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A evasão escolar no Brasil

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De acordo com a Constituição Federal, promulgada em 1988,todos possuem o direito a saúde, segurança e educação. Conquanto, percebe-se que isso não ocorre de fato quando se observa a questão da evasão escolar hodiernamente no Brasil. Nese contexto, torna-se evidente como causas o acesso limitado ao ambiente estudantil, bem como a necessidade de entrar no mercado de trabalho precocemente.

Em primeiro plano, é evidente que a falta de vagas e investimentos estatais direcionados as escolas, é um dos fatores que corroboram para a persistência do impasse. Semelhante a isso, antes de 1808,o Brasil investia pouco nas áreas da ciência e artes, porém com a chegada da Corte Portuguesa ao Brasil, foram criadas escolas, faculdades e criada a Biblioteca Nacional. Diante disso, contemporaneamente o ensino público padece com a superlotação de salas de aula, além da falta de professores e materiais didáticos desinteressando os alunos e levando uma porcentagem não continuar os estudos.

Outrossim, a ausência de recursos financeiros acarreta saída de estudantes, que optam por procurar um emprego. A exemplo disso, durante a Revolução Industrial, crianças e adolescentes trabalhavam durante horas sem nenhum contato com a escola com a finalidade de contribuir financeiramente em casa. Não distante disso, milhares de jovens abandonam a escola para se inserirem no mercado de trabalho em busca de uma melhor qualidade de vida, contudo devido a pouca escolaridade as oportunidades de emprego são de salários bem baixos.

Logo, medidas estratégicas são necessárias para modificar esse cenário. Portanto, cabe ao MEC desenvolver palestras em escolas, para principalmente alunos do Ensino Médio, por meio de profissionais qualificados e de nível superior de modo a mostrar a importância da conclusão dos estudos no mercado de trabalho. Ademas, tais palestras devem ser exibidas nas redes sociais com a finalidade de atingir mais pessoas. Dessa forma se alcançara os direitos assegurados pela Constituição Federal.

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3 Correções

  1. COMPETÊNCIA I
    Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa:
    160
    COMPETÊNCIA II
    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa:
    180
    COMPETÊNCIA III
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista:
    200
    COMPETÊNCIA IV
    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação:
    160
    COMPETÊNCIA V
    Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos:
    120
    Nota: 820

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  2. Competência l (120): Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolhas de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções de escrita.
    (1) todos possuem o direito à saúde. Faltou inserir a crase diante de palavra feminina
    (2) Nesse contexto
    (3) a falta de vagas e de investimentos estatais direcionados às escolas. Faltou a crase
    (4) corrobora uma persistência do impasse. “Corroborar” é um verbo transitivo direto, por isso não há preposição depois dele. Além disso, há erro de concordância, pois “corrobora” concorda com “UM dos fatores”
    (5) Diante disso, contemporaneamente,… Faltou inserir a vírgula
    (6) além da falta de professores e materiais didáticos, o que leva os estudantes a ficarem desinteressados pelos estudos.
    (7) em busca de uma melhor qualidade de vida, contudo, devido a pouca. Em começo de frase, “contudo” não deve ser seguido de vírgula, pois é uma conjunção, ou seja, liga uma oração a outra. Quando está deslocado na frase, porém deve aparecer entre vírgulas, pois neste caso há uma intercalação.
    (9) devido à pouca escolaridade, as oportunidades de emprego são de salários bem baixos. Inserir crase diante de palavra feminina e inserir vírgula.
    (10) Ademais
    (11) devem ser exibidas nas redes sociais, com a finalidade de atingir mais pessoas. Inserir vírgula
    (12) Dessa forma, se alcançará os direitos assegurados pela Constituição Federal. Faltou inserir vírgula após a conjunção “dessa forma” e acentuar a palavra “alcançará.
    -Resumindo: Estude regra de vírgula, crase, concordância e regência verbal.
    Competência ll (160): Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
    -A CII te avalia em compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. Você compreendeu totalmente a proposta temática, apresentou um bom domínio do gênero textual e trouxe repertórios socioculturais pra fundamentar os argumentos. Porém, o uso do repertório no primeiro desenvolvimento não foi tão produtivo, pois os benefícios que a Coroa portuguesa trouxe ao Brasil não tem relação com o problema que você levanta no parágrafo.
    Competência lll (160): Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
    -A CIII te avalia em selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. É nessa competência que sua tese é avaliada, ou seja, o seu posicionamento a respeito do tema proposto. O seu ponto de vista tem que ser claro e apresentado logo na introdução, juntamente com os pontos que você vai argumentar no seu desenvolvimento para apoiar a sua posição. Você trouxe causadores explícitos na introdução e defendeu eles nos respectivos parágrafos, o que deixou o seu texto bem planejado. Pra melhorar mais ainda nesta competência, sempre feche os argumentos no final, por meio de incitação à solução, síntese de ideias ou uma consequência, para que haja uma organização de ideias. Além disso, seria bom você trazer uma fonte para comprovar seus argumentos em algum dos desenvolvimentos.
    Competência IV (160): Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
    – CIV te avalia em demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Essa competência analisa sua capacidade de articular as partes da sua redação, usando conectores textuais. Você repetiu três vezes o “disso” e no primeiro desenvolvimento, após o uso do repertório, seria legal trazer um conectivo de semelhança: Igualmente, De maneira idêntica, etc.
    Competência V (200): Elabora muito bem a proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
    -A Competência V agora pede que a sua intervenção possua 5 elementos para obter a nota máxima: o agente (quem executa?); a ação (o que deve ser feito?); o modo/meio (como deve ser feito?); o efeito (a fim de que deve ser feito?) e o detalhamento, que deve acrescentar alguma informação a qualquer um dos elementos. Assim, a sua proposta está completa, mas tente deixar ela mais detalhada, ok?
    Nota final: 800

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  3. Olá, o seu texto está muito bom.
    Apresenta alguns erros de pontuação e pouquíssimos erros gramáticais , não fugiu do tema e apresentou ótimos argumentos para desenvolve-lo.
    Sua introdução esta boa, contém apenas alguns erros de pontuação.
    Soube fazer os dois desenvolvimentos, apresentando argumentos para o problema e soube defender os mesmos.
    A conclusão também está ótima, com proposta de intervenção sem ferir os direitos humanos e apresenta quem, como, o que e para que.
    Meus parabéns, ótimo texto!
    Acredito que a pontuação da sua redação seria entre 760 a 860.

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