Iniciante

A educação a Distância em Questão no Brasil Contemporâneo

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“Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda” – Paulo Freire. Estamos todos cientes de que por conta da pandemia da covid-19 o planeta está passando por várias mudanças inesperadas, e uma delas é a educação, sem as aulas presenciais o mundo inteiro teve que se adaptar a outra forma de ensino, o EAD.

No entanto, o que é o EAD? É o ensino a distância, que vem ganhando espaço no cenário educacional no Brasil, mas sabemos que nem todos os estudantes tem acesso a computadores e internet de qualidade, o que dificulta na aprendizagem do mesmo e compromete a sua aprovação no final do ano letivo. Dessa forma, o que deve ser feito para que esses estudantes tenham melhores condições para participar das aulas online?

Diante disso, vemos que é um problema de difícil resolução por conta dos locais remotos e a falta de infraestrutura que diversas regiões se encontram. Com isso, segundo a Unicef (Fundo das Nações Unidas Para a Infância), 154 milhões de estudantes estão sem aula na América Latina e no Caribe e, ainda alertam que a situação pode se estender e há risco de evasão escolar. Outra pesquisa divulgada em 2019 afirma que 58% dos domicílios no Brasil não tem acesso a computadores e 33% não tem internet.

Portanto, as secretarias de educação de todo o país deveriam investir em computadores e internet para esses alunos por meio de recursos municipais, pelo menos em tempos de pandemia para que esses jovens no futuro, não sofram pela falta de conteúdos ou tenham dificuldades em aprender.

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9 Correções

  1. Olá, vim corrigir!

    Primeiro, nunca se deve conversar com o leitor, ou seja, não pode fazer perguntas em uma redação. O texto é o espaço que você vai dar a sua opinião, isto é, problematizar. A introdução é onde vc inicia o assunto temático, traz uma citação, coloca a tese, que é a sua opinião, e as duas problemáticas, estão serão trabalhadas no D1 e D2, respectivamente.

    Segundo, nunca se introduza na redação, ou seja, não utilize a 1° pessoa, nem do singular (eu), nem do plural (nós): estamos, sabemos, vemos… A escrita deve estar na 3° pessoa do sing/plu (ele/eles) (esta, sabe-se, ver-se)

    Terceiro, seus parágrafos precisam ter, no mínimo 3 períodos (frases) e no máximo 5, além de ter 10 conectivos em toda a redação

    Quarto, além de ter a retomada à introdução ou a partes do texto, sua conclusão precisa atender aos 5 critérios exigidos pelo enem:
    –> ação (o que será feito?)
    –> agente (quem fará?)
    –> meio/modo (como será feito? por meio de que?)
    –> finalidade (para que será feito isso? a fim de que ?
    –> detalhamento (descrição da ação ou meio/modo)

    |ESTRUTURAÇÃO INTRODUÇÃO|
    contextualização mais tema + tese + 2 problemáticas

    |ESTRUTURAÇÃO DESENVOLVIMENTOS|
    1° tópico frasal (frase de efeito; apresentação do problema)
    2° citação (uso de repertório; utilizar outras áreas do conhecimento)
    3° afirmação (problematização das causas e consequências do problema)
    4° opinião (tese de fechamento, aqui você vai dar sua opinião indireta a respeito)
    ps.: cada estapa dessa você começa com um conectivo

    |ESTRUTURAÇÃO CONCLUSÃO|
    ação + agente + meio/modo + finalidade + detalhamento + retomada ao texto

    Não darei uma nota, pois a estrutura está fora do padrão, se você quiser refazer essa redação e precisar de alguma ajuda, só chamar! =)

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  2. Bem, eu não sei se essa redação foi redigida como “modelo Enem “, mas vou corrigí-la como se fosse. (Se não for o caso, desde já, minhas desculpas )

    Ao trazer um repertório externo, como o utilizado no início do texto, tente se apropriar daquela informação, seja por meio de paráfrase ou pela apresentação da ideia central do conteúdo. Não é interessante transcrever exatamente o que o autor disse. Mostre para a banca que você sabe do que está falando e não apenas copiando o que foi dito por um terceiro.
    Muito cuidado com as generalizações. Ao concluir sua introdução, você afirmou que o mundo inteiro teve de se adaptar a nova forma de ensino. Será mesmo que isso ocorreu? É evidente que não e é você mesma que apresenta isso. Então, cuidado com as contradições.
    Ainda sobre a introdução, tente deixar explícito o que será argumentado posteriormente. Isso demonstra planejamento de texto-aspecto avaliado na C3.
    Ao ler sua redação, eu não consegui encontrar traços de uma dissertação argumentativa , por esse motivo, questionei-me sobre o modelo de texto que você escreveu. A Cartilha do Participante é bem clara em relação a isso:
    “Será atribuída nota zero à redação que não obedecer à estrutura dissertativo-argumentativa,
    mesmo que atenda às exigências dos outros critérios de avaliação.”

    Se esse for seu caso, reveja à estrutura exigida, caso contrário, desculpe -me o inconveniente.

    Espero ter ajudado…

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  3. Oii, boa noite
    Gosteei muitoo de vc ter citado Paulo Freire, enriqueceu bastante sua int. porém sua redação não contém a tese, que é onde você expõe seus argumentos, nem tópico frasal que é a frase principal de cada parágrafo, na qual você mostra o assunto principal que será abordado no mesmo, sua redação não os 5 agentes na proposta de intervenção o que faz você perder nota, vc terá 30 linhas no enem então tente ocupa-las ao máximo, dê preferencia ao uso da terceira pessoa e revise seu texto para evitar erros ortográficos e de coesão textual. Nota 680

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  4. Boa tarde!
    Olha você escreve bem, porém aqui na redação você tem que levar a sério todos os requisitos exigidos numa redação do enem.

    Na introdução tem que ser feito com 3 ou 4 períodos, você fez uma boa introdução.
    Nos desenvolvimentos ficaram muitos pobres, pois eles são feitos com 3 ou 4 períodos, sendo o 1 – tópico frasal; 2 – repertório sociocultural; 3 – explicação e 4 fechamento com o seu ponto de visto sobre o que vc está falando e que ele seja bem crítico, pois aqui é o desfecho final, você tem que dizer que é inadmissível, nocivo e isso não pode acontecer…. etc…

    A sua intervenção muito pequena e faltando os componentes de uma conclusão completa.
    1 AÇÃO;
    2 AGENTE
    3 MEIO/MODO
    4 FINALIDADE
    5 DETALHAMENTO.

    C1 = 120
    C2 = 140
    C3 = 140
    C4 = 140
    C5 = 140 ===== 680 PONTOS
    =============================================
    Ei se vc poder me ajudar entra ai no me canal e se escreva, ficarei muito grato e de já obrigado, o link está ai no meu perfil….

    Tente sempre escrever que você chegará em notas maiores…. }Sucesso…

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  5. Correção modelo ENEM

    competência 1: 120
    competência 2: 120
    competência 3: 140
    competência 4: 140
    competência 5: 120

    total: 640

    revise mais seu texto, busque aprimorar a competência 1 de extrema importância na sua grafia e compreensão do corretor.
    busque melhorar a competência 5, nela vc obteve desvio graves nas responsabilidades governamentais, no meio da proposto e modo de aplicá-la.
    e dê uma estudada no modelo estrutural

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  6. Não sou muito boa em correção mas vou tentar. No caso eu não colocaria perguntas na minha redação e colocaria 3 períodos em cada parágrafo. E é sempre boa concluir a redação não indo direto para a proposta de intervenção, não usaria “eles”. E usaria uma linguagem só um pouco mais culta está bem formal. No ultimo paragrafo é necessário o agente, a ação, modo/meio, detalhamento e finalidade. Achei que você colocou dados de mais e não argumentou muito… E eu colocaria um contexto histórico também….

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  7. Texto muito bom, faltou seguir as normas da estrutura textual, mas o conteúdo está ótimo.
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  8. Sua redação ficou boa, porém senti falta de um repertório sociocultural no desenvolvimento e os 5 elementos da conclusão estão incompletos, lembre-se:
    -Agente
    -Ação
    -Modo/Meio
    -Detalhamento
    -Finalidade
    E você apresentou apenas a proposta de intervenção e não fez o fechamento da redação

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  9. muito bom, realmente a falta de infraestrutura é muito grande na educação, aliás não so na educação, como também na saúde , a falta de equipamento, o investimento que não tem nada saúde e etc.
    Fora também que estava tendo aulas online e nem todo mundo tem algum aparelho pra está assistindo aula onlines , deverei investir em matérias para aqueles alunos que não tem aparelhos eletrônicos , estudar da forma de antigamente.
    Assim eles não ia ficar tão pedidos e estariam praticando em suas próprias casas.

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