Iniciante

A educação nos presídios brasileiros no século XXI

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Na obra “Utopia”,do escritor inglês Thomas More,é retratada uma sociedade perfeita,na qual o corpo social padroniza-se pela ausência conflitos e problemas.No entanto,o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega,uma vez que a educação dos presídios brasileiros no século XXI apresenta barreiras,nas quais dificultam a concretização dos planos de More.Dessa forma,em razão do silenciamento e da lacuna educacional emerge um problema complexo que precisa ser revertido.

Precipuamente,é fulcral pontuar que a educação nos presídios no Brasil deriva da baixa atuação setores gorvementais,no que concerne à criação em mecanismos que coíbam tais recorrências.De acordo com o pensador Thomas Hobbes,o estado é responsável por garantir o bem-estar da sociedade,entretanto,isso não ocorre no Brasil.Devido à baixa atuação das autoridades,não há um efetivo debate sobre tal impasse;o silenciamento facilita para que o tema seja escondido e contribua na perpetuação.

Ademais,é imperativo ressaltar que a lacuna educacional dentro dos presídios exerce uma configuração desafiadora. Nessa perspectiva,o filósofo Kant,afirma que,o ser humano é resultado da educação que teve.Sob essa lógica,se há um problema social,há como base uma lacuna educacional.No que tange à educação dos presidiários,verifica-se um espaço fortemente presente,visto que a educação é primordial,e dentro dos presídios não há obrigação para  visar o quanto longe podem chegar com educação de qualidade.

Portanto,uma intervenção faz-se necessária. Para isso,é preciso que os municípios,em parceria com o Poder Executivo façam uma lei que garanta o ensino educacional para os presidiários e promovam palestras semanais a fim dos presos aprenderem a desenvolver o gostar pela educação e tais não permitir entrar na criminalidade novamente.Os eventos devem permitir a participação de alguns familiares de presidiário,para que ajudem na formação educacional dos presos.Desse modo,atenuar-se-á,em médio e longo prazo,o impacto nocivo da educação  dos presidiários no século XXI,e a coletividade alcançará a Utopia de More.

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2 Correções

  1. Olá, boa noite!!
    Segue a sua correção de acordo com as competências Enem.
    C1: 200 ( Domínio da escrita formal da língua portuguesa)
    C2: 200 (Compreender o tema e não fugir do que é proposto)
    C3: 120 (Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista)
    C4: 160 (Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação)
    C5: 200 (Respeito aos direitos humanos)
    Total: 880.

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  2. Boa noite, Steffany. Tudo bem com você ?

    Eu gostei da forma que você escreveu essa redação, mas sentir a falta de alguns pontos, tais são: uma maior problematização na parte da introdução. Fazendo que sua estrutura esteja um pouco amena de um paragrafo solicitado pela a banca do ENEM. No mais, acho que é só. O restante está em uma boa relação com o tema.
    Acredito que, com uns pequenos ajustes, você vai tirar uma nota incrível.

    Meus parabéns! Sucesso.

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