A dizimação dos povos indígenas no Brasil

  • 4

A Constituição Federal de 1988, garante a todos o direito à vida, moradia e bem estar social. No entanto, a persistência da dizimação indígena impede que tais garantias sejam usufruídas no Brasil. Sob esse viés, convém ressaltar as principais causas e consequências dessa problemática.

A princípio, salienta-se que desde a chegada dos portugueses, em 1500, os nativos foram vítimas de surtos e epidemias. Hodiernamente, tal situação não mudou, visto que os índios ainda são marginalizados, não tendo o acesso à saúde, o que corrobora para o aumento da propagação de doenças e mortes. Isso evidencia que mesmo após séculos da vinda dos colonizadores, as prerrogativas essenciais ao ser humano estão constatadas somente na teoria.

Outrossim, durante a Ditadura Militar houve a expansão das atividades produtivas, o que acarretou no processo de desmatamento em áreas aborígenes para construir estradas e hidrelétricas. Essa conjuntura favoreceu o advento de lutas territoriais entre indígenas e latifundiários, resultando em diversos óbitos. Nessa ótica, é inadmissível que haja ineficácia constitucional, tendo em vista os empecilhos para o gozo do direito à terra.

Infere-se, portanto, que medidas sejam tomadas para amenizar esse impasse. Destarte, o Poder Executivo deve culminar, através dos impostos obtidos, na construção de postos de saúde em reservas nativas e no investimento tecnológico, com o fito desses indivíduos terem o atendimento especializado no tratamento e prevenção de doenças, já o uso da tecnologia tornará a fiscalização territorial mais eficaz, reduzindo o desflorestamento e conflitos em terras aborígenes no âmbito brasileiro.

Compartilhar

3 Correções

  1. Um tema aparentemente simples mas de peso, introdução foi a contento, acredito que a desenvoltura do texto iden, vocabulário dinâmico agrada. Em relação a conclusão, consistente e atendi ao objetivo ao meu ver um texto leve mas bem conduzido, no meu entendimento muito bom.mas continue a praticar, demonstra um bom potencial

    • 1
  2. A autoria é o que falta para você atingir sua nota máxima!
    • Introdução muito simples, cuidado com os esqueletos prontos de redação, esses não permitem o candidato inserir sua originalidade na redação (fundamental para a autoria).
    • No início dos parágrafos de desenvolvimento faltou o tópico frasal (pesquise sobre).
    • A conclusão carece de mais períodos, houve somente 2 frases no parágrafo inteiro.
    • Pratique a retomada do repertório da introdução no final do texto (Leia as redações nota 1000 para entender como são aplicadas).
    • Conectivos bem colocados e boa escrita no geral!

    • 0
  3. Introdução perfeita! Ótimo tamanho e clareza na tese;
    Conectivos bem aplicados;
    Parágrafos com ótimos e bem divididos períodos;
    Citação de fatos históricos;
    Ótima exposição de argumentos;
    Ótimos tamanho de parágrafos;
    Conclusão perfeita!
    Competência 1: 200 pontos;
    Competência 2: 160 pontos;
    Competência 3: 200 pontos;
    Competência 4: 180 pontos;
    Competência 5: 200 pontos;
    Totalizando 940 pontos.
    Parabéns! Bons estudos, espero ter ajudado. :D

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.