No que concerne ao desafio de levar a educação a população indígena, trata-se de uma questão não só local, mas global. Dentre diversos aspectos destaca-se a missão de incluir o gentio na formação educacional, sem comprometer sua identidade cultural e tradicional. Além disso há fatos históricos que podem ser primordiais na dificuldade de educar esta população aos ensinos da sociedade urbana.
Certamente, a educação é responsável pela interação social e diminuição das diferenças. Sob este viés, o ensino ao indígena se mostrou uma forma de comprometimento público com o desenvolvimento social e na busca pela formação de uma sociedade mais qualificada. Entretanto, as questões como localização, acesso, falta de estrutura são os fatores que mais dificultam o progresso destas ações.
Ademais, desde a antiguidade, o homem branco viu a necessidade de adequar ao índio as suas tradições, ensinos e até religião. Desde então, a função do indígena esteve voltada a aderir os anseios da população branca. Nesse contexto, é perceptível que a sociedade indígena também carrega seus anseios pela liberdade, luta contra discriminação e seus espaços na sociedade.
Em suma, muito deve ser feito para leva a educação ao gentio. O primeiro foco deve ser oferecer formação, de forma que mantenha o respeito sobre os costumes étnicos e tradicionais. E além disso, a infraestrutura necessária para agregar os valores sociais de qualidade e prosperidade. Pois dessa forma, além de formar um sociedade mais justa, mostraria empatia e responsabilidade frente as diferenças sociais.
vitoria silva ribeiro
você escreve muito bem e tem domínio da norma culta e articuladores bem colocados. seu texto esta coerente com o tema e os assuntos bem desenvolvidos. só acho que faltou nos parágrafos de desenvolvimento dados e citações que exemplificam e enriquecem o seu texto. a sua introdução faltou também apresentar os problemas que você iria desenvolver na proposta de intervenção. fora isso sua redação eta muito boa!