A EVASÃO ESCOLAR NO BRASIL

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A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito à educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a Evasão Escolar no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a falta de transporte escolar. Nesse sentido, muitos estudantes que residem na zona rural acabam largando a escola pela dificuldade de chegar ao local. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a educação, o que infelizmente é evidente no país.

Ademais, é fundamental apontar a situação econômica precária de muitos estudantes como impulsionadora da evasão escolar no Brasil. Segundo pesquisas realizadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 37,9% dos jovens brasileiros abandonam os estudos em busca de trabalho. Diante de tal exposto, é notório os dados crescentes. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação promova palestras abordando sobre a evasão escolar e formas de combatê-la, a fim de conscientizar os estudantes. Assim, se consolidará uma sociedade mais otimista, onde o Estado desempenha corretamente seu “contrato social, tal como afirma John Locke.

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4 Correções

  1. Olá! Tudo bom? Bom, primeiramente não sou nenhum corretor ou professor, sou apenas um aluno do 9° ano que entende um pouco sobre redação. No meu ponto de vista, as informações argumentadas no seu texto está excelente, achei a contrução da redação muito bem feita, a forma perceptiva de fontes apresentadas foram essenciais, não achei erros gramaticais, e gostei da coesão e coerência.

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  2. Para além da fidelidade e integridade da informação, problema que se impunha com os veículos
    tradicionais da mídia, hoje, com a internet, o homem enfrenta um novo desafio: distinguir, de uma profusão de
    informações supérfluas, as que lhe importam na formação de um pensamento que garanta sua identidade e papel
    social.
    II
    Ponto de vista não é apenas a opinião que desenvolvemos sobre determinado assunto, mas também o
    lugar a partir de onde consideramos o mundo e que influencia de maneira cabal nossas percepções e ações.
    III
    Todos os homens voltam para casa.
    Estão menos livres mas levam jornais
    e soletram o mundo, sabendo que o perdem.
    (ANDRADE, Carlos Drummond de. “A flor e a náusea”)
    Redija um texto dissertativo-argumentativo a partir do que se afirma em I, II e III.”

    De acordo com a obra 1984, de George Orwell, é retratada uma sociedade distópica na qual é controlada por um governo autoritário que busca dissolver o pensamento crítico, fomentando a alienação e distanciamento da formação de uma identidade e papel sociais dos indivíduos. De maneira análoga, é o que vem ocorrendo, na realidade, com a internet, que hoje em dia, tem papel fulcral na influência do exercício de uma função socialmente ativa pelo cidadão. Logo, faz-se imperiosa a análise dos fatores que corroboram com tal problemática.

    Em primeira análise, é fundamental apresentar a propagação excessiva de informações na internet como meio influente no pensamento do indivíduo. Nessa conjuntura, a internet é caracterizada pelo fácil acesso e alto fluxo de informações supérfluas. Nesse sentido, considerando a veiculação excessiva ao usuário, por meio de “sites” e redes sociais, de uma vasta gama de notícias, anúncios, “pop-ups”, “feedbacks”, postagens, comentários, informes dentre outros, pode distanciá-lo das que realmente lhe seriam sadias, retardando e dilatando a formação de pontos de vistas fundamentais para o exercício de um papel e identidade sociais em uma democracia, tais como o de crítica e autocrítica.

    Ademais, deve-se ressaltar a divulgação de informações desonestas e inconfidentes no ambiente cibernético como fator predominante na influência das concepções, percepções e ações de um indivíduo dentro de uma sociedade. Desse modo, a publicação e circulação de falsas informações pode corromper o ponto de vista e consequentemente a visão acerca do mundo e corpo social em que vive o indivíduo, obstruindo sua formação no pensamento autônomo e fomentando a alienação.

    Portanto, é notório a capacidade de influência da internet sobre o pensamento de seus usuários. Assim sendo, o meio essencial para supressão a tal obstáculo, é justamente a educação, na fomentação do exercício crítico e autocrítico do indivíduo, para construção de pontos de vista próprios e, consequentemente, o exercício de uma função socialmente ativa e autônoma no uso da internet, distinguindo as informações que realmente lhe sejam benéficas.

    Obs.: Isso não é uma dissertação argumentativa enem, mas de concurso. Logo, não se exige proposta de intervenção com agente, ação, meio/modo etc, é facultativo e pode ser bem básica. O que interessa mesmo é os pontos argumentativos, coesão e coerência, erros gramaticais e verbais etc

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  3. Olá!
    Sua redação está muito boa.
    Você teve uma boa compreensão do tema, dominou com maestria a competência da norma culta da linguagem e estruturou muito bem seu texto.
    Vale a pena trabalhar mais nos seus parágrafos de desenvolvimento, algumas linhas a mais poderiam deixar seu texto mais forte.
    De pontos negativos, acho que sua proposta de intervenção foi um pouco fraca de acordo com seus argumentos. Se o problema está no transporte e na dificuldade financeira familiar, então o governo poderia ajudar mais com vale-transporte, mais tipos de transportes em locais com menos movimentação (Ministério da Infraestrutura), algum auxílio familiar pra ajudar as famílias com baixa renda (Ministério da Economia), ou até mesmo adicionar a sua proposta o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos para que eles promovam a inclusão para a minoria que não tem ou não pode acessar as escolas.
    De qualquer forma, parabéns pela redação, você está indo muito bem!

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  4. Olá Jessika_Nascimento! Bom texto, parabéns pela forma com que discorreu acerca deste entrave social.
    – Você demonstrou um bom domínio da norma culta da língua portuguesa, respeitou os limites estruturais do gênero textual, sugiro que melhore quanto ao número de linhas em cada paragrafo que deve ser de no mínimo 5, esse número pode variar um pouco (construa redações com 7 linhas de introdução, 6 de desenvolvimento um e 6 de desenvolvimento 2 e o resto disponibilize pra sua Conclusão, não é uma regra mas é como um padrão encontrado nas redações que alcançaram nota máxima na maioria dos vestibulares).
    – Uma sugestão que pode ser feita é relacionada ao uso de verbos no gerúndio (terminados em NDO), como “dificultando” encontrado na linha na introdução, verbos assim devem ser evitados, pois podem ser considerados informais para textos argumentativos e se muito usados (não é o caso) pode ser retirados pontos na competência 1 que diz respeito a norma culta.
    – Você demonstrou uma boa compreensão da proposta de redação e aplicou conceitos de variadas áreas do conhecimento citou uma ótima alusão a Carta Magna Federal, e a citação do Contrato social de John Locke. Sugiro que pesquise um pouco sobre o livro “O Cidadão de Papel’ uma importante alusão de um escritor brasileiro.
    – Você demonstrou um bom conhecimento no que se refere ao conhecimento de mecanismos linguísticos necessários para uma boa articulação textual, isto é, o uso de conectivos.
    – Elaborou uma boa proposta de intervenção, importante destacar a retomada de uma das alusões utilizadas o que conecta muito bem sua introdução a sua conclusão.

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