A evasão escolar em questão no Brasil

  • 1

Parafraseando – Immanuel Kant “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele”.Nesse contexto, o ensino tem um papel transformador na vida das crianças e adolescentes.Entretanto, a escola deve oferecer condições favoráveis e educadores capacitados que adotem metodologias diferente.
No filme como estrelas na terra um menino de 9 anos, chamado Ishaan, sofre de dislexia. Ele já tinha repetido o terceiro período quando entrou um professor substituto e perceber que o aluno tinha dificuldades e o ajudou a ler e escrever. Comparando a ficção com a realidade, essa é uma das causas da evasão escolar, pois tel alunos que possuem necessidades especiais e não tem pedagogos preparados para lidar com a situação adversas vivenciadas pelos discentes.
Em 2018, cerca de quatro em casa dez brasileiros de 19 anos não concluíram o ensino médio conforme divulgado pelo movimento todos pela educação. Diante do exposto, é perceptível que a educação brasileira é defasada. Pois, os jovens deixam a escola para ingressar no mercado de trabalho.
Portanto, é necessário que os órgãos públicos implante medidas para que exista um incentivo para ir ás escolas, e capacite os educadores para que conseguir lidar com as necessidades individuais de cada aluno.

Compartilhar

5 Correções

  1. Olá, boa tarde.
    Eu notei que seu texto está pequeno e senti que faltou mais argumentos .
    Na Conclusão faltou coesão.
    Gostei bastante das suas citações.
    O muito bom ler, redações nota mil
    Da mais uma estudada na estrutura da redação
    E leia bastante
    .C1:140
    .C2:140
    .C3:180
    .C4:100
    .C5:140
    .

    • 0
  2. Olá!
    Bem… você escolheu um ótimo tema para abordar, pois é um assunto rico de informações, então acho que você poderia ter utilizado mais algumas linhas. Você teve uma boa introdução, mas acho que você se perdeu um pouco no seu desenvolvimento, e teve alguns erros gramaticais… No inicio do seu segundo paragrafo você escreveu “No filme como estrelas na terra um menino de 9 anos, chamado Ishaan, sofre de dislexia.”, eu me perdi na leitura, por falta de uma vírgula ou aspas. Você poderia tentar destacar o filme, tipo… “No filme, “Como Estrelas na Terra”…….”
    * Essa é minha 1° correção espero ter ajudado, e peço desculpas se não soube corrigir sua redação, bjs sz *

    • 0
  3. Competência 1: houve alguns desvios gramaticais como: “No filme como estrelas na terra um menino de 9 anos…” a frase ficaria redigida corretamente assim: (No filme “como estrelas na terra”, um menino de 9 anos..) Dica: É importante prestar muita atenção nos períodos.Além disso você usou uma palavra que nem existe no dicionário, na frase: “pois tel alunos…”, entre outros erros. (120)
    Competência 2: Você aplicou as suas diretrizes de conhecimento de forma correta, continue lendo jornais, livros e assistindo a séries e filmes.( 160)
    Competência 3: Faltou um pouco de organização no seu texto nos inicio dos parágrafos, visto que é necessário um certo espaço entre as palavras e a margem. (120)
    Competência 4: Você usou dados que proporcionam uma boa compreensão do texto. (160)
    Competência 5: achei sua conclusão razoável, você poderia ter citado vários ministérios como o do trabalho e o da justiça, que podem resolver problemas com o início na jornada de trabalho de forma precoce. (80)
    NOTA; 640

    • 0
  4. Boa tarde! Em relação a sua introdução o conteúdo sociocultural foi bem usado. Entretanto você não expos de maneira efetiva sua tese, de modo que apenas colocou uma contextualização do tema e uma abordagem geral sem especificar tese e argumentos a serem selecionados.
    Nos seus parágrafos de desenvolvimento você não apresentou um conectivo de ligação entre parágrafos o que diminuiu a sensação flúida que deveria estar presente no seu texto, além de nos dois desenvolvimentos não haverem a presença de um tópico frasal para expor o argumento a ser desenvolvido. Sem contar na baixa capacidade argumentativa que por estar muito amparada nas citações não expressa tom de originalidade.
    Na sua conclusão, é necessário haver uma contextualização do tema abordado nos parágrafos anteriores antes de iniciar sua proposta de intervenção. Você tambem usou elementos de resolução de problemas muito generalizados sendo que caso queira citar um orgão público seria preferível que usasse o Minitério da Educação por exemplo e que desenvolvesse melhor os outros pontos exigidos pelo ENEM, “agente, oque, como, a fim de e detalhamento dos anteriores.

    • 0
  5. Olá, parabéns pela redação :) Vamos lá, alguns pontos que eu notei:
    A primeira coisa é que seu texto está muito pequeno, você pode escrever 30 linhas e usou apenas 17. Explore melhor os parágrafos, e essas poucas linhas já me mostram antes mesmo de ler que está faltando estrutura e elementos na sua redação.
    Você inicia o texto com “Parafraseando”, parafrasear é escrever algo de um autor com as SUAS palavras, e no caso você escreveu com as próprias palavras de Kant, por isso está errado o uso do termo. Sugiro que você inicie a introdução com a citação: “Segundo Kant….”.
    Você diz que a escola tem papel fundamental e ENTRETANTO deve oferecer condições favoráveis. Perceba que o uso do entretanto está errado, pois ele é um conectivo de oposição, nesse caso o certo seria um de adição, como além disso, outrossim, ademais, etc. Também não consegui identificar sua tese na introdução, a frase que deveria conter os seus 2 argumentos, lembre que esse item é obrigatório.
    Nos dois parágrafos de desenvolvimento (D1 e D2) você já iniciou com as referências, sem uso de tópico frasal, que é um elemento obrigatório. No D1 coloque o nome do filme entre aspas, sempre que se referir a alguma obra, seja filme ou livro, use aspas e inicie com letra maiúscula. Também percebo que no D1 você separou as 2 primeiras frases sem necessidade, além de não ter usado conectivos entre elas. Minha sugestão é que você reformule essas frases e junte-as, para ficar apenas em uma frase a referência ao filme. Isso dará mais coesão ao seu texto. “Comparando a ficção com a realidade” não está errado, mas ao ver ficou informal e pode ser facilmente substituído com “Fora da ficção..” ou “Analogamente..” são sinônimos que trarão mais formalidade.
    “com a situação adversas” aqui há erro em concordância verbal, coloque “situação” no plural.
    “…pois tel alunos que possuem necessidades especiais e não tem pedagogos” está escrito “tel” no lugar de “tal” e o “tem” deveria ser “têm”, pois está no plural.
    “.. cerca de quatro em casa dez brasileiros ..” aqui também há outro erro, no lugar de “casa” deveria estar “cada”.
    Sua proposta de intervenção ficou muito pequena, não tem todos os elementos. Lembre: a c5 é a mais fácil de tirar 200 pontos, mas você precisa ter os 5 elementos, que valem 40 pontos cada: agente, ação, modo/meio, efeito e detalhamento. Estude mais sobre isso, e garanta seus 200 pontos!
    No geral, minha dica pra você é estudar mais a estrutura de redação, sei que você pode melhorar muito mais :) Minha nota ficaria em torno de 600, e espero ter te ajudado, sinta-se a vontade para comentar algo se quiser :)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.