A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6, o direito a educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com enfâse na prática quando se observa a evasão escolar em questão no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direto social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a evasão escolar. Nesse sentido, o que leva os estudantes a saírem da escola, é a falta de motivação tanto dos responsáveis ao qual convivem e principalmente dos colégios ao não realizarem palestras e atividades que aumentem o desempenho deles. Essa conjuntura, seguindo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como violação do ” contrato social” , já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a educação,o que infelizmente é evidente no país.
Ademais , é fundamental apontar a gravidez na adolescência como impulsionador da desistência no âmbito escolar no Brasil. Segundo o portal Agência Brasil, menos de 60% de jovens saíram sem concluir o ensino fundamental. Diante de tal exposto, a partir do momento em que uma adolescente acaba engravidando, ela não irá ter mais aquela disponibilidade para estudar, pois vai ter que se dedicar ao seu filho, dificultando dessa maneira o acesso a educação. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos, para isso, é imprescindível que o Ministério da Educação, por intermédio de palestras motivacionais, e com divulgações passar aos jovens o quão deve ser importante usar os métodos contraceptivos, a fim de que garantam os seus estudos e gerar interesses nos alunos impedindo o abandono no ambiente socioeducacional.Assim, se consolidará uma sociedade mais humana, onde o Estado desempenha corretamente seu ” contrato social” , tal como afirma John Locke.
Se possível, corrigir com nota!!
Laísramalhodeoliveira
Oii, sou estudante ainda, mas vou tentar dar minha avaliação.
Na introdução, tente usar mais sinônimos, para substituição da palavra “importante”, por exemplo. Adorei o tópico frasal na intro e a tese por contraste.
Gostei de vc ter citado a gravidez na adolescência, que é uma triste realidade.
Na conclusão, talvez dê pra vc detalhar melhor sobre as palestras.
Na conclusão, vc não retoma um repertório da introdução, e sim do desenvolvimento, achei diferente, gostei kkkkk
Ademais, adorei os argumentos que você usou.
Oi, então, na introdução evidencie as suas teses (os problemas que serão discutidos nos desenvolvimentos). Evite o gerúndio, isso desconta na competência I.
No primeiro desenvolvimento, não é válido utilizar “em primeira análise”, opte por “diante do exposto” ou “diante desse cenário”. Além disso, opte por evidenciar o repertório no 2º período no D1, e utilize argumentos mais consistentes para comprovar a sua primeira tese (ausência de medidas governamentais). No segundo desenvolvimento, é preciso aprofundar mais a sua argumentação, colocando ideias que possam comprovar a sua segunda tese (gravidez na adolescência); as ideias ficaram vagas e você não conseguiu construir uma argumentação muito persistente.
Na conclusão, opte por iniciar o período com o operador conclusivo e os reduza porque o primeiro período ficou muito extenso, o que dificultou a compreensão. Tente iniciar o segundo período sempre com o Agente e inclua o detalhamento, explicando quais profissionais irão fazer as palestras e qual será o local de ação.
Competência 1: 160
Competência 2: 160
Competência 3: 120
Competência 4: 160
Competência 5: 160
Nota final: 760
samara123
Olá tudo bem? Estarei realizando a correção da sua redação, contudo vale ressaltar que não sou nenhum profissional, mas farei o meu melhor para lhe proporcionar uma redação de qualidade!
A sua inscrita é muito boa a sua conclusão precisa-se de mais detalhes, por exemplo, profissional de qual area realizara a palestra.
Mas o resto esta muito bom