatizado menos o trabalho das domesticas e sim os trabalhadores análogos em geral para dar mais ênfase ao tema, mais de forma geral você se saio muito bem… no meu ponto de vista:)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.