Na série “Rick and Morty”, da Netflix, são retratadas as aventuras vividas por um avô e o seu neto dentro de um universo multidimensional. Ao longo dos episódios, a narrativa revela, num dado momento, que o jovem Morty prefere viajar e se divertir com o avô Rick do que ficar na escola; além do fato de que este último sofre com uma leve depressão, por não enxergar sentido na vida. Fora da ficção, fica claro que a realidade apresentada na série pode ser relacionada àquela da evasão escolar no Brasil: a ausência de um método pedagógico mais lúdico e inspirador para o público infanto-juvenil, assim como os problemas nas relações familiares e domésticas, originam tal fenômeno no sistema educacional tupiniquim.
Primordialmente, é importante destacar que o ensino praticado hodiernamente no país possui um viés altamente mecanicista e pouco atraente para as crianças e adolescentes. Segundo o filósofo francês Michael Foulcalt, em seus estudos sobre o poder na sociedade contemporânea, a educação, na civilização burguesa, funciona apenas como um sistema de controle das massas, para que nada façam mais do que colaborar com a máquina capitalista. Nessa perspectiva, o conhecimento é passado de um modo mecânico, com o objetivo único de adestrar as consciências individuais, o que retira o interesse dos alunos em estarem na escola. Logo, mostra-se patente, na linha de fatores causadores da evasão escolar, as questões pedagógicas.
Outrossim, os conflitos presentes nos lares dos estudantes tornam-se obstáculos para a mitigação da problemática em nível nacional. Fazendo um paralelo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, assinada em 1948 pela ONU, infere-se que toda criança ou adolescente tem o direito à educação, à saúde e à segurança de sua dignidade. Sob esse aspecto, é possível observar, no Brasil, uma violação a essa carta na medida que a população de menor faixa etária convive com brigas e discussões no ambiente caseiro. Destarte, é indubitável, como um dos principais agentes do entrave analisado, a hostilidade nas relações sociais primárias.
Portanto, é mister que sejam tomadas providências para amenizar o quadro atual. Para estimular o aprendizado em sala de aula e, com isso, contribuir para a diminuição das taxas de evasão escolar, urge que o Ministério da Educação e da Cultura implemente, por intermédio das secretarias estaduais de educação, cursos avulsos que instruam o corpo docente das escolas com técnicas de ensino mais lúdicas. Não só, é dever do mesmo órgão da União criar, por meio de parcerias com universidades e institutos educacionais, campanhas publicitárias que conscientizem adultos e responsáveis a respeito de suas influências no processo pedagógico dos jovens. Somente assim, será possível preservar os nossos “Morties” nesta dimensão.
Samuel1818
Opa, Volder!
Excelente texto, no geral mesmo!!! Nem erros de vírgula encontrei.
•ÚNICO ERRO: Lá no 3° parágrafo, quando você diz “uma violação a essa carta”. Esse *a* deve ser craseado, pois ele concorda com a palavra *carta*, que é feminina.
Que carta é essa? A Declaração… Palavra feminina, fica *à*, com crase mesmo.
No mais, só isso. Como o ENEM aceita no máximo 2 erros na C1, e você cometeu um único desvio, não perderia 40pts. Parabéns, sua redação, a meu ver, é nota 1000!
Rodrigo Frota
1º Parágrafo:
“Na série “Rick and Morty”, da Netflix, são retratadas as aventuras vividas por um avô e o seu neto (paralelismo, por um avô e por seu neto) dentro de um universo multidimensional. Ao longo dos episódios, a narrativa revela, num dado momento, que o jovem Morty prefere viajar e se divertir com o avô Rick do que (a, preferir algo a ficar) ficar na escola; além do fato de que este último sofre com uma leve depressão, por não enxergar sentido na da vida. Fora da ficção, fica claro que a realidade apresentada na série pode ser relacionada àquela da evasão escolar no Brasil: a ausência de um método pedagógico mais lúdico e inspirador para o público infanto-juvenil (infantojuvenil), assim como os problemas das relações familiares e domésticas, originam tal fenômeno no sistema educacional tupiniquim.”
2º parágrafo:
“para que nada façam mais do que colaborar com a máquina capitalista”
se limitando a colaborar com a máquina capitalista
3º parágrafo
“Sob esse aspecto, é possível observar, no Brasil, uma violação a essa carta na medida que a população de menor faixa etária convive com brigas”
é “À medida que” ou “na medida em que”
creio que seria o certo “na medida em que” pelo valor causal
acho que são detalhes com continue praticando que tenho certeza que melhorará muito.
Espero ter ajudado.