A evasão escolar no Brasil

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A Igreja Católica medieval foi uma peça fundamental para a criação das universidades, fundando a primeira delas, a Universidade de Paris, tornando-se um dos pontos de partida para o sistema educacional. No Brasil esse sistema ainda enfrenta adversidades no que se refere a lidar com alguns problemas, entre eles principalmente a evasão escolar. Em síntese, pode-se destacar alguns pontos: o manuseio com o investimento na educação e a dificuldade financeira de algumas famílias.

Diante desse cenário, vale ressaltar que segundo a Unicef(Fundo das nações unidas para a infância), cerca de 3,5 milhões de pessoas no Brasil abandonaram a escola. Em posse dessa informação, fica evidente a desvalorização do ensino no Brasil. Isso somado ao montante dos restos a pagar na educação, que em 2020 chegou a 17 bilhões, segundo Todos pela Educação. Esses dados são extremamente alarmantes, pois coloca em xeque o real investimento na educação no Brasil.

Por outro lado, a dificuldade financeira de algumas famílias têm relação direta com aprendizagem, pois segundo Aprendiz em Foco: “quanto maior a renda, mais os estudantes avançam nos estudos”. Além disso, muitas pessoas de baixa renda recorrem ao ensino público, que por sua vez apresenta falhas em sua estrutura, pois segundo os resultados da última Prova Brasil de 2015: “mais de 65% dos alunos brasileiros no quinto ano da escola pública não sabem reconhecer um quadrado, um triângulo ou um círculo.” E acaba que muitas famílias de baixa renda optam por colocar o filho no trabalho em vez da escola.

Portanto, faz-se assim a necessidade da união do Governo Federal, juntamente com o Ministério da Educação, na condição de garantir os direitos da população, para a criação de projetos que incentivam os jovens a retornarem para escola, e por meio de propagandas, fazer uma abordagem mais atual e altruísta de pessoas com necessidades financeiras, fazendo assim o Brasil ser sinônimo de uma boa educação e equidade.

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3 Correções

  1. Olá!

    INTRO
    -ausência de vírgula: “A Igreja Católica medieval, foi uma..”
    -ausência de vírgula: “No Brasil, esse sistema…”
    -ausência de vírgula: “…enfrenta adversidades, no que se refere…”
    -ausência de vírgulas: “… entre eles, principalmente, a evasão escolar.”
    -tese bem estruturada e desenvolvida
    -2 problemáticas facilmente identificadas

    D1 (manuseio com o investimento na educação)
    -ausência de vírgula: “ressaltar que, segundo…”
    -reptição próxima (Brasil), o segundo pode ser substituído por “no país”
    -o genero do texto é dissertativo-argumentativo, sua argumentação ficou observada, apenas nas passagens.: “Em posse dessa informação, fica evidente a desvalorização do ensino no Brasil.” e “Esses dados são extremamente alarmantes, pois coloca em xeque o real investimento na educação no Brasil.”, o que é um problema
    -nunca comece seu parágrafo com uma citação, sempre comece apresentando a ideia proposta a ser trabalhada no parágrafo
    -procure utilizar apemnas 1 repertório, isso da mais espaço para a sua argumentação
    -evite expressões rigidas como “extremamente”
    -sempre especifique suas fontes “segundo Todos pela Educação” um site? ONG? reportagem? projeto? você sempre sanar quaisquer dúvidas do corretor

    D2 (dificuldade financeira de algumas famílias)
    -erro de concordância: “têm relação direta” (tem, haja vista que concorda com ‘dificuldade financeira’, e esta não está no plural)
    -novamente, especifique suas fontes “segundo Aprendiz em Foco”
    -procure utilizar apenas um repertório para dar mais espaço a sua argumentação, pois é por meio desta que o corretor vai ver o seu conhecimento de mundo e seu posicionamento em relação a tal problemática

    CONCLUSÃO
    -ação: criação de projetos que incentivam os jovens a retornarem para escola | fazer uma abordagem mais atual e altruísta de pessoas com necessidades financeiras
    -meio/modo: ? | por meio de propagandas
    -agente: Governo Federal, juntamente com o Ministério da Educação
    -finalidade: na condição de garantir os direitos da população | ?
    -detalhamento: ? | ?

    |FEEDBACK|
    Muito bem desenvolvida, porém, pelo excesso de repertórios, sua argumentação ficou escassa. Procure investir mais no use de conectivos e utilizar apenas 1 repertório em cada parágrafo, sua opinião crítica é o fator fundamental em uma redação do enem.

    C1: 160
    C2: 160
    C3: 120
    C4: 160
    C5: 120
    NOTA: 720

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  2. Introdução:
    – erros com a vírgula. Sempre que você citar um LUGAR, MODO, TEMPO… deve colocar a vírgula logo após : “ A Igreja Católica medieval, ” “No Brasil, ”
    – você apresenta o tema fazendo uma comparação entre uma realidade e outra. Muito bem!
    – problemáticas bem demarcadas, isso mostra organização! Parabéns.

    D1:
    – você inicia seu d1 citando um repertório, não está errado, entretanto não é aconselhável! Isso deixa sua argumentação um pouco de lado, o ideal é você iniciar com palavras suas.
    – “Em posse dessa informação, fica evidente a desvalorização do ensino no Brasil.” Esse período não estabelece diretamente uma conexão com os dados, ou seja, não se faz produtivo, umas vez que cita: “[…]fica evidente a desvalorização do ensino[…]” não fica evidente, pois seu dado está generalizado, o abandono pode esta relacionado a outros fatores.
    seu d1 está carregado de informações poucas desenvolvidas, lembre-se mais importante que seus repertórios são seus argumentos.

    D2:
    – Por outro lado, a dificuldade financeira de algumas famílias têm relação direta com aprendizagem, pois segundo Aprendiz em Foco: “quanto maior a renda, mais os estudantes avançam nos estudos”. Esse início está legal, mas uma dica: fragmente esse período deixando o tópico frasal sozinho: “Por outro lado, a dificuldade financeira de algumas famílias têm relação direta com aprendizagem.
    – Cuidado com as repetições (pois, segundo, Brasil, baixa renda, escola). Não há nenhum problema em repetir palavras que estão no tema, mas atenção na proximidade entre elas.
    – Mais uma vez muitas informações e poucos argumentos. DICA: cite um ou dois repertórios por parágrafos.

    Conclusão:
    – organize melhor os elementos da conclusão. DICA: faça sua conclusão no planejamento de texto.
    – seja direto.
    – “União” é maiúsculo

    ° agente: “Governo Federal, juntamente com o Ministério da Educação,
    ° ação: “ criação de projetos que incentivam os jovens a retornarem para escola”
    ° meio: ?
    ° detalhamento: detalhamento do agente e da ação
    ° finalidade: “que incentivam os jovens a retornarem para escola”
    c1 – não tenho credibilidade para falar sobre isso, mas encontrei erros com a vírgula e acertos com a ênclise: 160
    c2 – cita todas as palavras do tema e usa repertórios legitimados e pertinentes, falta estabelecer mais produtividade: 180
    c3 – embora haja uma boa organização na introdução, nos desenvolvimentos não há criticidade por conta do excesso de informações: 120
    c4 – muitas repetições, mas usa bons nexos interparágrafos: 140
    c5- 4/5 elementos exigidos: 160

    Nota: 760
    Argumente mais!! Desculpe qualquer equívoco. Parabéns ; )

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  3. “A Igreja Católica medieval foi uma peça fundamental para a criação das universidades, com atuação em fundar a primeira delas, a Universidade de Paris, que viria a se tornar um dos pontos de partida para o sistema educacional. No Brasil, atualmente, o âmbito da educação ainda enfrenta adversidades, entre eles, principalmente, a evasão escolar. Em síntese, pode-se destacar alguns pontos: o manuseio com o investimento na educação e a dificuldade financeira de algumas famílias.”

    – Evite a repetição de mesmo termo na mesma parte do texto.

    – Cuidado com o uso de vírgulas.

    – Quando o tema exemplifica “No Brasil” tente usar analogias históricas, citações brasileiras. Ou explicar a consequência no Brasil, do jeito que você fez ficou muito superficial.

    – Apesar de ter exemplificado a universidade, o tema bate mais na tecla da escola, por isso a adaptação que eu fiz, tentar englobar todas as vertentes da educação. Você usar “esse sistema, no Brasil”, nosso sistema de educação não é mais medieval, não da para usar esse pronome.

    “Diante desse cenário, vale ressaltar que segundo a Unicef (Fundo das nações unidas para a infância), cerca de 3,5 milhões de pessoas, no Brasil, abandonaram a escola. Em posse dessa informação, fica evidente a desvalorização do ensino no Brasil. Isso somado ao montante dos restos a pagar na educação, que em 2020 chegou a 17 bilhões, segundo Todos pela Educação. Esses dados são extremamente alarmantes, pois coloca em xeque o real investimento na educação no Brasil.”

    – Você deve lembrar que o texto do ENEM é ARGUMENTATIVO. Seu desenvolvimento ficou expositivo, sua “voz” quase não aparece nessa parte. “fica evidente a desvalorização do ensino no Brasil”, pelos dados fica sim, mas o que causa a evasão? Tem ligação com classe social? Falta de infraestrutura? Falta de incentivo?

    – Uma dica é perguntar para sim mesmo o por quê e responder no texto. Exemplo: Fica evidente a desvalozarição (mas por quê existe essa desvalorização?), uma vez que a educação está caminhando a tornar-se mais elitista, dividindo-a entre classes sociais…

    “Por outro lado, a dificuldade financeira de algumas famílias têm relação direta com aprendizagem, pois segundo Aprendiz em Foco: “quanto maior a renda, mais os estudantes avançam nos estudos”. Além disso, muitas pessoas de baixa renda recorrem ao ensino público, que, por sua vez, apresenta falhas em sua infraestrutura, que vão desde a ausência de acompanhamento psicológico a baixos investimentos públicos para incitar a maior partipação estudantil neste meio. Consequentemente, a omissão governamental, em auxiliar financeiramente, resulta na evasão escolar, atingindo, em maior escala, a população de classe socio-econômica baixa. ”

    – Você cometeu o mesmo erro no D.2, você está ausentando sua autoria, tente diminuir o uso de contextos, exemplos, citações.

    – As correções do D.2 que eu fiz seria como você deveria ser mais ativo em dar sua opinião, não precisa ser daquele jeito mas semelhante, procurando o “por quê”, “como isso começou”, “afeta qual porção social”…

    “Portanto, faz-se assim a necessidade da união do Governo Federal (agente), juntamente com o Ministério da Educação (agente), na condição de garantir os direitos da população (o que), para a criação de projetos que incentivam os jovens a retornarem para escola (para que), por meio de propagandas (como), fazer uma abordagem mais atual e altruísta de pessoas com necessidades financeiras (o que), fazendo assim o Brasil ser sinônimo de uma boa educação e equidade.”

    – Esse é a sua conclusão sem nenhuma alteração, mas com demarcação dos agentes.

    “Portanto, faz-se assim a necessidade da união do Governo Federal, juntamente com o Ministério da Educação, na condição de garantir os direitos da população, para a criação de projetos que incentivam os jovens e as crianças a permanecerem e retornarem para o sistema educacional, por meio de propagandas em redes sociais, palestras, feira de ciências e ações educativas, além de fazer uma abordagem mais atual e altruísta de pessoas com necessidades financeiras, por intermédio de auxílio e bolsas de ajuda monetária, fazendo, assim, o Brasil perpetuar a iniciativa da Igreja Católica.”

    – Você precisa detalhar sua conclusão, pois ela é a única parte do texto que sozinha garante 200 pontos. Você precisa conectar sua conclusão a sua introdução para confirmar um texto-circuito (texto que tem todas as partes conectadas), é simples fazer isso, tente retomar o contexto, o exemplo, a citação que fez na introdução.

    – Obviamente que tentei deixar o texto ainda parecido ao seu inicial, mas existem bastantes pontos que precisam ser mudados, mas são fáceis de mudar. Em resumo, você escreve muito bem e com a prática seu texto atingirá a perfeição rapidamente.

    C1: 160.
    C2: 140.
    C3: 120.
    C4: 180.
    C5: 160.

    Nota: 760.

    – As competências 2 e 3 caminham juntas, pela falta de argumentação você caiu dos 820 pontos, lembre de dar a sua OPINIÃO, ARGUMENTAR TEU PONTO DE VISTA, não se esconda nos dados estatísticos.

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