Na frase de Paulo Freire importante educador e filósofo “Se a educação sozinha não transforma, sem ela tão pouco a sociedade muda”, explícita a importância da educação para alcançarmos os avanços e mudanças sociais. Contudo, tal pensamento não se distancia da realidade brasileira na qual, nota-se a necessidade de um aprendizado crítico e libertador no meio social. Todavia, é de total necessidade a integração das transformações sociais que apesar de fundamental, não se faz presente na contemporaneidade.
Em primeiro lugar, é necessário analisarmos o valor das instituições de ensino e como elas podem ajudar a solucionar tal problemática. Nesse sentido, no contexto atual de desigualdade, violência e discriminação, não é só de total importância, mas sim essenciais tais mudanças. Diante disso, uma pesquisa realizada pelo site UOU, explícita que a saída do ambiente educação tem afetado principalmente os alunos do ensino médio. Entretanto, a prática da evasão escolar tem contribuído para o aumento da perpetuação do ciclo de pobreza, em que o jovem é obrigado a sair do ambiente educacional para trabalhar, já que as condições da família são desfavoráveis. Desse modo, terá uma baixa remuneração e menores índices de aprendizagem no futuro, além de salários menores.
Outro fator, é a marketização do ingresso aos vestibulares, em que está cada vez maior a concorrência, assim o nível de dificuldade tem aumentado. Todavia, o Enem que deveria ser um exame de conclusão do ensino médio, nos dias atuais, com somente o ensino básico o indivíduo não irá conseguir uma vaga na faculdade, teria que se aprofundar por fora. Outrossim, as escolas têm esquecido, de realizar gincanas campanhas de alimentos e visitas a instituições de caridades, ficando evidente que não são mais importantes, na era dos vestibulares. Nesse sentido, se não houver o incentivo a atividades como esta, não há como entender o valor no meio das transformações sociais.
Portanto, fica claro que papel de educação não tem sido aproveitado no Brasil. Logo cabe ao MEC garantir a todos a necessidade de entendermos a questão. Tal ação será realizada por meio da promoção de palestras e rodas de conversa, mediadas por profissionais e ministrados em praças públicas, em que será trabalhada a problemática difundindo seus valores. Além disso, o governo deveria e enviar um projeto de lei a ser entregue a câmara dos deputados. Nele deve conter medidas de programas de transferência de renda, com ações que estimulem o primeiro emprego de forma protegida, com escolas adequadas para permanência nos estudos. Contudo, campanhas cobrando essas ações por parte das escolas precisam ser divulgadas nos canais de mídia. Assim, espera-se que pouco a pouco a frase de Paulo Freire faça sentido e alcance a todos.
AnaamoreiraIniciante
A educação como ferramenta de mudança na sociedade (coloquem nota de acordo com os critérios do Enem pfvr)
Compartilhar
VanessaA
O texto aborda uma alusão boa que direciona um parâmetro que breviamente sera abordado. Entretanto o desenvolvimento 1 apresenta uma abordagem sem coesão de inicio que prejudica a compreensão e assim, sendo necessário a releitura, podendo ser descontado nota em avaliação do Enem. O desenvolvimento 2, traz o termo marketização, seria importante citar como atua esse marketing? Qual o publico alvo? e ademais é apresentado três argumentos em um só paragrafo causando mais um efeito de incoerência textual.
A conclusão está ótima, trabalhada em todos aspectos.