A Constituição Federal de 1988, garante a todos o direito à vida, moradia e bem estar social. No entanto, a persistência da dizimação indígena impede que tais garantias sejam usufruídas no Brasil. Sob esse viés, convém ressaltar as principais causas e consequências dessa problemática.
A princípio, salienta-se que desde a chegada dos portugueses, em 1500, os nativos foram vítimas de surtos e epidemias. Hodiernamente, tal situação não mudou, visto que os índios ainda são marginalizados, não tendo o acesso à saúde, o que corrobora para o aumento da propagação de doenças e mortes. Isso evidencia que mesmo após séculos da vinda dos colonizadores, as prerrogativas essenciais ao ser humano estão constatadas somente na teoria.
Outrossim, durante a Ditadura Militar houve a expansão das atividades produtivas, o que acarretou no processo de desmatamento em áreas aborígenes para construir estradas e hidrelétricas. Essa conjuntura favoreceu o advento de lutas territoriais entre indígenas e latifundiários, resultando em diversos óbitos. Nessa ótica, é inadmissível que haja ineficácia constitucional, tendo em vista os empecilhos para o gozo do direito à terra.
Infere-se, portanto, que medidas sejam tomadas para amenizar esse impasse. Destarte, o Poder Executivo deve culminar, através dos impostos obtidos, na construção de postos de saúde em reservas nativas e no investimento tecnológico, com o fito desses indivíduos terem o atendimento especializado no tratamento e prevenção de doenças, já o uso da tecnologia tornará a fiscalização territorial mais eficaz, reduzindo o desflorestamento e conflitos em terras aborígenes no âmbito brasileiro.
Letícia Fernandes
Olá, Madriele!
Sua redação está ótima, você sabe introduzir o que deseja falar, sabe como abortar os temas de maneira coerente também.
Eu gostei que sua introdução teve uma contextualização, e logo iniciou o que iria aumentar
Isso trouxe mais dinamicidade ao texto
Ótimos parágrafos argumentativos, bem sólido
A única crítica é em relação a conclusão. Um conselho: Assim como nós parágrafos de argumentação você faz o tópico frasal, na conclusão seria interessante você resumir o que já foi dito em 1 ou 2 linhas
E assim começar com os agentes, meio, modo…
fora isso, está excelente! Continue praticando que você vai longe! 💖
minha nota é: 940
Marlonribeiro
*Competêncida I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.*
Correção:200. Cuidado com redundância, você citou constituição brasileira e depois retomou com “no Brasil”.
*Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.*
Correção: 200.
*Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.*
Correção: 160. Cuidado com as frases longas, lembre-se que cada parágrafo deve ter no mínimo 3 frases. Sua conclusão está totalmente extensa, sem tópico frasal e nenhuma outra estrutura.
*Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.*
Correção: 200.
*PROPOSTA:*
Correção: 200. Proposta boa, melhore apenas a organização das ideias na conclusão e seja mais direto, apresente uma proposta coesa ao problema no caso seja mais direto e fale sobre a construção de postos de saúde perto de reservas indígenas e a conscientização desses para aceitar ajuda do “mundo colonizador”.
[960]
Parabéns!!!
Espero ter ajudado.
Até a próxima.😁