Iniciante

A Escravidão na realidade atual Brasileia

  • 0

 

 

A constituição que vigora no brasil, traz em seu artigo 5ºa garantia de igualdade perante a lei sem distinção de qualquer natureza, para todo o povo brasileiro e estrangeiros residentes no país, além da inviolabilidade do direito a vida, liberdade, igualdade e segurança. Tais preceitos são totalmente contrariados por sistemas escravagistas que ainda perduram na atualidade brasileira. Sobre esse aspecto convém  análise a falta de acesso à informação e conhecimento dos direitos trabalhistas por parte dos cidadãos e da participação e ação governamental para inibir essas práticas ilegais e danosas a vida.

 

A maioria dos casos de escravidão na atualidade são praticados, deforma a diminuir o valor do trabalho de uma pessoa ,que infelizmente conta com o uso constante de violência física e psicológica, além da obrigação de trabalhar sem qualquer direito ou remuneração, uma das grandes barreiras a denuncia dessas praticas é a falta de acesso a informação, como ocorreu em um caso recente no Rio Grande Do Sul, onde vários trabalhadores assim como um idoso foram resgatados em condições análogas a escravidão, e com péssimas condições de moradia e saúde além de jornadas maiores que 15 horas de trabalho.

 

Muitos desses casos podem ser evitados com a participação dos governos na proteção de pessoas em vulnerabilidade social, onde estes devem estar em acordo com preceitos e regras já pré-estabelecidas pela ONU, organizações das nações unidas, devendo respeitar e praticar os direitos humanos como inerente a todo cidadão, visando uma maior qualidade de vida pra o povo brasileiro.

 

Conclui-se que o governo e o conhecimento trabalhista têm grande papel para evitar situações extremas como é o trabalho escravo. Sendo assim o governo brasileiro em conjunto com o ministério do trabalho, órgão que fiscaliza e inspeciona o cumprimento das leis trabalhistas, devem promover campanhas de conhecimento do trabalho para apresentar aos trabalhadores seus direitos, através da ação privada e do próprio ministério do trabalho por meio de palestras educativas visando conscientizar  a boa pratica do trabalho no brasil, garantindo também o cumprimento dos acordos de maior importância que regem o nosso pais presentes na constituição.

 

 

 

Corrigir, se possível, de acordo com as competências do Enem :)

Compartilhar

2 Correções

  1. Introdução: apresenta uma contextualização sobre a temática, apresentação e tese sobre o assunto a ser discutido. Acredito que estão claros e coesos ao padrão do Enem.

    Desenvolvimento: seus argumentos estão bons, mas para melhorar é recomendável citar algum dado estático, filosofo, filme ou serie para passar maior credibilidade ao corretor e assim desenvolver suas ideias para atingir nota máxima.

    Conclusão: acredito que sua conclusão esta nos parâmetros do ENEM, faltando apenas um detalhamento

    c1:160
    c2:160
    c3;160
    c4:160
    c5:160

    total: 800

    espero ter ajudado :)

    • 0
  2. Boa tarde amigo, é muito notável a repetição de termos, como “na atualidade”. Sempre que citar uma sigla, coloque o nome entre parênteses. Tem bastante palavras sem acento, lembrando que é tirado ponto no ENEM. A medida apresentada é boas mas poderia ter informado mais medidas de intervenção.

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.