O Samba é um famoso estilo de dança conhecido pelo mundo todo e classificado como um dos principais exemplos da cultura brasileira. Entretanto, a imagem que os estrangeiros têm da cultura brasileira é lamentavelmente sexualizada, o que gera a atual prática de turismo sexual ocorrido no Brasil. Essa problemática origina da hiper sexualização da mulher brasileira que contribui para o aumento dos abusos sexuais em épocas de índices elevados de turismo.
Em primeiro plano, o modo como a mídia sexualiza a imagem da mulher brasileira corrobora a criação de uma visão distorcida fora do país. Segundo o filósofo Pierre Bourdien, ” o que foi criado para ser instrumento da democracia não deve ser convertido em mecanismos de opressão”. Desse modo, a mídia tem feito seu papel de forma equivocada, como por exemplo, criando a personagem “Globeleza” a qual, de maneira inacreditável é representada vulgarmente a fim de homenagear erroneamente a cultura brasileira.
Segundamente, há uma relação entre essa visão inadequada e os elevados números de abusos ocorridos em épocas com grandes eventos turísticos. De acordo com o Ministério do Turismo, na Copa de 2014 ocirrita no Brasil, ouve um aumento de 20% nos abusos sexuais do país. Isso ocorre, pois, a representação sexual que os comerciais, produtos e programas brasileiros passam das mulheres serve como um atrativo para que os turistas se sintam convidados à desrespeitar as mulheres brasileiras.
Com vista no que foi mencionado é necessário que o governo encontre meios para proteger tanto as mulheres quanto a sua imagem. Assim, o Ministério da Cultura deve criar um programa contra a conotação sexual da mulher representada pelas mídias, por meio de verbas governamentais, em que serão fiscalizados os meios midiaticos para incentivar a representação limpa da mulher brasileira. Com isso espera-se acabar com a “cultura sexual” que existe no Brasil e diminuir o número de abusos feitos por turistas.
biancavonposer
“da mulher brasileira que contribui” – da mulher brasileira, que contribui
“como por exemplo” – como, por exemplo
“personagem “Globeleza” a qual, de de maneira inacreditável é” – personagem “Globeleza, a qual, de maneira inacreditável, é
“2014 ocirrita no Brasil, ouve” ocorrida no Brasil houve
” Isso ocorre, pois, a” – Isso ocorre pois a
“midiaticos” – midiáticos
“Com isso espera-se” – Com isso, espera-se