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A EXPLORAÇÃO TRABALHISTA NA SOCIEDADE BRASILEIRA

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No período colonial, compreendido entre 1500 e 1822, o trabalho escravo era abundante. Na contemporaneidade, ainda há casos de exploração trabalhista, entretanto, diferente do período colonial, tal atividade já é considerada uma grave violação aos direitos humanos, sendo julgado como crime, conforme informa o Código Penal (quaisquer situações de trabalho forçado, jornada exaustiva, serviço por dívida e/ou condições degradantes, são considerados crimes).

É preciso entender, primeiramente, que a Primeira Revolução Industrial foi um dos facilitadores para que o processo de exploração trabalhista se tornasse cada vez mais comum. Isso se explica, já que foi a partir deste marco que os trabalhadores das indústrias começaram a ser separados por funções, ou seja, cada indivíduo era destinado a desempenhar certo papel. Portanto, tal fato possibilitou o desenvolvimento de uma hierarquização natural de poder entre os trabalhadores, e assim, consequentemente, ocorrendo a exploração trabalhista e a diminuição do salário.

Além disso, conforme dados oficiais do Programa Seguro-Desemprego, 95% das pessoas submetidas ao trabalho escravo são homens, por conta da maior força braçal. Estes indivíduos, em sua grande maioria, são analfabetos e migrantes internos e/ou internacionais, normalmente vindo de países como Bolívia, Paraguai e Peru.

Portanto, em virtude dos fatos apresentados, faz-se necessário buscar soluções para este impasse. O Governo deve realizar a fiscalização das propriedades privadas e efetuar as devidas punições daqueles que empregam trabalhadores em condições degradantes. A criação de políticas públicas, por parte do Governo e do Ministério da Saúde, que contemplem a assistência à vítima e a prevenção do problema, de forma que os trabalhadores possam se desvincular da situação de exploração à qual estão ou podem estar submetidos, é de suma importância. A divulgação e promoção de debates sobre a temática, tornam as comunidades, onde isso é mais comum, mais preparadas para enfrentar e denunciar práticas exploratórias, tornando assim possível a diminuição da exploração trabalhista na sociedade brasileira.

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8 Correções

  1. Olá boa noite!
    Competência 1- Demonstrar domínio da norma culta: 160
    Competência 2- Compreender a proposta de redação: 160
    Competência 3- Selecionar, organizar e interpretar: 160
    Competência 4- Coesão e articulação: 180
    Competência 5- Proposta de intervenção: 160
    OBS: Cuidado com a estrutura do texto, pois sua conclusão ficou relativamente maior que os parágrafos anteriores. Procure trazer mais informações nos parágrafos de desenvolvimento!

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    • Muito obrigada! :)
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  2. Olá boa noite!
    Competência 1- Demonstrar domínio da norma culta: 160
    Competência 2- Compreender a proposta de redação: 160
    Competência 3- Selecionar, organizar e interpretar: 160
    Competência 4- Coesão e articulação: 180
    Competência 5- Proposta de intervenção: 160
    OBS: Cuidado com a estrutura do texto, pois sua conclusão ficou relativamente maior que os parágrafos anteriores. Procure trazer mais informações nos parágrafos de desenvolvimento!

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    • Muito obrigada pela correção e dica! :)
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  3. Boa noite.
    Boa redação!
    1- ótima introdução, fez uma boa alusão histórica e acordou um problema a ser resolvido.
    2- a estrutura do seu texto não está uniforme, seu segundo parágrafo de desenvolvimento está muito pequeno, faltou explorar mais argumentos.
    3- boa conclusão, trouxe uma possível solução para o problema.

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    • Muito obrigada pelas observações! :)
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  4. 1. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. -160
    2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.-146
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. -160
    4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. – 120
    5. Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. – 120

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    • Muito obrigada! :)
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