A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6, o direito a um ambiente sustentável como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com enfâse na prática quando se observa o meio ambiente e poluição no Brasil, dificultando deste modo,a universalização desse direto social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a poluição. Nesse sentido, observa-se nos últimos anos uma ocorrência de denúncias referente ao desmatamento ao qual degrada a natureza, provocando a morte de milhares de animais , sendo impossível a população conviver no local onde o ecossistema é acompanhado de ameças sofridas pela intervenção humana. É importante a regulamentação de medidas para descongestionar esses acontecimentos, pois muitas pessoas correm riscos de saúde ao se expor diante as impurezas que traz como consequências graves , problemas respiratórios.
Ademais, é fundamental apontar o grande fluxo dos meios de transporte como impulsionador da poluição no Brasil. Segundo o portal Nações Unidas mais de 5 milhões de pessoas morrem ao longo dos anos , devido aos fatores ambientais ao qual observa-se com muita frequência, mediante a isso a movimentação dos automóveis no trânsito gera um enorme descaso na área urbana , assim como também em indústrias que produzem esses gases poluentes , no entanto, surge a necessidade de desconfigurar esse panorama no país.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos, para isso, é imprescindível que o Governo Federal, por intermédio de leis mais rígidas, amplie as punições para os indivíduos que praticam esse ato e busque propostas para os cidadãos substituírem o meio de locomoção, afim de diminuir os impactos relevantes as atrocidades acometidas pelo ser humano.Assim ,se consolidará uma sociedade mais humana , onde o Estado desempenha corretamente seu”contrato social”, tal como afirma John Locke.
carol.and
Excelente redação, apresenta grande domínio sobre o assunto abordado, além de um bom vocábulo.
Foram notados poucos erros como de concordância no segundo parágrafo “fatores ambientais ao qual” (aos quais) e o uso errado das palavras no primeiro parágrafo ” correm riscos de saúde” (risco de doenças)
Ademais, é isso.
Espero ter ajudado!