A educação como um instrumento de transformação social

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Na obra “Sociedade dos Poetas Mortos”, um professor ingressa em uma escola ortodoxa e seu modo de ensinar é diferente dos padrões, o que faz com que os alunos elaborem suas próprias visões e concepções do mundo. A partir desse filme é perceptível a importância do processo educativo como um instrumento de mudança da sociedade, mas, no Brasil, não é valorizada. Apesar, da educação ser de extrema importância para a transformação dos indivíduos, ela não está sendo voltada para tal, o que gera consequências nocivas.
É relevante abordar, primeiramente, as causas que impedem a educação de estar direcionada ao seu papel transformador. A constituição de 1988 visa, com a colaboração da sociedade, o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o mercado de trabalho. Em oposição a isso, a sociedade não valoriza a educação, colaborando assim para que não haja transformações na sociedade vigente. Ademais, devido à falta de investimentos estatais há uma decadência infraestrutural nas escolas, contribuindo diretamente para o retrocesso do âmbito educacional. Além disso, o método de ensino nas escolas é tradicional, o que dificulta a formação do senso crítico, que é fundamental para a evolução social.
Em consequência desses fatores os cidadãos se tornam menos críticos e há um aumento na desigualdade social. Segundo o educador Paulo Freire, sem a educação a sociedade não muda. Em consonância com esse pensamento, no Brasil, observamos o fato da educação não ser eficiente, pois, em virtude do modelo tradicional metodológico, não há um estimulo para a formação do pensamento crítico, tornando os indivíduos alienados, passivos e enfraquecendo a sua cidadania, o que faz com que os eles não se preocupem ou tenham consciência da atual situação de desigualdade socioeconômica do país, coisa que perpetua tal problema.
Evidencia-se, portanto, que é necessário reverter esse quadro para tornar a educação como um instrumento de evolução da sociedade no Brasil. Desse modo, cabe ao Estado qualificar o ensino, recorrendo a verbas públicas, com o fito de possibilitar a existência de condições sociais favoráveis no âmbito educacional. Ademais, é papel da população reivindicar seus direitos, por meio de manifestações e protestos. Além disso, é função do ministério da educação contemplar a formação do senso critico e incentivar a cidadania, através de palestras e debates.

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3 Correções

  1. Redação muito bem estrutura e com a ortografia correta. Houve o domínio da norma padrão. Boas referências no texto como o do filme e do pedagogo Paulo Freire. Esse tipo de referência enriquece o texto. Parabéns pelo texto.

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  2. Redação maravilhosa, ótimo desenvolvimento e boas situações, o texto ficou rico em informações, e atrativo ao leitor, vou usar como modelo para todas as minhas futuras, só quero ressaltar sobre as propostas de intervenção que você poderia ter focado em apenas 2 e elaborado um pouco mais. Mas sua redação estava ótima, parabéns!

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  3. Ótima redação
    Só recomendo dar uma atenção quanto ao uso das vírgulas, que foram empregadas sem necessidade algumas vezes ao decorrer do texto.
    Dica: ao invés de trazer várias propostas na intervenção, procure trazer apenas uma e se concentrar em melhor desenvolve-la, pois assim você poupa o seu tempo e espaço de texto (e acredito, por algumas aulas que já vi, que o enem foca em corrigir apenas uma proposta, então, apesar de ter apresentado mais, elas seriam desconsideradas)

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