Mestre

A exploração trabalhista na sociedade moderna

  • 0

 

Se puderem, corrijam de acordo com as competências do Enem.

 

Ao longo do processo da formação da sociedade, os direitos trabalhistas surgiram como uma forma de dar uma vida digna e não exploratória ao trabalhador. Conquanto não vemos esse cenário em trabalhos informais. No Brasil, a constituição de 88 prevê jornada de trabalho e salario mínimos, repouso e assistência médica. Entretanto a perspectiva de trabalho se choca com a constituição, sendo necessário avaliar as principais consequências.

Em primeiro lugar, é relevante abordar a falta dos direitos para com trabalhadores informais, que se popularizaram com a alta demanda de entregadores e motoristas disponibilizados por aplicativos. Ao entrar nesse ramo, de acordo com o El País, há jornadas de trabalho que ultrapassam 20 horas, onde o salário não é fixo e menor que o proposto. Sendo assim, fica a mostra o descaso das companhias privadas e do governo.

Ligado ao abandono dos direitos, os danos causados psicologicamente e fisicamente, sem garantia de ajuda, se torna pertinente. Sem a validação de proteção à saúde e segurança, os trabalhadores se expõem a perigos em meio ao trânsito de grandes cidades, estresse pelas extensas jornadas de trabalho e cansaço físico. São explorados diariamente, colocando assim em evidência sua problemática. 

Em síntese, pode-se perceber a relevância do assunto, e para mudar a situação, é necessário que o Poder Público atue nos meios trabalhistas com a fiscalização, regulamentação e ampliação dos direitos por meio do Ministério do Trabalho. Conjuntamente a isso, as empresas privadas, com parceria com sindicatos, oferecerem planos de saúde e cobertura. Assim melhorando o bem-estar social, a vida dos trabalhadores e juz a constituição de 88. 

Compartilhar

3 Correções

  1. Cuidado com a vírgula! Ex.: “Conquanto(,)…”.
    No trecho que você cita a Constituição, substitua “88” pela data completa, a abreviação dá um “quê” de informalidade. Ao citar o “El País” é interessante dizer que é um jornal. Não é recomendado utilizar o termo “onde” sem se referir a um lugar propriamente dito, físico. Da mesma forma que não é bom começar um período com um termo no gerúndio: “sendo…”, porque dá ideia de continuidade. Cuidado com a concordância, linha 3 do d2: “Se torna(m) pertinente(s)”. Note que você utilizou a 3° pessoa do plural o texto todo, e na linha 1 da conclusão usa a 2° do singular com a partícula “se”. Mantenha uma forma em todo o texto.

    • 1
  2. Olá, Amanda!!!
    > Introdução
    – Conectivos sem vírgula;
    – “Vemos” não é muito adequado para o texto dissertativo-argumentativo;
    – “Constituição” deve ser com letra maiúscula;
    – Recomendo utilizar 1988;
    – “Salário” sem acento e sem concordância com “mínimos”;
    – Evite repetir palavras;
    – Ficou um pouco confusa a introdução;
    sugestão: Inicialmente contextualize (pode ser com CF 1988 ), posteriormente associe com o tema e por último sua tese (ponto de vista/opinião sobre a temática) com dois núcleos (seus argumentos que você falará nos desenvolvimentos – um em cada parágrafo).
    > Desenvolvimento
    – Legal e importante o uso do conector no D1, porém no D2 não foi colocado. É imprescindível para coesão e coerência ;
    – “Sua problemática” não é bom!
    – O D1 ficou claro e coerente, o D2 ficou confuso;
    – Faltou adicionar repertório.
    > Conclusão
    – Tem que ter na proposta de intervenção: agente, ação, meio e para que juntamente ao detalhamento. Aparentemente você confundiu o meio com agente e não detalhou o suficiente;
    – Retomou a introdução isso é bom!
    Enfim, espero que tenha te ajudado, continue estudando e não desista. Seja resiliente, está no caminho certo!!! Parabéns! Bons estudos!!! ABRAÇO!

    • 1
  3. competência 1 = 200. Boa utilização da norma culta e poucos desvios
    competência 2= 180. Existe referências de conteúdo, porém é necessário utilizar elas com mais produtividade na argumentação .
    competência 3= 160. Boa delimitação da tese na introdução, entretanto os dois desenvolvimentos possuem um carácter muito expositivo, falta destacar mais o seu ponto de vista.
    competência 4= 180. É bom utilizar mais conectivos
    competência 5 = 160. É necessário propor como a fiscalização, regulamentação e ampliação dos direitos vão entrar em vigor.
    NOTA= 860 até 900

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.