Estudante

A EVASÃO ESCOLAR EM QUESTÃO NO BRASIL

  • 0

Professores sem perspectiva de carreira, falta de estrutura e equipamentos pedagógicos; não é de hoje que o acesso à educação e a escola é desigual no Brasil. Apesar de todos os avanços e do reconhecimento da educação como um direito constitucional, a taxa de abandono e a de não renovação de matrícula só cresce a cada ano. Por mais que se discuta muito sobre o tema, ele ainda é um problema que não é resolvido e precisa urgentemente de uma solução.

Só para ilustrar, na série “Segunda Chamada” a personagem Rita teve que abandonar os estudos por ter enfrentado a gravidez na adolescência. Igualmente acontece fora da ficção. Acompanhados de outras questões como por exemplo, o analfabetismo funcional, a taxa de evasão escolar tem crescido a cada ano, sendo esta a terceira maior do mundo de acordo com o portal “SomosPar”. Esse dado da ênfase a dimensão, e mostra o quão a educação enquanto direito social previsto no sexto paragrafo da Constituição Federal não vem sendo respeitado, o que torna a situação ainda mais agravante, tendo em vista que uma sociedade que não tem educação, é uma sociedade atrasada.

Logo depois, existe a questão da falta de comprometimento dos órgãos público para reduzir e exterminar o problema. Inegavelmente, todos são conhecedores da realidade da educação no Brasil. Quer dizer, escolas sem estruturas, professores sem perspectiva de carreira, mal remunerados, falta de material escolar, planos de ensino inadequados. São fatores que está presente há muitos anos, que faz com que a qualidade educacional só caia e mesmo assim não são criadas medidas para resolver, formando cidadãos inaptos ao mercado de trabalho, sem orientação, com baixa autoestima e sem um projeto de vida.

Portanto, providências precisam ser tomadas para resolver o impasse.  Desta forma, compete ao Ministério da Educação, elaborar um programa de reforma educacional. Essa ação deve ser feita por meio de medida provisória, uma vez que esse programa deva trazer assistência aos alunos e professores a respeito de diversos do tema da realidade, com o objetivo de sanar o vício, tornando-se assim o ambiente escolar um espaço mais atrativo.

Compartilhar

3 Correções

  1. olá, tudo bem?, parabéns pela sua redação um tem bem peculiar…. mas em fim quero de dar algumas dicas para deixar sua redação um pouco mais satisfatória quando o leitor ler.
    primeiro vi que na sua introdução você foi direto ao ponto , isso é bom mas lembre o corretor quer algo leve para começar a ler então comece sua redação usando um repertório( um dado histórico, um filme a constituição). Então você citou a constituição na sua tese , porque não ter colocado um artigo na introdução ou até mesmo ter pegado aquela série que você citou no D1 coloque na introdução assim deixa o texto mas claro , e fica fácil onde está seu posicionamento, mas seu D1 e D2 ficaram muito bom mesmo parabéns, sua conclusão também, PARABENS de verdade mesmo.

    • 1
  2. Oi, Bom dia! Tudo bem? Espero que sim.
    Não sou uma especialista no assunto, mas vou tentar te ajudar para que sua redação fique ainda melhor. Eu gostei da sua redação, acho que você tem bons repertórios e ótimas ideias, mas acredito que elas tenham sido pouco desenvolvidas, tente dissertar um pouco mais sobre o problema e suas causas. Tente trabalhar um pouco mais na diversificação do vocabulário e tente não começar com uma frase de impacto, comece de uma maneira mais leve. Amei a sua redação, tenho certeza que você vai conseguir tirar nota 1000. Boa sorte e todo sucesso do mundo.

    • 0
  3. Olá, tudo bem?
    Você escreve bem, sua redação ficou boa.
    Bom… vou falar um pouco do que eu acho que poderia melhorar.
    No lugar de começar a introdução logo com os problemas, procure iniciar contextualizando o tema( O que é, alguma alusão e depois falar as problemáticas).
    No desenvolvimento 1 você não colocou um tópico frasal. O ideal é que você comece com o tópico, defenda a sua tese com argumentos, e depois coloque um repertório para da consistência aos argumentos.
    Sentir falta de conectivos no decorrer do texto.
    Cuidado para não escrever frases coloquialmente. Busque manter a norma culta padrão.
    A conclusão ficou pequena mas cumpriu todos os critérios.
    Continue praticando, você esta quase lá.
    BONS ESTUDOS!!!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.