A evasão escolar

  • 1

A constituição federal de 1988, lei suprema do Brasil, prevê em seu artigo 6º, o direito a educação a todo cidadão brasileiro. Porém, tal prerrogativa não tem sido cumprida quando se observa o altíssimo número de abandono à escola. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a evasão escolar. Crianças e adolescentes por falta de incentivos e dificuldades largam os estudos, principalmente para se dedicarem ao trabalho. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis.

Ademais, é fundamental apontar a desigualdade social como um dos impulsionadores do abandono escolar de muitos alunos, que em quase sua totalidade frequentam escolas públicas. Diante disso, é possível analisar que não somente medidas no âmbito escolar são necessárias para erradicar a evasão escolar e que também medidas econômicas são de extrema importância. Logo, é inapropriado que esse cenário continue a perdurar.

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. É fundamental que o Ministério da educação, juntamente com as escolas, proporcione ajuda financeira para as famílias e busquem metodologias de ensino diferentes, tal ação faz com que a família tenha um incentivo a fim de manter o aluno no âmbito escolar ou até mesmo faze-lo regressar, e por consequência, diminuir a evasão escolar.

Compartilhar

1 Correção

  1. Oi, Iasmin, tudo bem ? Vou fazer correção por parágrafos e pontuar algumas observações. Qualquer erro você me corrige, pode ser?

    INTRO——————————————-
    🔺 contextualização + tema: “A constituição federal de 1988, lei suprema do Brasil, prevê em seu artigo 6º, o direito a educação a todo cidadão brasileiro.” ✔️
    🔺 tese: ” Porém, tal prerrogativa não tem sido cumprida quando se observa o altíssimo número de abandono à escola.” ✔️
    🔺 1° problemática: ❓
    🔺 2° problemática: ❓

    OBS
    -> Constituição Federal deve vir com iniciais maiusculas
    -> ausência de crase: “o direito à educação”
    -> sua introdução está ótima, bem estruturada e com a tese desenvolvida. Senti falta apenas das 2 problemáticas que seriam tratadas no D1 e D2, respectivamente. Quando não se tem a especificação ja de cara, dificulta muito ao corretor, que, em vez de já iniciar a leitura dos parágrafos ja sabendo do que se trata, ainda terá que descobrir ao decorrer da leitura.

    D1 (má regência estatal) ——————————————-
    🔺 introdução da ideia: “deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a evasão escolar.”
    🔺 citação: ” ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis.”
    🔺 afirmação: ” Crianças e adolescentes por falta de incentivos e dificuldades largam os estudos, principalmente para se dedicarem ao trabalho.”
    🔺 opinião: ❓

    OBS
    -> sua argumentação e uso de repertório foram pertinentes
    -> sempre que você for iniciar uma frase (período), deve inicia-la usando um conectivo
    -> senti falta da sua opinião (tese final). Uma dica é sempre começar ela utilizando um conectivo de conclusão, ja que você vai concluir com sua opinião a respeito do que foi trabalhado no parágrafo.

    D2 (desigualdade social) ——————————————-
    🔺 introdução da ideia: “é fundamental apontar a desigualdade social como um dos impulsionadores do abandono escolar de muitos alunos, que em quase sua totalidade frequentam escolas públicas.” ✔️
    🔺 citação: ❓
    🔺 afirmação: “Diante disso, é possível analisar que não somente medidas no âmbito escolar são necessárias para erradicar a evasão escolar e que também medidas econômicas são de extrema importância.” ✔️
    🔺 opinião: “Logo, é inapropriado que esse cenário continue a perdurar.” (vago) ❓

    OBS
    -> a introdução da ideia é uma frase de efeito que serve como se fosse um resumo do parágrafo, você trouxe a desigualdade social nesta frase, mas não argumentou em cima desse problema, nem fez um uso de repertório que comprovasse, de fato, a questão dessa desigualdade na educação
    -> ” é possível analisar que não somente medidas no âmbito escolar são necessárias para erradicar a evasão escolar e que também medidas econômicas são de extrema importância.” (o lugar de medidas para resolução de problemas é na conclusão, no desenvolvimento você deve apenas argumentar, manter um posicionamento e problematizar.)
    -> repetição próxima (medidas)

    CONCLUSÃO——————————————-
    🔺 ação: proporcione ajuda financeira para as famílias e busquem metodologias de ensino diferentes
    🔺 meio/modo: ❓
    🔺 agente: Ministério da educação, juntamente com as escolas
    🔺 finalidade: tal ação faz com que a família tenha um incentivo a fim de manter o aluno no âmbito escolar ou até mesmo faze-lo regressar
    🔺 detalhamento: ❓

    🔺C1: 160
    🔺C2: 160
    🔺C3: 120
    🔺C4: 120
    🔺C5: 160
    🔺NOTA: 720

    Essa nota é apenas representativa, visto que eu não tenho autoridade para tal ato. Atente-se às dicas/sugestões. Espero que tire algum proveito da correção e, qualquer dúvida, só chamar. ❤️❤️

    • 3

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.