Estudante

A evasão escolar em questão no Brasil atual

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A Constituição Federal de 1988, lei fundamental e suprema do país, prevê em seu artigo 6°, o direito à educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Entretanto, na atualidade, não há o cumprimento dessa garantia, principalmente, no que diz respeito à evasão escolar. Desse modo, é imprescindível analisar as causas desse revés, dentre as quais se destacam a desigualdade socioeconômica e a educação tecnicista.

Primeiramente, cabe ressaltar que a problemática advém, em muito, da disparidade social e econômica. Nesse viés, o “Princípio da Diferença” , conceito idealizado pelo professor de filosofia política John Rawls, infere que a sociedade deve ser organizada de forma a dar oportunidades iguais aos menos favorecidos. Contudo, a atual realidade brasileira, contraria a lógica de Rawls, uma vez que muitos estudantes devido à baixa renda abandonam os estudos para trabalhar, a fim de ajudar a família a custear as despesas da casa. Consequentemente, essa atitude retarda a volta à sala de aula, o que leva ao despreparo profissional formal e tende a ocasionar maiores dificuldades de inserção no mercado de trabalho.

Ademais, vale mencionar o modelo educacional pouco atrativo aos jovens como outro fator que contribui para a manutenção do problema. Segundo a teórica Vera Maria Candau, o modelo escolar contemporâneo reproduz os padrões do século XIX , de modo que não consegue criar ferramentas eficazes para solucionar os desafios atuais. Nessa perspectiva, nota-se que, as escolas priorizam a aprendizagem técnica dos conteúdos , se distanciando do contexto social e da visão de futuro dos alunos. Com isso, as instituições educativas deixam de ser um ambiente instigante e tornam-se agentes contribuintes à evasão escolar.

Verifica-se, portanto , a necessidade de ações capazes de mitigar o entrave. Para tanto, o Ministério da Educação , em parceria com as escolas, deve criar projetos que visem tornar a aprendizagem mais interessante, por meio da inserção de atividades na Base Nacional Comum Curricular que potencializem as diferentes capacidades intelectuais e cognitivas dos discentes, como práticas desportivas e aulas de música , com o intuito de combater a desistência estudantil. Dessa maneira, tornar-se-á possível a efetivação dos elementos elencados na Magna Carta.

 

Obs: deu 29 linhas no rascunho. Se possível corrigir erros gramaticais, de acentuação, pontuação , etc.

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1 Correção

  1. Boa tarde, sua redação está muito bem feita, estruturada, com argumentos bem colocados e proposta de intervenção muito bem desenvolvida. Não posso ajudar muito na questão da gramática, me desculpe. Você escreve muito bem, continue assim.

    Acho que sua nota ficaria entre 960-1000. Espero ter ajudado.

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