A educação financeira do cidadão brasileiro

  • 0

No filme nacional “Até que a sorte nos separe”, o personagem Tino perde sua fortuna após gastá-la descontroladamente ao adotar um estilo de vida repleto de luxos. Fora da ficção, muitos brasileiros também enfrentam dificuldades econômicas, devido à pouca presença da educação financeira na vivência dos indivíduos. Acerca disso, a falta de informação representa uma grande causa para o endividamento dos cidadãos, o que levanta a importância da discussão dessa problemática.

A partir desse cenário, pode-se afirmar que o deficit de conhecimentos financeiros ocorre em razão da ausência de acesso prematuro e claro a estes. Sob tal perspectiva, o canal do Youtube “Me poupe” destaca-se como um propagador de informações econômicas de forma descontraída e de fácil entendimento para qualquer internauta. No entanto, nos lares brasileiros a administração do dinheiro é um tema que recebe um tratamento bem diferente do citado, visto que é comum que tais questões sejam ignoradas até a fase adulta ou abordadas com termos técnicos que dificultam a compreensão. Com base nisso, é evidente que os assuntos econômicos devem ser inseridos na vida dos indivíduos ainda na juventude.

Consequentemente, sem uma base de aprendizado, os consumidores realizam compras não planejadas que resultam em seu endividamento. Nesse sentido, de acordo com uma pesquisa do Banco Central, cerca de metade da renda das famílias brasileiras é destinada ao pagamento de dívidas. À vista disso, essa situação acontece em virtude de comportamentos consumistas que são facilmente incorporados por aqueles que não adotam uma conduta responsável e planejada para suas finanças. Logo, é notável que tal adversidade poderia ser evitada com um planejamento econômico capaz de delimitar os gastos supérfluos.

Portanto, medidas são necessárias para a resolução do problema. A fim de levar conhecimento econômico aos brasileiros urge que o Ministério da Educação insira nas instituições de ensino contextualizações práticas que envolvam o dinheiro. Essa ação deve ser feita mediante a inserção de conceitos simples de economia e de transações financeiras em disciplinas, como matemática e sociologia. Só assim, dificuldades, como a enfrentada por Tino, não serão comuns no país.

Compartilhar

3 Correções

  1. Não notei nenhum erro, parabéns você escreve muiiito bem. Ademais, senti falta das teses na sua introdução contudo não é um erro apenas eu prefiro elas na introdução, fica melhor para você descorrer

    Nota: 1000 kskskskskskskkssksosososksosk, vai mandar muito bem no enem se continuar assim, boa sorte

    • 2
  2. Olá tudo bem? Estarei realizando a correção da sua redação, contudo vale ressaltar que não sou nenhum profissional, mas farei o meu melhor para lhe proporcionar uma redação de qualidade!

    Parabéns! No meu ponto de vista eu não encontrei nenhum erro em sua redação, continue assim e você ganhará uma ótima nota no Enem!

    • 1
  3. Olá tudo bem? Estarei realizando a correção da sua redação, contudo vale ressaltar que não sou nenhum profissional, mas farei o meu melhor para lhe proporcionar uma redação de qualidade!

    Notei alguns pequenos erros em todo o texto que são o afastamento da pontuação, quando estiver escrevendo o texto tente manter a pontuação próxima da palavra.

    No inicio eu identifiquei um erro de coesão “.se é visto ” esse “se” poderia ser retirado ticando somente o “é visto”.

    No desenvolvimento temos um erro gramatical em: “aderissem á cirurgias plásticas , para realizarem procedimentos estéticos” Essa vírgula antes do “para” está errada, poderia deixar sem vírgula. Continuando no desenvolvimento temos o mesmo erro em “além de belos , se sentiram” Novamente o mesmo erro em “crianças , sem nenhum ponto de vista” E depois de “vista” é necessário uma vírgula. Temos também aqui um erro de gramática ” no futuro a saúde física e mental” Aqui faltou uma vírgula e tem um erro na palavra a saúde que ficaria assim “No futuro, na saúde física e mental. No segundo parágrafo temos “padrões de beleza , que não exigem” outro erro de posicionamento de vírgula. aqui temos uma marca de linguagem, ” para eles é bem normal” é necessário que você escreva formalmente em um texto dissertativo-argumentativo.

    Sua conclusão não ficou clara com a proposta de intervenção, é necessário dar uma melhorada nela.

    No mais você mostrou que tem domínio do assunto citando fontes, mas falta domínio da gramática e do texto dissertativo-argumentativo, recomendo que estude mais eles.

    Espero que eu tenha te ajudado, bons estudos! :)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.