Iniciante

A evasão dos cérebros do Brasil.

  • 1

“A boa educação é como moeda de ouro. Em toda parte tem valor.”- Padre Antonio Vieira. Porém essa moeda no Brasil tem cada vez mais sofrido com a inflação ao passo que a de outros países tem valorizado. Visto que a má gestão do recurso público nessa área causou seu sucateamento tendo como consequência a diminuição da competitividade brasileira perante o cenário internacinal.

Diante disso, embora o investimento nesse setor tenha aumentado em relação ao século passado, dados IBGE, as universidades brasileiras só caem nos rankings mundiais. Problema esse causado graças a falta de preparo dos indivíduos que entram nessas, devido ao baixo investimento no ensino básico, 4 vezes menor que no superio. Isso é uma incapacidade do Brasil que acaba sendo suprida por faculdades no exterior.

Outrossim, o que ocorreu no início do século xx com o café ocorre hoje em todos os setores da indústria local. A perca de competitividade fora do país, ocasionado pela evasão de pessoas capacitadas devido a falta de oportunidades que a educação brasileira limitada oferece.

“A educação do homem começa no momento de seu nascimento; antes de falar, antes de entender já se instrui”. Cabe ao ministério da educação junto ao legislativo usar esse entendimento de rousseau, por meio de uma realocação do recurso para ensino básico e permitir o investimento estrangeiro nas universidades para suprir a perda anterior, a fim de colocar a pesquisas do Brasil dentre as melhores do mundo e aumentar a qualidade do novos trabalhadores no mercado nacional.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá!! Já adianto que não sou boa em correções, mas tentarei dizer as coisas que acredito que você pode melhorar…
    •Primeiramente, por toda Redação, procure utilizar com mais frequência os conectivos. Eles irão ajudar na coesão e coerência e seu texto ficará mais organizado. Suas ideias são boas acerca do assunto, mas se não forem bem organizadas, pode perder pontos por isso.
    •Na introdução, achei que a citação ficou solta, sem ligação com o parágrafo. Tente relacionar melhor a citação, como por exemplo: “Como aludido por Pe Antônio Vieira, “A boa educação é como moeda de ouro. Em toda parte tem valor”. Em contrapartida, essa moeda no Brasil tem sofrido cada vez mais com a inflação ao passo que em outros países tem valorizado”. Além disso, evite colocar causas ou consequências na introdução, isso é assunto para o desenvolvimento. Na introdução você deve demonstrar o desdobramento do tema (evasão de cérebros) e a defender alguma tese, mostrar de que lado você está diante desse problema.
    •No desenvolvimento 1, recomendo a troca de “dados IBGE” por “segundo o IBGE” e que colocasse de fato algum dado para reforçar sua afirmação: se caiu nos rankings, como foi essa queda? Sobre o investimento , quanto diminuiu? Seria interessante também colocar alguma conjunção no início dos outros períodos para que tenha uma ligação entre uma frase e outra, caso contrário, as ideias ficam soltas e torna o texto confuso. Talvez dessa forma ficasse melhor:
    “Diante disso, embora o investimento nesse setor tenha aumentado (tantos%) em relação ao século passado, segundo o IBGE, as universidades brasileiras sofrem queda nos rankings mundiais. Tal problema tem como causa a falta de preparo dos indivíduos que ingressam nas universidades, devido ao baixo investimento no ensino básico, 4 vezes menor que no ensino superior (de acordo com tal fonte). Diante desse cenário, essa é uma incapacidade do Brasil que acaba sendo suprida por faculdades no exterior.”
    •No desenvolvimento 2, as ideias não foram bem organizadas. O exemplo do café foi mal explicado e, para quem não entende o que ocorreu na época, fica complicado de entender, pois a possibilidade de fatos que podem ser relacionados ao café e às indústrias podem ser distintos e pessoas podem entender sua colocação de forma diferente de você. Admito que fiquei levemente confusa com o esse trecho e não sei como sugerir melhoras, perdão.
    Na conclusão, geralmente o primeiro período deve fazer uma retomada do tema e tese; no segundo período a proposta de intervenção com agente, ação, meio, finalidade e detalhamento; por fim, um período de fechamento. Ao invés de ter retomado o tema, você preferiu colocar uma citação com essa função. É algo interessante, mas tome cuidado para que não fique solta ou confusa. Gostei desse parágrafo e não tem muito oq ser corrigido nele. Uma frase de fechamento que retomasse, por exemplo, a citação que usou no início é uma forma interessante de finalizar e, quem sabe, conseguir uma nota máxima na competência 5.
    Bem, espero ter ajudado em algo e desculpe se fui meio exagerada. Sua redação não está ruim, mas pode melhorar ;) continue estudando que você conseguirá uma nota alta na redação!!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.