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A educação como ferramenta de mudança na sociedade (coloquem nota de acordo com os critérios do Enem pfvr)

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A educação como ferramenta de mudança na sociedade (coloquem nota de acordo com os critérios do Enem pfvr)
Na frase de Paulo Freire importante educador e filósofo “Se a educação sozinha não transforma, sem ela tão pouco a sociedade muda”, explícita a importância da educação para alcançarmos os avanços e mudanças sociais. Contudo, tal pensamento não se distancia da realidade brasileira na qual, nota-se a necessidade de um aprendizado crítico e libertador no meio social. Todavia, é de total necessidade a integração das transformações sociais que apesar de fundamental, não se faz presente na contemporaneidade.
Em primeiro lugar, é necessário analisarmos o valor das instituições de ensino e como elas podem ajudar a solucionar tal problemática. Nesse sentido, no contexto atual de desigualdade, violência e discriminação, não é só de total importância, mas sim essenciais tais mudanças. Diante disso, uma pesquisa realizada pelo site UOU, explícita que a saída do ambiente educação tem afetado principalmente os alunos do ensino médio. Entretanto, a prática da evasão escolar tem contribuído para o aumento da perpetuação do ciclo de pobreza, em que o jovem é obrigado a sair do ambiente educacional para trabalhar, já que as condições da família são desfavoráveis. Desse modo, terá uma baixa remuneração e menores índices de aprendizagem no futuro, além de salários menores.
Outro fator, é a marketização do ingresso aos vestibulares, em que está cada vez maior a concorrência, assim o nível de dificuldade tem aumentado. Todavia, o Enem que deveria ser um exame de conclusão do ensino médio, nos dias atuais, com somente o ensino básico o indivíduo não irá conseguir uma vaga na faculdade, teria que se aprofundar por fora. Outrossim, as escolas têm esquecido, de realizar gincanas campanhas de alimentos e visitas a instituições de caridades, ficando evidente que não são mais importantes, na era dos vestibulares. Nesse sentido, se não houver o incentivo a atividades como esta, não há como entender o valor no meio das transformações sociais.
Portanto, fica claro que papel de educação não tem sido aproveitado no Brasil. Logo cabe ao MEC garantir a todos a necessidade de entendermos a questão. Tal ação será realizada por meio da promoção de palestras e rodas de conversa, mediadas por profissionais e ministrados em praças públicas, em que será trabalhada a problemática difundindo seus valores. Além disso, o governo deveria e enviar um projeto de lei a ser entregue a câmara dos deputados. Nele deve conter medidas de programas de transferência de renda, com ações que estimulem o primeiro emprego de forma protegida, com escolas adequadas para permanência nos estudos. Contudo, campanhas cobrando essas ações por parte das escolas precisam ser divulgadas nos canais de mídia. Assim, espera-se que pouco a pouco a frase de Paulo Freire faça sentido e alcance a todos.

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1 Correção

  1. Oie tudo bem?? Vou tentar te dar algumas dicas aqui com base nas competências de correção. (Vou dar a nota conforme a tabela do site do MEC, depois você pode comparar lá e ver os critérios)
    1. 120 pontos. No geral consigo compreender o seu texto. Entretanto, há algumas repetições de palavras e em alguns trechos má distribuição de vírgulas ou pontos para melhor compreensão da escrita. Mas está no caminho!
    2. 120 pontos. Não fugiu do tema e tem a estrutura e recursos necessários.
    3. 80 pontos. Aqui, na verdade o problema está na sua introdução! Ela é a base do seu desenvolvimento e da sua conclusão também. Acontece que você precisa citar explicitamente os problemas em suas premissas (na introdução) para depois desenvolver argumentando em cima disso, e no final, trazer a solução para esse problema. Digo isso pois você trouxe muitos pontos “aleatórios” que acabaram comprometendo sua base argumentativa como talvez um pouco inconsistente. Tente organizar melhor as ideias e focar em menos problemáticas!
    4. 160 pontos. recursos coesivos ok!!! A dica aqui pra chegar nos 200 seriam os períodos melhor elaborados
    5. 120 pontos. Primeiro, talvez esse trecho não seja muito bom para sua proposta de intervenção, pois o leitor espera que isso seja explicado na sua redação
    ” Logo cabe ao MEC garantir a todos a necessidade de entendermos a questão.”
    Você falou quem e o que fazer, isso é ótimo! Porém, faltou o “Para quê” (sei que você usou “Assim, espera-se que pouco a pouco a frase de Paulo Freire faça sentido e alcance a todos.” mas talvez você deva ser mais específica na sua proposta!)
    ex: “Dessa forma, poderemos dar sentido à frase de Paulo Freire, fazendo com que por meio da educação, inúmeras mudanças sociais sejam promovidas sem qualquer distinção.” (É só um exemplo pra você ter alguma ideia)
    Enfim, espero muito ter te ajudado!
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