A escravidão contemporânea no Brasil

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O artigo 149 do Código Penal brasileiro configura crime a conduta de reduzir alguém a condição análoga à de escravo. Porém, em ano de pandemia, a verba para o combate ao problema diminuiu 40%. Com isso, é válido pontuar que o passado escravocrata e a busca por lucro acima de tudo são os principais fatores que contribuem para a escravidão contemporânea no Brasil. Assim como, a situação de pobreza e vulnerabilidade expõem parcela da população a adversidades. Embora, o Brasil tenha abolido a escravidão em 1888, é possível enxergar a semelhança das ideologias para a obtenção de lucro no mundo moderno. Visto que, em 2020, 942 pessoas foram resgatadas de situações análogas a escravidão e 77% dessas pessoas se autodeclararam negras ou pardas segundo o Ministério do Trabalho. Comprovando assim, o peso que as mazelas do passado deixam no nosso presente.
De fato, a exploração de ‘mão de obra’ não começou no capitalismo, a relação de submissão sempre existiu. Contudo, essa exploração se potencializou e aderiu novos conceitos voltados a maximização dia lucros no sistema capitalista. Isso ocorre, porque O trabalhador vira um objeto de dominação que quanto “mais barato melhor”. Em outras palavras, o valor do trabalho o salário recebido pelo empregado representa a desigualdade, o que também pode ser considerado escravidão, segundo o sociólogo alemão Karl Marx.
Além disso, a pobreza e a vulnerabilidade social submete uma parcela da população a trabalhos semelhantes à escravidão. Tal fato acontece porque, a falta de acesso à informação provoca a alienação do empregado que na maioria das vezes sai de sua residência em busca de melhores condições financeiras e acaba sendo exposto a conjunturas desumanas.
Desprende-se, portanto, que a escravidão contemporânea está associada a diversos fatores e precisa de medidas complexas para ser minimizada. Com isso, é necessário que o Governo Federal, na condição de garantidor dos direitos individuais, oferte mais segurança a classe trabalhadora através de um investimento maior na fiscalização dos empregadores e no resgate e auxílio das pessoas vulneráveis ao problema. Com a finalidade de construir um futuro diferente do passado escravocrata mencionado.

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2 Correções

  1. • Introdução:

    [Estrutura: contextualização a partir do seu olhar + opinião sobre o problema]

    1. Contextualizar é situar o leitor sobre o seu texto:
    Uma lei que trata do assunto e você quer discutir a partir dela;
    Um artista que tenha exposto algo sobre o tema;
    Um movimento político que ocorreu em alguma época, seja recente, seja antigo;

    No entanto, este não é o momento de apresentar provas concretas ou argumentos sobre seu ponto de vista. Por exemplo, citar dados do ministério do trabalho comprovando algo.
    O ideal é apresentar o tema, de modo que dê a entender se você concorda ou discorda do proposto. Você faz isso por meio de palavras “infelizmente” “problema” “cenário infeliz”. Logo após você apresenta o seu ponto de vista [teses], seja bom ou ruim.

    Na maioria das vezes o tema proposto é um problema, mas nem sempre, digamos que caia algo sobre tecnologia nas escolas e você concorde com isso. Logo, vai ter que usar palavras/conectivos que demonstrem isso. Além disso, o seu ponto de vista também será positivo.

    2. Diga-se de passagem que isto seria um introdução correta:

    “O artigo 149 do Código Penal brasileiro configura crime a conduta de reduzir alguém a condição análoga à de escravo. Porém[,] em ano de pandemia[,] a verba para o combate ao problema diminuiu 40%. Com isso[,] é válido pontuar que o passado escravocrata e a busca por lucro{} acima de tudo{} são os principais fatores que contribuem para a escravidão contemporânea no Brasil.”

    {vírgula usada de forma incorreta}
    [vírgula usada de forma correta]
    (palavra ou acento ou símbolo incorreto)

    A estrutura utilizada aqui foi:
    lei que situa o autor + “porém” o combate diminuiu + “com isso” + ponto de vista

    Ainda assim, há erros.
    – Qual é a fonte que cita os 40%? É o Ministério da Economia? É uma pesquisa? Foi em 2020 ou 2021? Ele está solto, sem nexo
    – Dados sendo apresentados na intro:
    É compreensível que você assimilou o corte de verbas com a busca por lucro, mas não deu tão certo. Seria interessante cê apenas falar que a escravidão aumentou e pontuar os fatores que contribuíram pra isso. Assim, no desenvolvimento do lucro, cê citaria esse dado de 40% de forma desenvolvida.

    ………..

    “Assim como{,} a situação de pobreza e vulnerabilidade expõe(m) *uma* parcela da população (a) *às* adversidades. (((((Embora{,} o Brasil tenha abolido a escravidão em 1888[,] é possível enxergar a semelhança das ideologias para a obtenção de lucro no mundo moderno. Visto que[,] em 2020[,] 942 pessoas foram resgatadas de situações análogas a escravidão e 77% dessas pessoas se autodeclararam negras ou pardas segundo o Ministério do Trabalho. Comprovando assim[,] o peso que as mazelas do passado deixam no nosso presente.”)))))

    *às”: como “diversidades” está no plural o “à” também deve estar
    {vírgula usada de forma incorreta}
    [vírgula usada de forma correta]
    (palavra ou acento ou símbolo incorreto)

    ((((())))))) Eu tenho a impressão de que esse trecho marcado seria o D1, mas sem querer foi parar na introdução, ainda assim há erros.

    – O problema desse trecho é o fato de você adicionar mais teses: pobreza e vulnerabilidade.
    – Você cita novamente o lucro do sistema capitalista como um problema, sendo que já havia mencionado antes. Além disso, cê desenvolve esse problema com dados, agora sim eles estão de acordo, tem data, tem fonte, mas a introdução é o lugar errado pra isso.

    Pelo que eu compreendi até agora, você tem 4 teses. Mas uma olhada rápida no seu texto permite observar que legado histórico + sistema seria 1, e a pobreza + vulnerabilidade seria outro.

    Qual é o problema disso? O problema é que lá no início cê falou “o passado escravocrata e a busca por lucro são os principais fatorES que contribuem” Ou seja: ESSES dois são os principaiS, no plural. O ideal para torna-los um só seria:

    “a busca por lucro, influenciada por um passado escravocrata, é o principaL fatoR que contribui…. Além disso, a pobreza”

    • Desenvolvimento 1:

    [Estrutura: retomada de tese + repertório + desenvolvimento + resumo do parágrafo]

    De fato, a exploração de (‘)mão de obra(’) não começou no capitalismo, a relação de submissão sempre existiu. Contudo, essa exploração se potencializou e aderiu novos conceitos voltados a maximização (dia) *dos* lucros no sistema capitalista. Isso ocorre{,} porque (O) trabalhador (vira) *torna-se* um objeto de dominação _ adição de vírgula + considerando que; tendo em vista que; _ (que quanto) ((((“mais barato melhor”)))). Em outras palavras, o valor do trabalho o salário recebido pelo empregado representa a desigualdade, o que também pode ser considerado escravidão, segundo o sociólogo alemão Karl Marx.

    {vírgula usada de forma incorreta}
    [vírgula usada de forma correta]
    (palavra ou acento ou símbolo incorreto)

    1. A primeira coisa que deve haver no desenvolvimento 1 é um conectivo de relevância: “Em um primeiro momento” “Primeiramente”
    2. Em seu primeiro período deve haver a tese, para situar o leitor sobre qual vai ser o foco daquele parágrafo:
    “Primeiramente, deve-se analisar de que forma o capitalismo como resultado de um legado histórico influencia na presença de escravidão.”
    2. Seu primeiro período AFIRMA que a exploração não iniciou no capitalismo, mas em nenhum momento você conta como e onde foi.
    3. Logo após, você acerta ao dizer que uma exploração que já existia se desenvolveu para atender ao sistema. Mas, no próximo período, quando vai argumentar sobre isso, há erros. Alguns marcados em seu texto. “Mais barato melhor”, o ideal seria deixar de lado essas expressões e explicar de fato. “Considerando que as empresas tendem à contratar profissionais mais baratos, em prol de maiores margens de lucro e, por consequência, há uma crescente onda de trabalhadores oferecendo serviços a um preço abaixo do padrão.”
    4. “Em outras palavras”. Nesse último período você usa termos sociais como forma de repertório pra explicar o que foi dito antes. O problema é que esta incompreensível. Esse conectivo inicial foi bom, mas você colocou o marx lá no final. Veja bem, não é questão de estética, é que estruturalmente fica confuso. Você poderia ter colocado: “Nas palavras de Karl Marx, revolucionário alemão, este ato se configura como ….”
    5. Fechamento de parágrafo. Ei leitor, terminei, vou migrar para outro ponto de vista. “Em suma, ao ser voltado para o acúmulo de capital, o sistema de produção vigente interfere no valor pago aos trabalhadores, resultando em milhares de indivíduos sendo escravizados para sobreviverem.”

    Não é sempre que você precisa trazer dados concretos pra dar valor ao seu argumento, por exemplo, neste parágrafo não há necessidade de dados do G1 ou ministério sobre tantas pessoas escravizadas. Além do mais, o tema é escravidão contemporânea, ele fala mais sobre novas formas, ao invés de citar que as velhas estão acontecendo de novo. Logo, desenvolver sobre como funciona o sistema e trazer o Marx com palavras de cunho social é suficiente. Ainda que tenha usado o repertório no final do desenvolvimento, é perceptível que é a partir dele que você desenvolve suas palavras.
    Este é o papel do repertório nos desenvolvimentos: tanto para ser usado como ponto de vista, com também para trazer dados que comprovem seus argumentos.

    • Desenvolvimento 2:

    “Além disso, a pobreza e a vulnerabilidade social submete*M* uma parcela da população a trabalhos semelhantes à escravidão. Tal fato acontece porque, a falta de acesso à informação provoca a alienação do empregado que{}na maioria das vezes{} sai de sua residência em busca de melhores condições financeiras e acaba sendo exposto a conjunturas desumanas.”

    {vírgula usada de forma incorreta}
    [vírgula usada de forma correta]
    (palavra ou acento ou símbolo incorreto)

    1. Aqui tem teseeee. Boa!!! Apesar do M. Nesse caso: “tanto uma, quanto a outra” seria no singular, mas da forma como vc colocou fica no plural, pois são duas coisas. Vulnerabilidade social não necessariamente é pobreza, então, se você pretendia coloca-lá como resultado da pobreza deveria usar “influenciando” ou outra coisa.
    2. Bom uso de conectivo “tal fato…”
    3. Vamos desenvolver sobre a sua explicação. Falta de acesso à informação provoca a alienação do emprego. Como? E porque eles não têm acesso a informação? Pela pobreza né. Mas deveria explicar isso. A sua tese aqui não é falta de informação e sim a pobreza resultando na falta de informação. Logo, deveria, de forma curta, explicar esse resultado. “Tal fato ocorre porque, grande parte da população em situação de pobreza não possuí acesso aos meios de informação, principalmente, devido à falta de recursos. Com efeito, os empregos tendem….”
    4. Contradição. Se os empregos estão alienados, porque eles iriam procurar empregos melhores? Sua explicação ficou confusa.
    5. Eles ficam expostos a conjunturas desumanas. Quais? Porque?
    6. Fechamento de conclusão. Assim como eu fiz no D1 deveria ser feito aqui. Claro, com o uso de outro conectivo ao invés do já utilizado no D1 para variar os termos. “Em síntese” “Em resumo” ..

    Não fique pensando em “meu deus tenho que usar ao menos 2 repertórios”. Ao invés disso, pense no desenvolvimento de seus parágrafos principais (D1 e D2). Pense em qualquer coisa que possa trazer sustentação ao seu argumento. Seja Marx, sejam dados jornalísticos. Nesse parágrafo você não trouxe nada pra sustentar. Seria desnecessário, apenas, se você desenvolvesse muito bem o que está falando. No entanto, ainda assim, aqui você fala sobre “agressões” (psicológicas ou físicas) na rua. Logo, é importante trazer algo que comprove isso. Neste caso, ou eu usaria dados estatísticos sobre homens, na maioria pobres, sofrendo agressões, ou eu usaria o conceito de aporofobia, que fala sobre aversão à pobreza.

    • Conclusão

    [Estrutura: retomada de teses + agente + ação + modo + intenção + detalhes + finalização]

    Desprende-se[,] portanto[,] que a escravidão contemporânea está associada a diversos fatores e precisa de medidas complexas para ser minimizada. Com isso, é necessário que o Governo Federal[,] na condição de garantidor dos direitos individuais[,] oferte mais segurança a classe trabalhadora através de um investimento maior na fiscalização dos empregadores e no resgate e auxílio das pessoas vulneráveis ao problema{.} Com a finalidade de construir um futuro diferente do passado escravocrata mencionado.

    {vírgula usada de forma incorreta}
    [vírgula usada de forma correta]
    (palavra ou acento ou símbolo incorreto)

    1. Retomada de teses. Você fez, mas ao invés de “diversos fatores”, utilize os fatores de fato para não ficar tão amplo.
    2. Agente. Perfeito.
    3. Ação.
    4. Modo. Investimento.
    5. Objetivo.
    6. Detalhamentos. Quem vai fiscalizar esses investimentos? Para onde vão as pessoas resgatadas?
    7. Finalização. Finalização e objetivo são coisas diferentes. O objetivo resolve os problemas de suas teses, a finalização resolve o problema do texto inteiro.

    Comentários finais: A nota em cada uma das competências é importante para ver onde é necessário melhorar, no entanto, analisar a estrutura comentada aqui em outros textos fará você compreender ainda mais as exigências do texto. E, com o passar do tempo, elas estarão fixadas na sua cabeça.

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  2. Ok, vamos lá então.

    Antes de tudo, quero abordar que sua introdução é extensa e maçante. Vou mostra alguns pontos para você compreender meu comentário.

    (1)O artigo 149 do Código Penal brasileiro configura crime a conduta de reduzir alguém a condição análoga à de escravo. (2)Porém, em ano de pandemia, a verba para o combate ao problema diminuiu 40%. (3)Com isso, é válido pontuar que o passado escravocrata e a busca por lucro acima de tudo são os principais fatores que contribuem para a escravidão contemporânea no Brasil. (4)Assim como, a situação de pobreza e vulnerabilidade expõem parcela da população a adversidades. (5)Embora, o Brasil tenha abolido a escravidão em 1888, é possível enxergar a semelhança das ideologias para a obtenção de lucro no mundo moderno. (6) Visto que, em 2020, 942 pessoas foram resgatadas de situações análogas a escravidão e 77% dessas pessoas se autodeclararam negras ou pardas segundo o Ministério do Trabalho. (7)Comprovando assim, o peso que as mazelas do passado deixam no nosso presente.

    (1): Você citou o artigo do código penal que é pertinente ao tema. Fez bem.

    (2) Você citou um dado sobre a pandemia, que, a meu ver, é totalmente desnecessário e não agrega em nada a sua introdução a deixado poluída.

    (3) Aí tudo bem. É sua tese.

    (4) Outra tese… Desnecessário, digasse de passagem. A sua introdução deve ser curtae direta.

    A (5);(6);(7) não são dados que você coloca na introdução e, sim, no desenvolvimento.

    Eu julguei útil apenas foca na sua introdução, pois ela é a “guia” da sua redação e se essa “guia” não cumpre seu devido papel, o texto fica totalmente desorientado.

    Mas continue treinado que você vai conseguir a nota 1000 sem dúvidas. Aliás, quero informar que sou apenas um estudante e estou passível a erros, então não leve tão a sério meus comentários ou se ofenda com eles.

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