Iniciante

A exploração trabalhista na sociedade. (Alguém corrige direito, por favor!!!)

  • 1

O livro “O Cortiço” de Aluísio de Azevedo, retrata a história de Bertoleza que trabalhava incansavelmente para seu amante João Romão, para conquistar sua carta de alforria. Fora da ficção, no vigente âmbito brasileiro, tal projeção coincide com a realidade hodierna, no que se refere a exploração trabalhista na sociedade. Nesse prisma, destacam-se dois aspectos importantes: o desemprego e o capitalismo excedente.

Em primeira análise, evidencia-se o desemprego e a necessidade do sustento familiar como um dos maiores fatores para “aceitar” a exploração trabalhista. Sob essa ótica, durante o governo de Getúlio Vargas, foi consolidado as leis trabalhistas com o intuito de assegurar os direitos dos trabalhadores. Entretanto, com a falta de concorrência no mercado de trabalho, os empregadores submetem os proletariados a situações exploradoras em troca de uma renda salarial mínima.

Além disso, é notório o capitalismo excedente no que diz respeito a mão-de-obra. Para Karl Marx, a base da economia capitalista é a exploração do trabalho. Assim, se não existe os trabalhadores, não existe o capital. Desse modo, as empresas e patrões aumentam a carga horária da força de trabalho, gerando mais lucros e sendo desviado para o capitalista. Esse cenário nefasto revela o quão exíguo é o posicionamento de combate das autoridades governamentais quanto à questão.

Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham conter a exploração trabalhista. Dessa maneira, cabe ao Governo Federal reforçar os direitos dos trabalhadores, por meio de divulgações e palestras desenvolvidas aos chefes e funcionários, e criar projetos de melhoria para o país, consequentemente, dando oportunidades de empregos. Somente assim, para o cenário apresentado na obra “O Cortiço” não se repetir.

Compartilhar

4 Correções

  1. 1° Parágrafo: Alguns erros de pontuação, como também foram citadas em outras correções.
    2° Parágrafo: Você poderia usar mais argumentos no D2 ficou um pouco vazio.
    3° Parágrafo: Aqui nessa parte “desviado para o capitalista.”. Ficou bem confuso em, demorou um pouco pra entender. Você poderia colocar por exemplo: ” desviado para o empresário em pró do esforço dos empregados” facilitando a compreensão do leitor.
    4° Parágrafo: A primeira coisa q percebi foi a falta de detalhamento, ou seja, quando vc aborda “desenvolvidas aos chefes e funcionários, e criar projetos de melhoria para o país, consequentemente, dando oportunidades de empregos.”; Traz a dúvida de quais projetos serão criados, quais serão as melhorias além da alta no mercado de trabalho. Nesse mesmo trecho, depois de ” funcionários”, seria de melhor compreensão colocar ” das empresas”, “da companhia”, “da corporação”…
    Além disso faltou ação, efeito, retomada de objetivo e um alguns detalhamento na sua proposta de intervenção, ficou muito vaga.

    Notas em Geral: Estude um pouco mais sobre pontuação. Faça mais argumentações, você tem um bom conhecimento sobre a estrutura da redação, soube abordar a sua tese, soube usar repertórios de forma coesa e acima de tudo não saiu do tema mas, não teve uma boa argumentação com os seus dados apresentados no texto. Pesquise um pouco mais também sobre conclusão e propostas de intervenção. Ademais, espero ter te ajudado. :)

    C1: 100; C2: 120; C3: 80; C4:120; C5: 120.
    Total: 540.

    • 1
  2. Olá, bom dia!

    Parágrafo 01
    Linha 01: deveria ter vírgula depois de “O cortiço”
    Linha 01: deveria ter vírgula depois de “Bertoleza”

    Parágrafo 02
    Linha 01: repetiu a palavra desemprego duas vezes em um período muito próximo, tente usar um sinonimo
    ( Repetiu na última linha do parágrafo 01 e na primeira linha do parágrafo 02)
    Linha 02: faça uma substituição para essa palavra “aceite”. Como ” para que os indivíduos aceitem”. Também não é recomendado que você use palavras entre aspas para dar duplo sentido na redação.
    Linha 03: foram consolidadas as leis trabalhistas
    O verbo consolidar tem que concordar com leis, então coloque ele no plural também.
    Linha 03: deveria ter vírgula após “leis trabalhistas”

    Parágrafo 03
    Linha 02: assim, se não existem trabalhadores*
    Linha 03: não existe capital*
    Linha 04: substitua a frase ” e sendo desviado para o capitalista”, ficou confuso.

    Parágrafo 04
    Linha 01: Depreende-se, portanto, que sejam adotadas medidas***
    Linha 01: use algum sinônimo da palavra conter. ( Ex: evitar/ diminuir/ amenizar…)
    Linha 03: além de criar**
    Linha 03: de melhoria do que?
    Linha 04: retire o consequentemente da frase e deixe para o país, gerando/criando oportunidades de emprego
    Linha 04: substitua a palavra “dando”, coloquei algumas opções acima
    Linha 04: oportunidades de emprego*
    Linha 04: substitui a frase para uma melhor fluidez do texto e para uma melhor coesão e finalização do mesmo
    Algo como : Sendo assim, é esperado que o cenário apresentado na obra “O cortiço” não se repita na sociedade contemporânea.

    Gostei do seu texto, parabéns!
    Seu projeto de texto é bom, dá pra ver que você pensou antes de colocar cada coisa em cada parágrafo, de um forma estratégica, claro!
    Não repete muitas palavras, o que é um ÓTIMO ponto.
    Consegui identificar suas teses, desenvolveu a tese 1 no parágrafo 2 e a tese 2 no parágrafo 3, ótimo também.
    Seus argumentos socioculturais são pra lá de excelentes, parabéns! Gostei bastante da variedade e da relação que fez entre o tema e eles.
    Sua conclusão tem todos os elementos que o Enem existe, porém tente melhorar no detalhamento para que ele fique mais claro, ok?
    Agora alguns pontos a melhorar. Achei que você, em seus parágrafos, escreve pouco a sua opinião, tente desenvolver mais para que não fique um texto expositivo, e sim argumentativo. Para isso, você precisa expor sua opinião. No parágrafo 03 você escreveu até mais sobre seu ponto de vista que no paragro 02.
    Pega uma redação nota mil e vê quanto do parágrafo do aluno ele se referia ao argumento socioculturais (apresentando o filme, série e etc) e quanto do parágrafo ele argumenta sobre o tema relacionando com a alusão.
    Esse é a chave principal para um 900+ no seu texto, o resto foram erros de coesão, coerência e gramática mesmo, oq vão descontar ponto principalmente na competência 01 ( gramática)

    Parabéns e boa sorte no seu vest❤️

    • 1
  3. Nos aspectos estruturais esperados numa redação de ENEM, o modelo está ótimo, obedecendo a apresentação de um repertorio sociocultural produtivo e relacionado ao tema proposto, sem nenhuma observação negativa acerca do uso de conectivos .
    Gostaria apenas de corrigir alguns erros no que diz respeito a competência 1, onde o domínio da norma culta da língua e a ortografia são examinados.
    No paragrafo introdutório, a passagem “de Aluísio de Azevedo” devia estar marcada com virgulas em seu inicio também.
    No D1, há um trecho de alusão histórica ao contexto do governo de Getúlio Vargas (muito bem colocado), onde o correto emprego da concordância não foi dado, corrigindo: ” Sob essa ótica, durante o governo de Getúlio Vargas , FORAM CONSOLIDADAS as leis trabalhistas…”

    • 1
  4. Olá, primeiramente, queria dizer que achei a sua redação fantastica, porém tem alguns pontos que eu queria ressaltar:

    pontos negativos:

    Repetiu a mesma palavra várias vezes durante o texto, e isso é um ponto importantíssimo para uma redação, procure usar sinônimos.

    Muito cuidado com frases longas e com pontuação.

    Apresente mais coerência no texto.

    pontos positivos:

    Apresentou argumentos ótimos e estruturados para defender a sua ideia.

    Apesar de ter alguns erros, achei a pontuação e ortografia dessa redação ótima.

    sustentou as ideias até o fim, fez citações muito boas, e gostei muito da conclusão.

    Seu vocabulário ficou incrível, procure continuar assim.

    Boa tarde e boa sorte no enem e etc.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.