Iniciante

A escassez de água no século XXI

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A relação entre o ser humano e a natureza possui diversos dilemas e entraves, intensificados desde o século XVIII, quando, devido à Revolução Industrial, tentou-se dominar e controlar a natureza por meio de técnicas de extração e utilização de recursos naturais, objetivando suprir, para além de necessidades humanas efetivas, o gosto e o “fetiche do capital” gerando, em muitos momentos, grandes tragédias e, possivelmente, esgotando os recursos do planeta.

Em primeiro plano, no documentário “Ilha das Flores”, é observável que a questão do “capital” perpassa até relações mais simples, como o acesso à água, evidenciando, dessa forma, que pessoas com menor poder aquisitivo estão sujeitas a uma marginalização socioeconômica até em recursos básicos, mostrando que há uma falha estrutural em nosso modo de produção e, para além disso, uma negligência governamental quanto ao suprimento de necessidades primárias de parte da sociedade.

Concomitantemente, contudo, ao processo de marginalização o qual muitos indivíduos estão expostos, pode-se notar, por meio de dados estatísticos,  que o mercado da carne, segundo o documentário “Cowspiracy”, tem crescido nos últimos anos, ao ponto de o número de cabeças de gado brasileiras ter ultrapassado o número de brasileiros, evidenciando uma utilização excessiva e desmedida de recursos hídricos e que, possivelmente, entre outros fatores, resultará em um esgotamento da água consumível dentro de poucas décadas caso não haja uma intervenção.

Dessa forma, objetivando incitar o desenvolvimento da consciência coletiva acerca da necessidade do uso adequado e consciente da água, cabe ao Estado e, mais especificamente, a Secretaria da Educação e o Ministério do Meio Ambiente, desenvolver palestras ministradas em escolas e universidades públicas por agrônomos, geógrafos e pesquisadores da área, orientando seus ouvintes quais são os meios mais eficazes para se consumir água de forma que não seja excessiva e estimulando o senso crítico da sociedade quanto ao mercado da carne.

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2 Correções

  1. Intro: está apenas em uma frase e, embora muito bem escrita, fica cansativo de entender. além disso talvez tenha ficado muito expositivo, apresentou a alusão histórica, o tema mas não sua tese.

    D1: poderia contar mais sobre o documentário, você falou o que é observável e o que fica evidente, mas não como o documentário deixa isso claro. Tirando isso, está muito bem argumentado, poderia apenas cortar o parágrafo em partes para não deixar em uma única frase.

    D2: uma frase apenas novamente.
    “marginalização o qual”: ao qual.
    Segundo dados e estatísticas ou segundo o documentário? ficou confuso.
    “o número de cabeças de gado brasileiras ter ultrapassado o número de brasileiros, evidenciando uma utilização excessiva e desmedida de recursos hídricos”: essa proporção evidencia o exagero da criação bovina, falta um dado sobre como o gado consome os recursos hídricos para ficar claro a relação entre o número de cabeças de gado e a utilização de recursos hídricos.

    Conclusão: uma única frase.
    “mais especificamente, a Secretaria da Educação”: crase.
    Sua conclusão não resolução não parece solucionar os problemas citados nos desenvolvimentos, cidadãos comuns consumirem a água de forma eficiente não faz com que pessoas que não possuíam acesso à água o tenham repentinamente nem faz com que as fazendas de gado reduzam seu número de cabeças.

    Comentário: você escreve bem, a coerência das frases está ótima, mas falta a coesão do texto como um todo, uma estrutura única, um objetivo principal para o texto.

    Espero ter ajudado um pouco e me desculpe por qualquer erro!

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  2. Bom dia, Ariel!
    Gostei da sua redação, mas existe alguns pontos que eu senti falta.
    Sobre a competência 1, não tenho muito domínio, mas você usou muito bem orações intercaladas, o que faz aumentar sua nota. deve ter alguns errinhos de pontuação, por exemplo, onde deveria ter um ponto e você continuou a oração.
    Na introdução, não consegui encontrar a ampliação do tema e nem a tese, vc só ampliou o repertório, não houve transição.
    Nos seus desenvolvimentos, eu achei MUITO expositivos, não têm marcas de autoria e os períodos ficaram longos demais. Estude mais a estrutura do parágrafo e vc verá que pelo menos deve ter 3 períodos.
    Na conclusão eu senti falta do modo, “por agrônomos, geógrafos e pesquisadores da área” está mais para um detalhamento, poderia escrever: por meio de visitas de agrônomos… que irão demonstrar/fazer….

    Se vc estudar mais a estrutura da redação e colocar palavras de juízo de valor ajudará muito na sua argumentação. Bons estudos!

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