A dizimação de povos indígenas em território brasileiro

  • 1

A dizimação de povos indígenas em território brasileiro

Desde a construção territorial do Brasil, a dizimação de povos indígenas em território brasileiro é algo recorrente, fato que faz ressaltar a escravidão e modificações causadas pela colonização de outros países com o princípio de usar a mão de obra e moldar os primeiros habitantes encontrados na nova terra. Demorou muitos anos para que a escravidão indígena fosse oficialmente abolida, acontecimento que desencadeou a escravidão africana.

Atualmente,  comenta-se com frequência, a respeito do êxodo indígena que afetou, significativamente, o cotidiano daqueles que ocupavam a área. Um dos principais motivos para a mudança são os constantes ataques desferidos  aos povos que habitam terras espalhadas pela América Latina, sendo que as mesmas sofre de forma excessiva com o desmatamento florestais para o processo de agricultura e sucessivamente geram problemas atmosféricos.

Considerados, muitas vezes, como um impecílio para toda a exploração praticada diariamente, os índios estão  cada vez mais perdendo espaço, territorial e social. Em consequência disso,  ocupam a mídia para relatar todo tipo de invasão que sofrem, dados   publicados pelo Funai (Fundação Nacional do Índio), indica que menos da metade ainda vivem em território nacional, informação inferior ao comparar com os milhões que habitavam em 1500.

Levando em consideração esses aspectos, é necessário que o Ministério da Justiça com vínculo ao FUNAI, desenvolvessem leis brandas de proteção a toda infração cometida contra esse povo, de forma que houvesse um auxilio junto ao Ministério do Meio Ambiente para combater toda a exploração que tem como resultado o desabrigamento e impactos causados ao meio-ambiente.

Compartilhar

1 Correção

  1. Competência 01 – Nota 160 – demonstra bom domínio da norma padrão, apresentando poucos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita.
    Competência 02 – Nota 120 – O tema proposto é desenvolvido de maneira adequada, mas apresenta abordagem superficial, que discute outras questões relacionadas.
    Competência 03 – nota 160 – O participante seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, o que configura autoria.
    Competência 04 – nota 120 – demonstra domínio regular dos recursos coesivos.
    Competência 05 – nota 160 – elabora uma proposta de intervenção clara, que se relacione bem com a tese desenvolvida e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.