No livro, Vidas secas de Graciliano Ramos, é retratada a seca no sertão nordestino e o anseio pela sobrevivëncia humana, com a finalidade de obter um direito universal, a água. O livro não destoa da realidade, visto que desde 2014, a racionalização de água se faz necessária em algumas cidades brasileiras como São Paulo e a capital paranaense. Portanto, providëncias devem ser tomadas a fim de discutir e solucionar a falta de água no Brasil.
Em primeira análise, vale pontuar os direitos do cidadão, que em 2010 reconhecida pela ONU (organização das Nações Unidas), declarou a água como direito essencial humano, porém, cerca de 35 milhões de brasileiros não tem acesso a água tratada. Todavia, a escassez não é consequëncia apenas da falta de infraestrutura em saneamento e distribuição de água pelo território nacional, como também, da poluição, o avanço do desmatamento, da contaminação do solo e nascentes, agrava ainda mais a falta do composto orgänico.
Desse modo, na frase do químico Lavoisier, na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma, encaixa-se no contexto da demanda de água no Brasil, dado que, a carëncia afeta a economia do país, a agricultura e os preços dos produtos, uma vez que, pode acarretar em demissões em massa, pois sem o abastecimento a produção se torna inviável. O acelerado crescimento da população e do consumo aumenta gradativamente a exploração de água, desse modo, os cuidados básicos com o bem hídrico hoje, irão repercutir nas populações futuras.
Contudo, visto a importäncia da água, medidas devem ser tomadas a fim de solucionar a problemática. O governo por meio de verbas extras, deve investir em saneamento básico e fornecimento de água, também com a ajuda dos meios midíaticos e da internet, que possui grande influëncia, consciëntizar a população sobre a importäncia do solvente e dos cuidados necessários, a fim de mudar a realidade como a do livro Vidas Secas.
Graziele Ferreira Das Neves Santos
Olá, eu sou estudante também, mas vou corrigir de acordo com meus conhecimentos, ok!?
Antes de tudo, sua redação está muito boa. Apenas apontarei alguns errinhos para você melhorar na próxima redação.
– Deve haver vírgula antes te como, pois você está citando um exemplo: “algumas cidades brasileiras, como São Paulo e a capital paranaense.”
– Senti falta da sua tese na introdução, ela precisa vir explícita já no primeiro parágrafo do texto.
– Por não ter uma tese o seu desenvolvimento 1 apresenta dois encaminhamentos, um sobre os direitos do cidadão e o outro pela falta de infraestrutura, você deve escolher uma das temáticas para trabalhar num único parágrafo.
– A água não é um composto orgânico, e sim inorgânico.
– Especifique órgãos do governo, pois citar apenas o governo deixa o agente meio vago