Iniciante

A educação na transformação dos jovens no Brasil (Sejam Críticos)

  • 2

Durante o filme estadunidense “Mãos Talentosas”, é narrada a história de Ben Carson, um neurocirurgião negro que enfrentou grandes adversidades financeiras e sociais na infância, e conseguiu transformar positivamente a sua realidade, por intermédio da educação. Diante disso, é possível relacionar o longa-metragem com o Brasil hodierno, haja vista que muitos jovens, sobretudo os mais pobres, encontram enormes obstáculos para ascenderem socialmente. Dentro desse contexto, há dois importantes fatores que precisam ser considerados: o baixo investimento no ensino público, e os óbices sociais, que colaboram para a evasão escolar.

Mormente, é notório salientar que a desigualdade social no Brasil, está diretamente ligada à educação. Embora a Constituição Federal de 1988 assegure o direito à educação, visando o desenvolvimento dos indivíduos, na prática isso não ocorre, vide que, com o baixo investimento do Estado no ensino público, o abismo entre as classes sociais mais pobres e mais ricas tende a aumentar. Conforme o jornalista Gilberto Dimenstein, em sua obra “Cidadãos de Papel”, quando os direitos previstos na legislação não são cumpridos, ocorre uma falsa sensação de cidadania. Nesse viés, a ausência de amparo dos regentes com o ensino público, corrobora, por consequência, para o aumento da dificuldade de ascensão social de indivíduos carentes, como os moradores das periferias e do sertão nordestino.

Ademais, é valioso destacar os problemas sociais e econômicos, como fatores determinantes para a evasão escolar. Segundo o G1, metade da população adulta no Brasil não concluiu o ensino médio. Nesse sentido, com os problemas financeiros enfrentados pelos cidadãos, muitos jovens precisam abandonar o colégio para trabalhar e auxiliar os familiares com as despesas. Tal fato acarreta, por conseguinte, na perda da oportunidade de ingresso no ensino superior e de melhoria de vida. Consoante o educador Paulo Freire, a educação é primordial para a evolução da sociedade, sendo, desse modo, crucial para a formação de uma sociedade mais igualitária.

Portanto, medidas são necessárias para mitigar o quadro atual. Logo, cabe ao Ministério da Educação promover a melhoria no ensino público do Brasil, por meio da destinação maior de verbas para as escolas públicas, criação de mais cursos técnicos pelo país, que capacitem os cidadãos visando a obtenção de bons empregos, além da realização de palestras nos colégios, de forma bimestral, realizadas por professores, que motivem os estudantes a buscarem uma melhor formação acadêmica, com o fito de fornecer maior amparo e oportunidades para a população. Assim, haverá mais casos como o de Ben Carson.

Compartilhar

3 Correções

  1. Boa tarde, tudo bem? não sou especialista em relação, mas percebi que seu texto tem uma ótima fluidez é bem coeso e apresenta todos os critérios que levam a redação nota mil. uma dica que posso te dar é passar sempre seus textos para o papel, para ver se esta nas limitações pedidas pelo Enem( se esse for o caso ). Contudo, meus parabéns pelo seu texto!!

    • 1
  2. Ótimo texto, bons argumentos e estrutura, bom uso de conhecimentos gerais om filmes e escritores, a única anotação que eu tenho é que talvez ele esteja muito comprido e não caiba no modelo padrão de trinta linhas. Gostei da conclusão que fecha o texto retomando a primeira referência feita na introdução. Se o seu objetivo for o ENEM te aconselho a trabalhar principalmente no tamanho da redação, praticar resumir suas palavras e escolher menos autores/filmes/séries para citar. Sua escrita é incrível continua assim!

    • 1
  3. 1º Domínio da escrita formal da língua portuguesa:200
    2º Compreender o tema e não fugir do que é proposta:200
    3º Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista:200
    4º Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação:200
    5º Conclusão: 200

    Nota final: 1000
    Parabéns!!!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.