A construção dos feudos e seus muros, demarcavam uma determinada área e foram responsáveis por segregar nobreza e plebe, deixando evidente as diferenças sociais e econômicas entre as classes na época. Na sociedade e na educação brasileira não é diferente, afinal, os muros representados pelas desigualdades econômicas e pela falta de políticas públicas, inviabiliza o acesso a educação de forma equitativa a todos, fazendo com que a evasão escolar entre jovens cresça para que estes possam trabalhar. Portanto, faz-se necessário entender as causas do problema.
É importante abordar, que as barreiras econômicas enfrentadas por muitos estudantes são a principal causa da evasão escolar, isso é muito bem retratado na música “cota não é esmola” onde Bia Ferreira – compositora – descreve a vida de jovens pobres, periféricos e/ou mulheres, e o quanto essas situações torna tentadora a ideia de desistir dos estudos. Junto a isso, há o aumento da pobreza que segundo a Fundação Getúlio Vargas, triplicou de 2020 para 2021, intensificado pelo valor humilhante do auxílio emergencial que teve cortes justificado pela falta de verba, o que é contraditório quando em 2020 o presidente da república gastou mais de 15 milhões de reais em leite condensado para consumo próprio.
Em consequência da inação do governo federal, cresce no país segundo a CNI, 50% das empresas reportaram mão de obra desqualificada. A CNI ainda alerta que se não houver melhoria na educação básica, fundamental e média, é certo o aumento desse percentual. O grande número de profissionais desqualificados também resultou em um disparo de 14,8 milhões de desempregados. Apresentados os fatos, fica nítido que a inércia e o despreparo dos governantes, criam e agravam problemas para si mesmos e principalmente para a sociedade brasileira.
Dessa forma, torna-se urgente o Ministério da Economia e o Ministério da educação em conjunto com estados e municípios elaborar políticas públicas visando a profissionalização dos trabalhadores e a geração de empregos, este, resultaria na queda da desigualdade econômica. Assim, os mais jovens e as próximas gerações, teriam acesso digno ao conhecimento, e com ele possa-se quebrar os muros da desigualdade.
Laysaa0
Olá, tudo bem?
Parabéns por sua redação, ela está muito boa. Mas, há alguns “erros”, a sua introdução está ótima, parabéns, entretanto ao observar seus parágrafos é notório que existe a falta de desenvolvimento em alguns parâmetros, e a falta da especificação do órgão CNI. As sua conclusão está boa e objetiva.
espero ter ajudado, bons estudos!!! ;)
Nammono
Olá! Primeiramente, parabéns pela redação.
•1 parágrafo
A construção dos feudos e seus muros,(¹) demarcavam uma determinada área e foram responsáveis por segregar nobreza e plebe, deixando evidente as diferenças sociais e econômicas entre as classes na época.(²)
¹ – não tem vírgula aí.
² – eu especificaria a época com um número mais exato. Exemplo: entre as classes do século XX; do século XlV…
Pontos positivos -> você problematizou,contextualizou e citou problemas do tema.
•2 parágrafo
É importante abordar,(¹)que as barreiras econômicas enfrentadas por muitos estudantes são a principal causa da evasão escolar,(²)
¹ – não tem vírgula. Teria se você colocasse ” é importante abordar, também,…”
•3 parágrafo
Em consequência da inação do governo federal, cresce no país(¹) segundo a CNI(²), 50% das empresas reportaram mão de obra desqualificada.
¹ – cresce o que?
² – O que é CNI? (Especifique)
-> trabalhe mais na argumentação. Você utilizou muitos dados estatísticos mas não os usou como base pra argumentar. Lembre-se: dados na redação só servem para comprovar o ponto de vista.
•4 parágrafo
Dessa forma, torna-se urgente(¹) o Ministério da Economia e o Ministério da educação(²) em conjunto com(³) estados e municípios elaborar(⁴)
¹- torna-se urgente que
²- vírgula
³- você esqueceu de colocar “os”
⁴- elaborem (é preciso que o ministério da educação,o da economia e as escolas ELABOREM…)
cartola682
A construção dos feudos e seus muros,(1) demarcavam uma determinada área e foram responsáveis por segregar nobreza e plebe, deixando evidente as diferenças sociais e econômicas entre as classes na época. Na sociedade e na educação brasileira não é diferente, afinal, os muros representados pelas desigualdades econômicas e pela falta de políticas públicas,(1) inviabiliza o acesso a(2) educação de forma equitativa a todos, fazendo com que a evasão escolar entre jovens cresça para que estes possam trabalhar. Portanto, faz-se necessário entender as causas do problema.
1 – não separa sujeito do verbo com vírgula.
2 – crase (à)
É importante abordar, que as barreiras econômicas enfrentadas por muitos estudantes são a principal causa da evasão escolar, isso é muito bem retratado na música “cota não é esmola” onde Bia Ferreira – compositora – descreve a vida de jovens pobres, periféricos e/ou mulheres, e o quanto essas situações torna(3) tentadora a ideia de desistir dos estudos(4). Junto a isso, há o aumento da pobreza que segundo a Fundação Getúlio Vargas, triplicou de 2020 para 2021, intensificado pelo valor humilhante do auxílio emergencial que teve cortes justificado pela falta de verba, o que é contraditório quando em 2020 o presidente da república gastou mais de 15 milhões de reais em leite condensado para consumo próprio.(5)
3 – essas situações tornam
4 – por que uma vida na periferia torna tentadora a ideia de desistir nos estudos?
5 – é bom trazer dados, mas tenta trazer mais explicações, no Enem você não vai precisar de dados, mas de bons argumentos. https://www.youtube.com/watch?v=TEphh6EIYGU&t=398s&ab_channel=Lumaeponto
Em consequência da inação do governo federal, cresce no país(6) segundo a CNI, 50% das empresas reportaram mão de obra desqualificada. A CNI ainda alerta que se não houver melhoria na educação básica, fundamental e média,(7) é certo o aumento desse percentual. O grande número de profissionais desqualificados também resultou em um disparo de 14,8 milhões de desempregados. Apresentados os fatos, fica nítido que a inércia e o despreparo dos governantes, criam e agravam problemas para si mesmos e principalmente para a sociedade brasileira.
6 – o que cresce no país?
7 – explique a relação da educação e do desemprego.
Dessa forma, torna-se urgente(8) o Ministério da Economia(agente) e o Ministério da educação(9) em conjunto com estados e municípios elaborar(ação) políticas públicas visando a profissionalização dos trabalhadores (finalidade)e a geração de empregos, este, resultaria na queda da desigualdade econômica. Assim, os mais jovens e as próximas gerações, teriam acesso digno ao conhecimento(detalhamento), e com ele possa-se quebrar os muros da desigualdade.
8 – torna-se urgente que
9 – (,em conjunto com estados e municípios,) – faltou vírgula.