A exploração trabalhista na sociedade moderna

  • 1

No dia 1 de maio, comemora-se o dia do trabalhador, essa data busca homenagear os trabalhadores, porém, é notável a preocupação com a exploração e a desvalorização trabalhista atualmente. Nesse sentido, em virtude da desigualdade social e da falta de informações trabalhista. Surge um complexo problema na contemporaneidade.

Em primeiro plano, cabe ressaltar a desigualdade social como um dos motivos a exploração trabalhista. Segundo o livro da autora Kiera Cass, “A Seleção” o reino de Illéa, baseia-se na divisão da sociedade por castas, em que os mais afortunados ocupam as melhores castas e os menos as inferiores. Sob essa lógica, percebe-se que no setor trabalhista a divisão de trabalho segue essa linha de raciocínio, visto que aqueles que se “destacam” têm ocupações melhores e salários melhores, gerando a desigualdade trabalhista e ocasiona ainda mais a exploração. Por conseguinte o quadro apresentado precisa ser alterado.

Ademais, é importante salientar a falta de informação sobre os direitos do trabalhador como um dos problemas a tal situação. Segundo o fator histórico, a Revolução Industrial em que os empregados não tinham noção de seus direitos e trabalhavam de maneira explorativa. Nesse sentido, é perceptível que mesmo atualmente a falta de conhecimento sobre os direitos trabalhistas é comum, visto que muitos trabalhadores tendem a conhecer seus direitos e acabam sendo explorados. Assim sendo, medidas precisam ser tomadas a essa problemática.

Portanto, uma intervenção faz-se necessária, para isso, é preciso que o governo federal em prol com o sindicato dos trabalhadores busquem meios de intervir nessa problemática, por criações de leis que visem garantir os direitos dos trabalhadores, como também fiscalizações devem ser feitas e pesquisas aos empregados, e por fim, palestras educativas que visem informar os trabalhadores sobre seus direitos e como exigi-los. A partir dessas ações, se consolidara um Brasil menos desigual e mais informado.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá. Antes de partir para a correção em si, devo informar que não sou nenhum linguista ou um professor, mas acredito que algumas ponderações que fiz poderão ser úteis para teus estudos. Optei por separar a correção de acordo com as competências estabelecidas pelo INEP. As palavras, trechos ou símbolos que aparecerem com numerações sofrerão alteração na correção.

    Primeiro parágrafo:

    No dia 1 de maio, comemora-se o dia do trabalhador1, essa data busca homenagear os trabalhadores, porém, é notável a preocupação com a exploração e a desvalorização trabalhista atualmente. Nesse sentido, em virtude da desigualdade social e da falta de informações 2trabalhista. 3Surge um complexo problema na contemporaneidade.

    Correção:
    (1- optaria pelo uso de ponto final nesta parte)
    (2-possível alteração)
    (3-é preferível o uso de vírgula ao invés de ponto final)

    No dia 1 de maio, comemora-se o dia do trabalhador. Essa data busca homenagear os trabalhadores, porém, é notável a preocupação com a exploração e a desvalorização trabalhista atualmente. Nesse sentido, em virtude da desigualdade social e da falta de informações acerca dos direitos trabalhistas, surge um complexo problema na contemporaneidade.

    Bom início de parágrafo, apresentando a problemática, bem como a tese que será defendida. Entretanto, os erros de concordância e pontuação se refletirão na redução de pontos na competência I.

    Segundo Parágrafo:

    Em primeiro plano, cabe ressaltar a desigualdade social como um dos motivos a1 exploração trabalhista. Segundo o livro da autora Kiera Cass, “A Seleção” o reino de Illéa, baseia-se na divisão da sociedade por castas, em que os mais afortunados ocupam as melhores castas e os menos2 as inferiores. Sob essa lógica, percebe-se que no setor trabalhista a divisão de trabalho segue essa linha de raciocínio, visto que aqueles que se “destacam” têm ocupações melhores e salários melhores, gerando a desigualdade trabalhista e ocasiona3 ainda mais a4 exploração. Por conseguinte5 o quadro apresentado precisa ser alterado.

    Correção:
    (1- à – para saber se há ou não presença de crase, substitua a palavra seguinte por outra, mas do gênero masculino – Ex: um dos motivos “ao” abuso trabalhista)
    (2 – aqui o uso de vírgula é necessário para deixar subentendido o sentido da frase: “os mais afortunados ocupam as melhores castas e os menos afortunados ocupam as inferiores.”)
    (3 – ocasionando)
    (4- removeria este a)
    (5 – vírgula)
    Em primeiro plano, cabe ressaltar a desigualdade social como um dos motivos à exploração trabalhista. Segundo o livro da autora Kiera Cass, “A Seleção” o reino de Illéa, baseia-se na divisão da sociedade por castas, em que os mais afortunados ocupam as melhores castas e os menos, as inferiores. Sob essa lógica, percebe-se que no setor trabalhista a divisão de trabalho segue essa linha de raciocínio, visto que aqueles que se “destacam” têm ocupações melhores e salários melhores, gerando a desigualdade trabalhista e ocasionando ainda mais exploração. Por conseguinte, o quadro apresentado precisa ser alterado.

    Cuidar o erros de gramática, além disso, desenvolver mais a argumentação, demonstrando, por exemplo, como essa diferença de castas afeta nas relações de trabalho. Por que gera mais exploração?

    Terceiro Parágrafo

    Ademais, é importante salientar a falta de informação1 sobre os direitos do trabalhador como um dos problemas a tal situação. Segundo o fator histórico, a Revolução Industrial2 em que os empregados não tinham noção de seus direitos e trabalhavam de maneira explorativa3. 6Nesse sentido, é perceptível que 4mesmo atualmente4 a falta de conhecimento sobre os direitos trabalhistas é comum, visto que muitos trabalhadores tendem a conhecer seus direitos e acabam sendo explorados. Assim sendo, medidas precisam ser tomadas5 a essa problemática.

    Correção:
    (1 – informações)
    (2 – possível alteração: A partir do advento da Revolução Industrial, os empregados passaram a não ter noção (…))
    (3 – exploratória)
    (4- (…), mesmo atualmente,(…) – entre vírgulas)
    (5 – possível alteração: (…), medidas precisam ser tomadas a fim de solucionar essa problemática.)
    (6 – substitua este conector com outro que faça mais sentido com o sentido do trecho, como “Infelizmente” ou “Tristemente”)

    Ademais, é importante salientar a falta de informações sobre os direitos do trabalhador como um dos problemas a tal situação. A partir do advento da Revolução Industrial, os empregados passaram a não ter noção de seus direitos e trabalhavam de maneira exploratória. Infelizmente, é perceptível que, mesmo atualmente, a falta de conhecimento sobre os direitos trabalhistas é comum, visto que muitos trabalhadores tendem a conhecer seus direitos e acabam sendo explorados. Assim sendo, medidas precisam ser tomadas a fim de solucionar essa problemática.

    Há alguns erros de concordância nominal, bem como desconexões de sentido entre as frases, apesar da boa argumentação e defesa de ideias.

    Quarto Parágrafo

    Portanto, uma intervenção faz-se necessária, 1para isso, é preciso que o governo federal em prol com o sindicato dos trabalhadores busquem meios de intervir nessa problemática, por criações de leis que visem garantir os direitos dos trabalhadores, como também fiscalizações devem ser feitas e pesquisas aos empregados, e por fim, palestras educativas que visem informar os trabalhadores sobre seus direitos e como exigi-los. A partir dessas ações, se consolidara2 um Brasil menos desigual e mais informado.

    Correção:

    (1 – uso de ponto ao invés de vírgula)
    (2 – busque)
    (2 – consolidará)

    Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Para isso, é preciso que o governo federal em prol com o sindicato dos trabalhadores busque meios de intervir nessa problemática, por criações de leis que visem garantir os direitos dos trabalhadores, como também fiscalizações devem ser feitas e pesquisas aos empregados, e por fim, palestras educativas que visem informar os trabalhadores sobre seus direitos e como exigi-los. A partir dessas ações, se consolidará um Brasil menos desigual e mais informado.

    Falta detalhamento em pelo menos uma das propostas apresentadas. Para que seja feita uma proposta de intervenção completa é necessário apontar o agente de realização, o meio pelo qual será feita a intervenção, e objetivo, sendo que pelo menos um deste itens deve estar bem detalhado.

    • 1
  2. 👋 Olá, estou aqui para corrigir sua redação utilizando os parâmetros do ENEM, propostos pelo INEP.

    No dia 1 de maio, comemora-se o dia do trabalhador, essa data busca homenagear os trabalhadores, porém, é notável a preocupação com a exploração e a desvalorização trabalhista atualmente. Nesse sentido, em virtude da desigualdade social e da falta de informações trabalhista. (acho que aqui seria melhor por um conectivo ex: “Posto isso” Surge um complexo problema na contemporaneidade.

    ~ótima introdução, eu apenas faria essa correção, acrescentando o conectivo. 🙂

    Em primeiro plano, cabe ressaltar a desigualdade social como um dos motivos a exploração trabalhista. Segundo o livro da autora Kiera Cass, “A Seleção” o reino de Illéa, baseia-se na divisão da sociedade por castas, em que os mais afortunados ocupam as melhores castas e os menos as inferiores. Sob essa lógica, percebe-se que no setor trabalhista a divisão de trabalho segue essa linha de raciocínio, visto que aqueles que se “destacam” têm ocupações melhores e salários melhores, gerando a desigualdade trabalhista e ocasiona ainda mais a exploração. Por conseguinte(,) o quadro apresentado precisa ser alterado.

    ~ ótimo parágrafo, apresentou todos os requisitos para um bom desenvolvimento, parabéns. 😀

    Ademais, é importante salientar a falta de informação sobre os direitos do trabalhador como um (“como outro”, para evitar repetições) dos problemas a tal situação. Segundo o fator histórico, a Revolução Industrial em que os empregados não tinham noção de seus direitos e trabalhavam de maneira explorativa. Nesse sentido, é perceptível que mesmo atualmente (troque por hodiernidade, para evitar repetições) a falta de conhecimento sobre os direitos trabalhistas é comum, visto que muitos trabalhadores tendem a conhecer (desconhece, acho que foi isso que você quis dizer) seus direitos e acabam sendo explorados. Assim sendo, medidas precisam ser tomadas a essa problemática.

    ~entre parênteses estão algumas sugestões para melhorar a construção de algumas frases e te ajudar a não perder pontos na C4 e C1, lembre-se que a C4 cuida da parte de organização textual e dos conectivos, sendo assim, tome cuidado com as repetições de palavras. 🤔

    Portanto, uma intervenção faz-se necessária, para isso, é preciso que o governo federal em prol com o sindicato dos trabalhadores busquem (busque) meios de intervir nessa problemática, por criações de leis que visem garantir os direitos dos trabalhadores, como também fiscalizações devem ser feitas e pesquisas aos empregados, e por fim, palestras educativas que visem informar os trabalhadores sobre seus direitos e como exigi-los. A partir dessas ações, se consolidara um Brasil menos desigual e mais informado.

    ~nenhuma das três propostas estão 100% completas, então a pontuação será de acordo com a mais completa. Logo, lembre-se melhor uma proposta completa, do que duas ou três incompletas ( a cada elemento que não estiver no seu texto, você perderá 40 pontos, além de que os corretores gostam que você seja mais especifica no agente (ao invés de por o governo federal, podem ser colocados Ministérios, Senado, Câmara dos Deputados…) 🫤

    NOTA: 800

    C1:160
    C2:200 ✅
    C3:160
    C4:160
    C5:120

    • 1
  3. Olá! Seu texto é bom e segue a estrutura exigida, porém, é importante se atentar a alguns pontos:
    – Durante a redação, há alguns problemas de separação de frases e vírgulas.
    – linha 3: Nesse sentido, em virtude da desigualdade social e da falta de informações trabalhista, surge um complexo problema na contemporaneidade.
    – A argumentação no 2º parágrafo é um pouco rasa, porque tal situação acontece independente da exploração. Acredito que um argumento que possa substituir seja que, pela desigualdade social, os mais pobres são mais passíveis de exploração, uma vez que dependem de qualquer dinheiro, se submetendo a quaisquer condições para tê-lo, possibilitando o aproveitamento dos chefes.
    – “Segundo o fator histórico, a Revolução Industrial em que os empregados não tinham noção de seus direitos e trabalhavam de maneira explorativa.” consigo entender a ideia da frase, mas ela está mal estruturada.
    – A conclusão é boa, porém o fato de existirem 3 propostas de intervenção, acaba tornando-as rasas também, sem muito aprofundamento, que é o que a correção exige.

    C1 – 120
    C2 – 160
    C3 – 160
    C4 – 120
    C5 – 120
    Total: 680

    • 1
  4. gostei muito do seu texto, mas ao meu ver sua proposta de intervenção ficou sem o agente, o que não pode, vc poderia perder muitos pontos na competência 5. Outro ponto, é que vi que vc citou a revolução indústria, gostei da sua alusão só que ficou meio sem sentido, não houve um conectivo correto para ligar as frases.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.