A EDUCAÇÃO COMO CAMINHO PARA A RESSOCIALIZAÇÃO DAS MULHERES PRIVADAS DE LIBERDADE NO BRASIL

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De acordo com o 14° anuário brasileiro de segurança pública, o Brasil possui mais de 750 mil presos, se tornando a 3° maior população carcerária do mundo. Com isso, diante desse grande número de presos e com foco no público feminino, a educação se torna uma ferramenta importante na ressocialização das mesmas. Visto isso, dois pontos essenciais devem ser debatidos sobre esse tema: O nível de escolaridade e classe social delas e os desafios com a garantia de estudo das detentas.

A princípio, é indiscutível que a classe social e o grau de escolaridade são fatores relevantes ao avaliar o perfil das detentas. Na música “A vida é um desafio” do grupo de rap Racionais MC’s, o cantor ao falar sobre as dificuldades vividas da população da periferia discorre sobre a falta de oportunidade, deixando o estudo de lado para trabalhar ou seguir o caminho do crime. Logo, nota-se que a classe social pode ser um determinante para a falta de educação das presas, restando como opções trabalhar para sustentar a família ou seguir a vida do crime.

Ademais, é importante ressaltar as dificuldades para implantar uma educação descente dentro das prisões. De acordo com o filósofo e educador brasileiro Paulo freire, a sociedade não muda sem educação. Sendo assim, a educação como meio de ressocialização é de suma importância, mas não é o que acontece, visto que a uma negligência por parte do Estado com os presídios e por consequência com a educação das custodiadas.

Portanto, é visível a importância de medidas para atenuar esse problema. Cabe ao Governo Federal por meio do ministério da educação destinar mais verbas aos presídios visando aumentar os recursos dos mesmos e em paralelo deve o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), fiscalizar com mais rigor todas as cadeias para garantir que o programa educacional esteja sendo realmente cumprido, a fim de que o papel social do presídio, a ressocialização, funcione corretamente.

Se possível corrija com a nota, desde já agradeço.

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5 Correções

  1. Thiago, não pude esperar pela resposta, mas caso seja critérios diferentes, fale comigo! irei corrigir conforme o enem.

    INTRODUÇÃO—

    -> Colocação pronominal: sempre que tiver vírgula, o verbo pede ênclise, ou seja, o pronome vem DEPOIS do verbo (cuidado, há casos especiais quando tem partícula atrativa)

    “mais de 750 mil presos, se tornando a 3° maior”: tornando-se

    -> “mesmo(a)” NUNCA deverá ser usado para retomar alguma palavra, apenas para comparações (eu tenho X conceito e ele tem o mesmo).

    “importante na ressocialização das mesmas”: troque por destas. (retoma ao ultimo termo)

    -> D1: nível de escolaridade e classe social delas
    -> D2: os desafios com a garantia de estudo das detentas

    Eu aconselho colocar “bem como” ou “além de” em vez do “e” quando for citar o 2° problema, para evitar a repetição.

    DESENVOLVIMENTO 1—

    -> ausência de vírgula antes de “do grupo”; aposto
    -> isole o termo “ao falar sobre as dificuldades vividas da população da periferia” entre vírgulas; termo acessório
    -> “deixando o estudo de lado para trabalhar ou seguir o caminho do crime” (?) quem faz isso ? faltou especificação. O termo acessório é apenas um elemento suplementar, se você tirar ele da frase, não altera nenhum sentido, então a frase, por si só, precisa estar completa.

    Vou explicar melhor:

    “cantor[,] ao falar sobre as dificuldades vividas da população da periferia[,] discorre sobre a falta de oportunidade, deixando o estudo de lado para trabalhar ou seguir o caminho do crime.”

    -o que está entre virgulas é o termo acessório, ou seja, um enfeite. Se vc tirar ele da frase, perceba que não irá alterar o sentido, a mensagem continua a mesma. Então, ficaria assim:

    “cantor discorre sobre a falta de oportunidade, deixando o estudo de lado para trabalhar ou seguir o caminho do crime.”

    -percebe que falta especificar? falta oportunidade pra quem? quem deixa de lado os estudos e vai trabalhar? Do jeito que está parece que o cantor é quem fez tudo isso.

    -> Thiago, e os argumentos? Cadê a fudamentação, o posicionamento ?? Eu só vi você falando sobre a música, terminei de ler o parágrafo e não fui convencida de nada, pois você praticamente não me apresentou nada, apenas discorreu sobre a musica.

    -> Apresente seu posicionamento (indireto), envolve as vítimas do problema, aborde as causas e as consequências, seja crítico e mostre sua opinião. Convença-me de que a sua ideia/argumento é válido e coerente, por meio da argumentação e de 1 citação breve, apenas para dar veracidade àquilo que é mais importante: sua argumentação.

    DENSENVOLVIMENTO 2—

    -> “descente” é aquilo que desce. O correto é “decente”
    -> isole “como meio de ressocialização” entre vírgulas, adjunto adverbial +3 palavras
    -> ” que a uma” o erro de “há/a” traz uma confusão gigante na cabeça de quem corrige, porque muda total o sentido. Cuidado, use “há” quando der pra trocar por “existir”

    -> Também não me convenceu de nada. Trouxe a educação como a causa mas não falou nada sobre. Sim, há uma negligência por parte do estado, mas iai? Como isso afeta a vida das detentas antes e/ou depois de saírem dos presídios ? Qual a importância dessa educação na vida dessas detentas ? Faltou abordagem e aprofundamento.

    CONCLUSÃO—

    -> ausência de vírgulas, isole “por meio do ministério da educação” e o MEC é uma instituição, deve vir com as iniciais maiusculas
    -> ausência de vírgula antes de “visando aumentar”
    -> isole “em paralelo” entre virgulas
    -> olha o “mesmo” de novo aí
    -> tire a vírgula antes de “fiscalizar com mais rigor” não se separa sujeito de verbo

    C1: 140
    C2: 200
    C3: 120
    C4: 120
    C5: 200
    = 780

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  2. Olá!

    Sua redação está ótima, se atente as vírgulas!
    Sua escrita é muito boa
    Está muito bem organizado, estruturado
    No texto, o certo é decente não descente

    Meus parabéns, continue assim!!

    Competência 1: 120
    Competência 2: 180
    Competência 3: 120
    Competência 4: 120
    Competência 5: 180

    Nota: 720

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  3. Cuidado com os gerúndios, ando , endo e indo eles deixam o texto mais pesado e cansativo
    Sua escrita é boa
    Seus pensamento tem lógica , mas a questão da solução deixou a desejar. Procure buscar, o quem vai fazer? Como? Quando? e Porquê?
    Gostei da introdução ficou legal

    160+160+140+140+100= 700

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  4. Sou estudante também, mas vou tentar ajudar!!

    Seu texto ficou bom, soube expor bem sua opinião diante o tema e correlacionou bem com outras áreas do conhecimento, não tangenciou o tema e entendeu bem a proposta do tema. Sua proposta de intervenção está bem completa como deve ser. A única coisa que deve ser visto são alguns erros gramáticas, mas nada que tu não consiga melhorar ao longo dos estudos.

    Nota:760

    Espero ter ajudado!🥰

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  5. Olá tudo bem? Estarei realizando a correção da sua redação, contudo vale ressaltar que não sou nenhum profissional, mas farei o meu melhor para lhe proporcionar uma redação de qualidade!

    “dois pontos essenciais devem ser debatidos sobre esse tema: O nível de escolaridade e classe social delas e os desafios com a garantia de estudo das detentas.”(1)

    (1)- Aqui você cometeu um erro de coesão, você falou que era dois pontos, mas acabou citando três

    Não encontrei nenhum outro erro de gramática, coesão ou pontuação, porém há dois pontos para comentar: A falta de articulação entre os parágrafos e a conclusão que não cumpriu a proposta do texto dissertativo-argumentativo.

    A priori, seu texto não tem uma articulação entre os parágrafos, não abordando corretamente o assunto, apenas de forma superficial, recomendo trazer mais dados para o texto e utilizar-se de palavras conectivas entre os parágrafos.

    E, por fim, a sua conclusão não cumpriu com o requisito do texto dissertativo-argumentativo, que era uma medida concisa para acabar com o problema, da mesma forma que você fez o texto sem abordar de forma aprofundada o assunto, sua conclusão também não teve um abordamento de como poderia ser feito a resolução da problemática.

    Nota final: 560

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