A educação familiar ou “homeschooling” deve ser liberada no Brasil?

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    No século atual, é evidente o aumento contínuo de responsáveis que desejam impor a educação familiar, substituindo a educação nas escolas, o qual é um problema que requer um olhar atento para suas causas. A falta de capacitação profissional destes responsáveis para o ensino de qualidade e a falta de concentração das crianças em ambientes domésticos, são algumas delas. Sendo assim, a educação totalmente presencial nas escolas, é a alternativa mais adequada para o ensino de qualidade no Brasil.

    Em primeiro plano, nota-se que com a pandemia do coronavírus nos anos de 2020 e 2021, o ensino presencial nas escolas e outras instituições foi transformado em um ensino à distância com o uso da tecnologia, em que os alunos acessavam as aulas em algum dispositivo com conexão à internet. Devido a esse cenário, milhares de crianças e jovens tiveram grandes dificuldades de aprendizado, pois muitos não tinham acesso à aparelhos conectados à internet, além de que, os responsáveis por estes alunos não possuíam qualificação profissional para ajudá-los com suas dificuldades acadêmicas. Esse cenário, reflete o que foi apontado por Zygmunt Bauman em sua teoria da modernidade líquida, em que no século XX a sociedade, e por consequência, a educação das pessoas, era sólida e estável, o que não vem acontecendo no século XXI com tantas transformações e revoluções.

    Além disso, é importante ressaltar que muitos alunos possuem problemas de aprendizado e dificuldades para prestar atenção, que só podem ser corrigidos por profissionais qualificados, como professores. Também cabe mencionar, que os ambientes escolares e o contato com colegas, professores, e funcionários tendem a trazer inúmeros benefícios para as crianças. Segundo Nelson Mandela “a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. Com isso, percebe-se a necessidade de a educação ser algo de extrema relevância no Brasil, sendo inadmissível a liberação do “homeschooling”.

    Em virtude dos fatos mencionados, cabe ao Governo Federal como órgão máximo executivo, em parceria com o Ministério da Educação, elaborar medidas para que a educação familiar com ensinamentos domésticos, não seja liberada no Brasil. Para isso, deve promover palestras em instituições de ensino, ministradas por psicólogos, com o objetivo de alertar os pais e responsáveis sobre os malefícios que esse meio de ensino pode trazer para as crianças, afinal, como foi dito por Paulo Freire “a educação muda as pessoas e essas transformam o mundo”. Cabe também, as mídias sociais divulgarem para a sociedade, através de campanhas publicitárias, como a frequência das crianças à escola é algo necessário para o melhor aprendizado das mesmas. Dessa forma, seria possível proporcionar a todos um ensino de qualidade, pois garantir a educação da população, é garantir a ordem e o progresso da nação.

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2 Correções

  1. Olá! Não sou expert, mas vamos corrigir conforme critérios do ENEM. As 5 competências da redação do Enem são as seguintes:

    Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa:
    Bom.

    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
    Bom. O texto deve ser impessoal.

    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
    Regular. Faltou mais embasamento para a polêmica tese defendida, pois as fontes citadas enquadram como fuga ao tema.

    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
    Bom. Recomenda-se usar as conjunções.

    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
    Ruim. Não houve considerações quanto a ‘considerando a diversidade sociocultural’. Existem inúmeros sistemas de ensino pelo mundo, sejam ead, híbrido, semipresencial, cívico, colégio militar, mosteiros, conventos, escolas de igrejas, montessouri, salesiano, universidade corporativa, cooperativas de ensino, homeschooling. Cada sistema tem suas vantagens, desvantagens e trabalham com mais ou menos competências. Riscos de doutrinação está em não aceitar e respeitar outras inúmeras possibilidades.

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  2. 1º parágrafo:

    A falta de capacitação profissional destes responsáveis para o ensino de qualidade e a falta de concentração das crianças em ambientes domésticos, são algumas delas.

    não separa sujeito e verbo

    “A falta de capacitação profissional destes responsáveis para o ensino de qualidade e a falta de concentração das crianças em ambientes domésticos são algumas delas.”

    ” a educação totalmente presencial nas escolas, é a alternativa mais adequada para o ensino de qualidade no Brasil.”

    sujeito e verbo

    ” a educação totalmente presencial nas escolas é a alternativa mais adequada para o ensino de qualidade no Brasil.”

    se você deseja colocar pausas no texto inverta as orações ou desloque advérbios

    2º parágrafo

    “nota-se que com a pandemia do coronavírus nos anos de 2020 e 2021, o ensino presencial nas escolas”

    “nota-se que, com a pandemia do coronavírus nos anos de 2020 e 2021, o ensino presencial nas escolas”

    “Devido a esse cenário, milhares de crianças e jovens tiveram grandes dificuldades de aprendizado, pois muitos não tinham acesso à aparelhos conectados à internet”

    não existe essa crase, aparelhos é masculino e ainda está no plural.

    “Devido a esse cenário, milhares de crianças e jovens tiveram grandes dificuldades de aprendizado, pois muitos não tinham acesso aos aparelhos conectados à internet”

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