A era das redes sociais: um desafio à saúde mental dos jovens

  • 0

   O advento da Globalização possibilitou avanços na comunicação e no uso das redes sociais. No entanto, essa última constitui um desafio à saúde mental dos jovens brasileiros, devido aos padrões sociais impostos e ao negligenciamento de escolas em debater essa temática em sala.

   primeiramente, deve-se ressaltar que a imposição de padrões sociais é um empecilho para o desenvolvimento mental do ser humano. De acordo com o sociólogo Émile Durkheim, o Fato Social é um instrumento que molda o agir, o pensar e o sentir do indivíduo na sociedade. De maneira análoga, as redes sociais como o instagram e o facebook ditam o agir dos jovens brasileiros e, consequentemente, interferem na saúde mental dessa parcela da população.

   Além disso, a negligência de algumas instituições de ensino constitui um impasse à saúde dessa parte da sociedade. Segundo o filósofo Immanuel Kant: ” O homem não é nada daquilo que a educação faz dele.” Sob tal óptica, o descaso da educação em dialogar com os jovens os impactos das vias de comunicação, contribui para os agravamentos negativos na saúde mental, tais como: a ansiedade e a depressão.

   Logo, são necessárias medidas para mudar essa realidade no Brasil. Assim, a Mídia deve mostrar para os jovens a não adesão de padrões, por meio da divulgação da diversidade de culturas existente no mundo, a fim de minimizar a agressão à saúde mental. Outrossim, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) precisa apresentar a importância em se discutir essa temática em sala, abordando o efeitos negativos à vida desses indivíduos. Desse modo, a situação no país poderá ser transformada positivamente.

 

Compartilhar

4 Correções

  1. A redação está muito boa, se utiliza bem dos instrumentos linguísticos e tem propriedade nos argumentos, porém poderia desenvolve-los melhor nos desenvolvimentos e apresentar melhor a proposta de intervenção, nela devem ser respondidas as seguintes perguntas: o que, quem e como, não está bem definido como serão postas em prática as propostas.

    • 1
  2. O assunto aportado no texto, foi bastante interessante, seguiu os padrões de uma redação. Quando você mencionou fala de alguma pessoa importante, a redação ficou bastante formal, goste muito disso. Mas sinceramente eu acho que você poderia ter acrescentado mais ações de solução desse problema. Tornar o texto mais argumentativo, que possa chamar a atenção do corretor ao ler sua redação. Fora isso, eu gostei bastante, continuei assim, tentando melhorar cada vez mais. Na minha opinião sua redação merece 550 pontos.

    • 1
  3. Oi! Eu sinceramente gostei muito da sua redação. Foi possível ver sua tese com clareza e você defendeu mostrando dados e tudo mais. Entretanto, sinto informa-lo que sua frase de Immanuel Kant estar errada, ele diz ” o homem é aquilo que a educação faz dele”, ou seja, o exato oposto do que você colocou.
    Então, se você não tem certeza de alguma informação é melhor não colocá-la na sua redação.
    Obj! E parabéns;)

    • 1
  4. O assunto abordado é muito bom mas, deveria ter mais soluções para minimizar o assunto e não só tenta na mídia , mais nas escolas, fazer palestras , é sempre bom!. A grafia e a pontuação está correta e não tem muita repetição e não foge do assunto, tirando o que eu falei lá em cima sua redação pode tirar uma boa nota.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.