No livro, “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, do escritor Machado de Assis, o defunto-autor relata que não teria filhos para negá-los o legado da miséria humana. Essa realidade se evidencia, tendo em vista, a dizimação da cultura indígena, um desafio que necessita ser enfrentado no Brasil. Logo, cabe analisar tanto a contribuição das tradições aborígenes quanto os empecilhos que impedem sua preservação.
A princípio, cabe destacar que os portugueses, no século XV, por considerarem os índios inferiores, tentaram impor seus costumes aos nativos. No entanto, houve resistência e os hábitos indígenas ainda estão preservados, através, por exemplo, das ervas medicinais, as quais são fundamentais para o tratamento de diversas doenças. Nessa ótica, é perceptível a relevância disso em prol do conhecimento e respeito àqueles que fazem parte da construção histórica do país.
Outrossim, é importante salientar que nos dias atuais, a população autóctone está reduzida, principalmente tendo em vista, os conflitos referentes a demarcação de terras. Com efeito, tal perspectiva dificulta a conservação das tradições, por exemplo, os diversos tipos de línguas, estão sendo esquecidos pelos aborígenes mais novos. Desse modo, é incabível que uma cultura tão importante esteja sendo dizimada, necessitando que haja intervenção para possíveis soluções.
Urge, portanto, que o Ministério da Educação, por meio de investimentos governamentais, crie mais escolas nas áreas indígenas. Nesses âmbitos e em instituições educativas já estabelecidas devem ter grades curriculares voltadas aos aspectos culturais e seus benefícios para o meio social, com debates ou aulas transversais, de modo a transmitir informações referentes a essa temática. Espera-se, com isso, que o único legado disseminado seja de justiça e igualdade.
HoracioSch
Na sua introdução voce apresentou a obra… mas eu não consegui relaciona-la ao tema, pense que seu leitor nao sabe nada sobre o tema e precisa ter uma base para poder relaciona-la a ele.
Apresentou no seu desenvolvimento a contribuiçao dos indios, tratando da forma como eles tem a sua importância para a cultura atual… procure aproximar mais essa base ao tema principal que é o foco. Na segunda parte conseguiu argumentar bem… mas faltou algo pra comprovar como uma pesquisa ou notícia.
Sua proposta ficou boa, teve agente, como e o por quê
Abigail
Introdução: Bom repertório, só acho que devia relacionar melhor ao tema.
Desenvolvimento 1: Como o tema é a dizimação da cultura indígena, você tangenciou um pouco ao dedicar um parágrafo inteiro só às contribuições das tradições indígenas.
Desenvolvimento 2: Boa argumentação, mas faltou dados ou citações para comprovar seus argumentos.
Conclusão: Proposta de intervenção completa e boa retomada da introdução.
Nota: 880
Competência 1: 160
Competência 2: 120
Competência 3: 200
Competência 4: 200
Competência 5: 200
GustavoCaioliBranco
Introdução – bem elaborada, poderia aproveitar o melhor isso de “isso” e “isto” para uma melhor estrutura de texto
Segundo parágrafo – podia ter dado mais um exemplo de maneira de preservação da cultura indígena
Terceiro parágrafo – adorei a maneira como usou as palavras
Conclusão – deixou claro o que deve ser feito e como isto afeta a sociedade