Tema: O indivíduo frente a ética nacional – ENEM 2009.
Em nossa sociedade é de suma importância o ensino ético para a educação dos jovens, a fim de que esses possam exercer sua cidadania de maneira justa consolidando um pilar no país que mostre seu valor moral. Entretanto em meios a escândalos de corrupção, denúncias de políticos e abuso de poder, há um emblema no ato de educar o jovem brasileiro para a frente ética.
Em verdade, a conduta antiética se faz presente no dia a dia de muitos cidadãos. Furar filas, estacionar em vagas destinadas a idosos ou deficientes é visível em nossa sociedade. Essas atitudes são resultado da naturalização de ações errôneas que ao serem transpassadas como normalidade deixam de ter uma perspectiva imoral e eventualmente será transmitida aos mais jovens.
Em novembro de 2019, noticiado pelo G1, uma criança de onze anos foi agredida pelo pai de outra em decorrência de uma briga no em um condomínio do Distrito Federal. A não valorização ética presente no âmbito familiar faz com que se crie um ”efeito manada”, perpetuando a imoralidade. Em casa, onde há o primeiro contato com a sociedade é de extrema importância que os valores morais comecem a ser praticados desde a infância e reforçados na escola.
Dessa maneira, na crença sobre a qual todos devem pertencer a uma vida ética, faz-se necessário que o governo imponha medidas de intervenção para que cada vez mais pessoas atribuam-se a seguir um princípio honesto. O Ministério da Educação também deve intervir de maneira a guiar os jovens a entrarem em uma educação moral desde cedo junto a família para que valide-se no atual cenário do país a verdadeira eticidade.
Obs: Corrigir de acordo com as competências do ENEM e se possível atribuir nota.
AnaLuizaGalvão
Em nossa sociedade (Aqui deveria haver uma vírgula pelo adjunto adverbial deslocado) é de suma importância o ensino ético para a educação dos jovens, a fim de que esses possam exercer sua cidadania de maneira justa (deveria haver uma vírgula aqui) consolidando um pilar no país que mostre seu valor moral. Entretanto em meios a escândalos de corrupção, denúncias de políticos e abuso de poder, há um emblema no ato de educar o jovem brasileiro para a frente ética.
Em (Seria melhor “na”) verdade, a conduta antiética se faz presente no dia a dia de muitos cidadãos. Furar filas, estacionar em vagas destinadas a idosos ou deficientes é visível em nossa sociedade. Essas atitudes são resultado da naturalização de ações errôneas que ao serem transpassadas como normalidade deixam de ter uma perspectiva imoral e eventualmente será transmitida aos mais jovens. (Faltou um período conclusivo para fechar o pensamento)
(Cadê o tópico frasal?) Em novembro de 2019, noticiado pelo G1, uma criança de onze anos foi agredida pelo pai de outra em decorrência de uma briga no em um condomínio do Distrito Federal. A não valorização ética presente no âmbito familiar faz com que se crie um ”efeito manada”, perpetuando a imoralidade. Em casa, onde há o primeiro contato com a sociedade é de extrema importância que os valores morais comecem a ser praticados desde a infância e reforçados na escola. (Você começou pelo dado e não sei se foi uma boa escolha, estude mais a estrutura de um parágrafo argumentativo estilo ENEM)
Dessa maneira, (Senti falta de articuladores coesivos como esse) na crença sobre a qual todos devem pertencer a uma vida ética, faz-se necessário que o governo imponha medidas de intervenção para que cada vez mais pessoas atribuam-se a seguir um princípio honesto. O Ministério da Educação também deve intervir de maneira a guiar os jovens a entrarem em uma educação moral desde cedo junto a família para que valide-se no atual cenário do país a verdadeira eticidade. (Faltou o meio nessa proposta e a ação ficou muito pouco detalhada)
NOTA
Competência 1: 200
– Houveram apenas dois erros e, no ENEM, eles só tiram a partir de três.
Competência 2: 160
– Houveram bons argumentos até, mas poderia ser acrescentado mais repertório sociocultural.
Competência 3: 160
– Parágrafos de desenvolvimento mal organizados em alguns pontos.
Competência 4: 160
– Senti falta de articulador coesivo no terceiro parágrafo.
Competência 5: 120
– Falta meio e a ação está muito rasa.
Total: 820
Carlastefane
Competência 1: 200
– Houveram apenas dois erros e, no ENEM, eles só tiram a partir de três.
Competência 2: 160
– Houveram bons argumentos até, mas poderia ser acrescentado mais repertório sociocultural.
Competência 3: 160
– Parágrafos de desenvolvimento mal organizados em alguns pontos.
Competência 4: 160
– Senti falta de articulador coesivo no terceiro parágrafo.
Competência 5: 120
– Falta meio e a ação está muito rasa.
Total: 820
MayaradaSilva
Ola
Paragrafo 01
Linha 01: nao usar primeira pessoa (nossa)
Linha 01: Virgula apos ”em nossa sociedade”
Linha 02: justa e VIRGULA
Linha 03: Entretanto e VIRGULA
Paragrafo 02
Linha 02: sao atos visíveis na sociedade contemporanea
Sua frase ficou sem sentido, podendo ser substituida dessa forma (falta de coerencia)
Linha 03: nao usar 1 pessoa
Linha 03: ausencia de virgula apos erroneas
Linha 04: ausencia de virgula apos ”normalidade”
Paragrafo 03
Linha 02:ausencia de virgula apos ”outra”
linha 05: ausencia de virgula apos ”sociedade”
Paragrafo 04
Linha 05: ausencia de virgula apos ”cedo”
linha 05: ausencia de virgula apos ”familia”