A EXPLORAÇÃO TRABALHISTA NA SOCIEDADE MODERNA

  • 3

O filósofo Raimundo de Teixeira Mendes, em 1889, adaptou o lema “Ordem e Progresso” não só para a Bandeira Nacional, mas também para a nação que, atualmente, enfrenta inúmeros empecilhos para o seu desenvolvimento como sociedade. Lamentavelmente, entre eles, destaca-se a exploração trabalhista, problema recorrente no Brasil. Essa realidade se deve, principalmente, à ganância por fins lucrativos vindas dos chefes e à falta de oportunidade no mercado de trabalho.

Sob esse viés, é notório que o desejo de ganhar dinheiro por parte dos cargos superiores de uma empresa mostra uma visão míope da situação, visto que muitos prezam o seu aproveitamento próprio e não requerem a salários adequados e justos para quem trabalha no ambiente. Nesse contexto, o personagem Charlie Jones, pai de Coraline, no filme “Coraline e o mundo secreto” da Walt Disney World, sofre com tal ação citada anteriormente, trabalhando incontáveis horas diárias para satisfazer o seu chefe. De modo análogo à animação, muitas pessoas exercem suas atividades em situações insalubres e sem o devido reconhecimento salarial.

Ademais, a escassez de vagas de emprego no comércio traz como consequência a submissão da população de menos renda e aceitação de propostas sem visarem o bem-estar do indivíduo. Nessa perspectiva, tal visão errônea é vista em um dos episódios do “Globo Repórter”, feito pela empresa Rede Globo, onde a empresa de “fast fashion”, Zara, foi acusada de trabalho escravo por manter refugiados costurando e montando, em condições desumanas e sem ganharem remuneração, peças de roupas. Assim, o que se analisa é que, muitas vezes, a necessidade de se obter um emprego é colocada acima dos direitos constitucionais no ambiente trabalhista e social.

Portanto, medidas são necessárias para a degradação da problemática. Para isso, é imprescindível que o Governo Federal aliado à Polícia Militar, crie um projeto nomeado “TRABALHO CONSCIENTE E JUSTO”, com o fito de fiscalizar empresas e seus proprietários, garantindo que os empregados tenham um convívio saudável entre colegas e possam desfrutar daquilo que lhes é prometido pela lei. Essa proposta será divulgada através de redes sociais como Instagram, Facebook, Twitter e nos canais televisivos, para dessa forma, a sociedade se tornar a nação da ordem e do progresso, como proferiu Raimundo de Teixeira Mendes.

Compartilhar

3 Correções

  1. Na introdução,
    -vc poderia trocar a palavra chefe por líder —> ” ganância por fins lucrativos vindas dos líderes…”, chefe parece meio coloquial

    No 1 desenvolvimento,
    – Muito boa sua argumentação, parabéns pelo repertório

    No 2 desenvolvimento,
    – trocar “sem visarem” por ” que não visam” —>” propostas que não visam o bem-estar…”
    – uma expressão chave que aprendi esses dias sobre esse assunto foi ” condições análogas à escravidão”, vi que vc trouxe a reportagem, sério muito bom

    Na conclusão,
    – Ótima retomada de texto, achei muito criativa sua proposta de intervenção, fechou seu texto muito bem.

    Não sou corretora, esses são só alguns pontos que eu acho que vale a pena rever, quase não tem nada pq sua redação ficou o 👌👌👌.
    Novamente, parabéns, ao meu ver sua nota seria bem alta (em relação ao enem e outros vestibulares). vc mesma, a partir desses pontos que chamei a atenção, atribui sua nota.
    Escreve muito bem, sem grandes erros gramáticas, sua estrutura de texto é perfeita, dissertou tão bem que eu te daria 1000 :v

    • 1
  2. Olá, tudo bem?
    Eu não sou profissional na correção, mas vou tentar te ajudar com o que eu sei.

    Competência 1: 160
    Competência 2: 200
    Competência 3: 200
    Competência 4: 200
    Competência 5: 180

    Sua redação está excelente! Está bem de acordo com o modelo padrão ENEM, possui duas teses nos desenvolvimentos e a proposta de intervenção está ótima, além de fazer relação com o resto do texto. Apenas evite usar gerúndios.

    Total: 940

    • 1
  3. c1;160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita
    c2;200 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a
    partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente
    domínio do texto dissertativo-argumentativo.
    c3;160 apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema,
    de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de
    vista.
    c4;200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório
    diversificado de recursos coesivos.
    c5;160 Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e
    articulada à discussão desenvolvida no texto.
    trabalhe melhor o seu detalhamento.

    nota; 880

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.