De acordo com o site Toda Matéria, “evasão escolar é o ato de deixar de frequentar as aulas, ou seja, abandonar o ensino em decorrência de qualquer motivo”. Nesse sentido podemos ressaltar alguns pontos como, a situação econômica e a gravidez na adolescência.
Em 2013, a Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), indicou que o Brasil ocupa a terceira faixa de maior abandono escolar no ranking de 100 países. Nota-se, que a situação econômica do aluno, bem como da sua família interfere diretamente nas questões escolares, por consequência os mesmos são obrigados a abandonar a escola para ajudar com as despesas da casa, ou até mesmo para terem autonomia financeira e assim acabam nunca mais voltando a sala de aula.
De acordo com a Fundação Abrinq quase 30% das mães adolescentes, com até 19 anos, não concluíram o ensino fundamental. Como resultado da gravidez indesejada as adolescentes acabam abandonando a escola pois não tem com quem deixar a criança e não tem condições financeiras de continuar estudando e sustentar o filho. Assim, à medida que o tempo vai passando a nova mãe acaba por desistir de voltar para a escola.
Cabe, portanto, ao governo criar novos berçários para o amparo das mães adolescentes que não tem com quem deixar os filhos, proporcionando assim a facilidade das mesma para voltar às aulas. A escola, por sua vez,deve implementar workshop e monitorias sobre diferentes áreas artísticas, assim o aluno poderá descobrir o que mais lhe agrada e se expressar sem medo, fazendo assim com que o número de evasões escolares no Brasil decresça.
Anaamoreira
Introdução um pouco fraca, não deveria ter usado o site como referência, poderia ter explorado um pouco mais seu repertório sociocultural. Em geral uma boa argumentação, mas poderia ter argumentado um pouco mais suas idéias. Bom uso de conectivos. Fique atenta a sua conclusão, faltou, quem irá fazer a ação?? Como?? Para que? É o detalhamento.
Competência 1: 140
Competência 2: 160
Competência 3: 160
Competência 4: 160
Competência 5: 120
Total: 740
Na minha opinião você não deveria ter usado o site “Toda Matéria” como referência, acredito que nesse caso deveria usar algum especialista (ou até uma pesquisa sobre evasão escolar que mostre a pobreza como obstáculos) pra falar sobre, e acredito que também não precisa dar uma explicação do tema, se por exemplo fazer isso no Enem, os corretores já sabem o significado e isso vai te fazer perder linhas onde poderia formar uma linha de raciocínio mais interessante.
E também, na conclusão você colocou uma intervenção pra aliviar o problema, ok, mas quando fazemos isso temos que responder 4 perguntinhas:
– Qual ação deve ser tomada? (o que?)
Essa parte você não expôs o que deveria fazer, por exemplo, “fazer com que os jovens permaneçam na escola, criar oportunidade das mães adolescentes continuarem estudando assim como qualquer outro jovem e dar suporte aos de baixa renda”
– De que modo? (como)
Essa está respondida: […governo criar novos berçários para o amparo das mães adolescentes …]
– Agente (quem irá fazer isso)
[…o governo…] você colocou quem, mas poderia ter especificado mais, por exemplo, ” o Governo Federal, que fica responsável pelo orçamento público, poderia aplicar esse dinheiro construindo mais berçários…”
– Efeito (os resultados dessa intervenção)
Também está bom […facilidade das mesma para voltar às aulas…]
Em geral achei bem escrito, porém só foram algumas observações, não sou especialista no assunto mas espero que considere kkkkk
bloop
Oi Sabina, boa tarde, olha não sou professor mas vou dar a minha opnião sincera.
Gostei bastante do tema!
Introdução-> Achei fraca a referência e faltou um repertório histórico que iria te ajudar na conclusão.
D1->Ficou bem estruturado, mas faltou um nexo comunicativo como: ” em primeira análise” ou ” em primeiro plano”. A falta de um nexo no ínicio do parágrafo mostra a sua fraqueza estrutural na redação.
D2-> Olha ficou na média esse D2, faltou o nexo comunicativo e uma argumentação mais rica , mais especifica.
Conclusão-> Eu entendi o que você tentou expressar, mas, faltou algumas coisas como: quem é que vai fazer? como? com quais incentivos? pra quem ?