Na obra “Sociedade dos Poetas Mortos”, um professor ingressa em uma escola ortodoxa e seu modo de ensinar é diferente dos padrões, o que faz com que os alunos elaborem suas próprias visões e concepções do mundo. A partir desse filme é perceptível a importância do processo educativo como um instrumento de mudança da sociedade, mas, no Brasil, não é valorizada. Apesar, da educação ser de extrema importância para a transformação dos indivíduos, ela não está sendo voltada para tal, o que gera consequências nocivas.
É relevante abordar, primeiramente, as causas que impedem a educação de estar direcionada ao seu papel transformador. A constituição de 1988 visa, com a colaboração da sociedade, o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o mercado de trabalho. Em oposição a isso, a sociedade não valoriza a educação, colaborando assim para que não haja transformações na sociedade vigente. Ademais, devido à falta de investimentos estatais há uma decadência infraestrutural nas escolas, contribuindo diretamente para o retrocesso do âmbito educacional. Além disso, o método de ensino nas escolas é tradicional, o que dificulta a formação do senso crítico, que é fundamental para a evolução social.
Em consequência desses fatores os cidadãos se tornam menos críticos e há um aumento na desigualdade social. Segundo o educador Paulo Freire, sem a educação a sociedade não muda. Em consonância com esse pensamento, no Brasil, observamos o fato da educação não ser eficiente, pois, em virtude do modelo tradicional metodológico, não há um estimulo para a formação do pensamento crítico, tornando os indivíduos alienados, passivos e enfraquecendo a sua cidadania, o que faz com que os eles não se preocupem ou tenham consciência da atual situação de desigualdade socioeconômica do país, coisa que perpetua tal problema.
Evidencia-se, portanto, que é necessário reverter esse quadro para tornar a educação como um instrumento de evolução da sociedade no Brasil. Desse modo, cabe ao Estado qualificar o ensino, recorrendo a verbas públicas, com o fito de possibilitar a existência de condições sociais favoráveis no âmbito educacional. Ademais, é papel da população reivindicar seus direitos, por meio de manifestações e protestos. Além disso, é função do ministério da educação contemplar a formação do senso critico e incentivar a cidadania, através de palestras e debates.
A educação como um instrumento de transformação social
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LarianeCamp
Redação muito bem estrutura e com a ortografia correta. Houve o domínio da norma padrão. Boas referências no texto como o do filme e do pedagogo Paulo Freire. Esse tipo de referência enriquece o texto. Parabéns pelo texto.
Luany Stéfany Barbosa Silva
Redação maravilhosa, ótimo desenvolvimento e boas situações, o texto ficou rico em informações, e atrativo ao leitor, vou usar como modelo para todas as minhas futuras, só quero ressaltar sobre as propostas de intervenção que você poderia ter focado em apenas 2 e elaborado um pouco mais. Mas sua redação estava ótima, parabéns!
anacxroline
Ótima redação
Só recomendo dar uma atenção quanto ao uso das vírgulas, que foram empregadas sem necessidade algumas vezes ao decorrer do texto.
Dica: ao invés de trazer várias propostas na intervenção, procure trazer apenas uma e se concentrar em melhor desenvolve-la, pois assim você poupa o seu tempo e espaço de texto (e acredito, por algumas aulas que já vi, que o enem foca em corrigir apenas uma proposta, então, apesar de ter apresentado mais, elas seriam desconsideradas)